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modulo:poder:magia:magia_elemental [2025/09/16 17:17] – [Realizando Feitiços] Remoção de termo irrelevante. jnalonmodulo:poder:magia:magia_elemental [2025/09/16 17:20] (atual) – Remoção de termos desnecessários. jnalon
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 ==== Resistência ==== ==== Resistência ====
-Um personagem pode ter Resistência a um determinado Elemento. Isso funciona como o oposto de uma Afinidade: o personagem não pode criar efeitos relacionados àquele Elemento, e é naturalmente resistente a qualquer feitiço ou habilidade que envolva esse aspecto. Para isso, basta que o personagem escolha sua Habilidade Especial como //"Tenho Resistência ao Elemento X"//, ou //"Tenho Resistência à Essência X"//+Um personagem pode ter Resistência a um determinado Elemento. Isso funciona como o oposto de uma Afinidade: o personagem não pode criar efeitos relacionados àquele Elemento, e é naturalmente resistente a qualquer feitiço ou habilidade que envolva esse aspecto. Para isso, basta que o personagem escolha sua Habilidade Especial como //"Tenho Resistência ao Elemento X"//
  
 Sempre que o personagem for alvo de um efeito mágico relacionado ao Elemento ao qual possui Resistência, a penalidade correspondente é aplicada ao resultado do teste do conjurador. Essa penalidade é igual ao nível da Resistência e é subtraída do Nível de Sucesso. Se, após aplicar essa penalidade, o resultado cair abaixo da Dificuldade da tarefa, o efeito falha. Sempre que o personagem for alvo de um efeito mágico relacionado ao Elemento ao qual possui Resistência, a penalidade correspondente é aplicada ao resultado do teste do conjurador. Essa penalidade é igual ao nível da Resistência e é subtraída do Nível de Sucesso. Se, após aplicar essa penalidade, o resultado cair abaixo da Dificuldade da tarefa, o efeito falha.
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 ===== As Ações ===== ===== As Ações =====
-Assim como acontece com qualquer outro Poder, possuir uma Afinidade com um Elemento não é suficiente para usá-lo de forma eficaz: o personagem também precisa conhecer //Ações// -- as Habilidades mágicas que descrevem o que é possível fazer com aquela Afinidade. As Ações representam a influência da força de vontade do mago sobre cada Elemento, ou do clérigo sobre cada Essência.+Assim como acontece com qualquer outro Poder, possuir uma Afinidade com um Elemento não é suficiente para usá-lo de forma eficaz: o personagem também precisa conhecer //Ações// -- as Habilidades mágicas que descrevem o que é possível fazer com aquela Afinidade. As Ações representam a influência da força de vontade do mago sobre cada Elemento.
  
 Cada Ação corresponde a um tipo de operação mágica, representada por um verbo: Cada Ação corresponde a um tipo de operação mágica, representada por um verbo:
  
-  * **Compreender:** Permite ao mago perceber, analisar e deduzir informações relacionadas ao Elemento ou Essência, obtendo conhecimento que não seria acessível por meios naturais. Esse entendimento é mágico e pode revelar aspectos ocultos, vestígios e padrões invisíveis.+  * **Compreender:** Permite ao mago perceber, analisar e deduzir informações relacionadas ao Elemento, obtendo conhecimento que não seria acessível por meios naturais. Esse entendimento é mágico e pode revelar aspectos ocultos, vestígios e padrões invisíveis.
  
   * **Criar:** Permite ao mago manifestar o Elemento em sua forma pura, sem impurezas, alterações ou modificações. A Água criada é potável, a Terra é sólida e estável, o Ar é limpo e o Fogo é controlado.   * **Criar:** Permite ao mago manifestar o Elemento em sua forma pura, sem impurezas, alterações ou modificações. A Água criada é potável, a Terra é sólida e estável, o Ar é limpo e o Fogo é controlado.
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 ===== Realizando Feitiços ===== ===== Realizando Feitiços =====
-O lançamento de um feitiço não é muito diferente da resolução de Tarefas comuns -- para as particularidades, lembre-se que a Afinidade com um Elemento ou Essência é uma Habilidade Especial, e todos os casos podem ser tratados como descrito antes.+O lançamento de um feitiço não é muito diferente da resolução de Tarefas comuns -- para as particularidades, lembre-se que a Afinidade com um Elemento é uma Habilidade Especial, e todos os casos podem ser tratados como descrito antes.
  
-Cada feitiço é o resultado de uma combinação entre um Elemento ou Essência e uma Ação conhecida pelo personagem. Essa combinação determina o tipo de efeito produzido.+Cada feitiço é o resultado de uma combinação entre um Elemento e uma Ação conhecida pelo personagem. Essa combinação determina o tipo de efeito produzido.
  
-A Afinidade do personagem define qual elemento ou essência ele consegue canalizar com segurança. Clérigos e magos acessam a mesma estrutura mágica por caminhos diferentes -- mas, em termos de regras, todos seguem o mesmo processo de conjuração:+A Afinidade do personagem define qual Elemento ele consegue canalizar com segurança. Clérigos e magos acessam a mesma estrutura mágica por caminhos diferentes -- mas, em termos de regras, todos seguem o mesmo processo de conjuração:
  
   * **Declare o efeito desejado**, indicando claramente a Afinidade e a Ação que pretende combinar. Lembre-se: você só pode usar Elementos com os quais possua Afinidade.   * **Declare o efeito desejado**, indicando claramente a Afinidade e a Ação que pretende combinar. Lembre-se: você só pode usar Elementos com os quais possua Afinidade.
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   * **Adicione ou subtraia Dados de Apoio** conforme os Conceitos relevantes (caso se apliquem à ação).   * **Adicione ou subtraia Dados de Apoio** conforme os Conceitos relevantes (caso se apliquem à ação).
   * **Adicione os Dados de Apoio da Ação utilizada** (como Criar, Destruir, etc.). Lembre-se que a Ação Mágica é uma Habilidade, então verifique seu nível para adicionar a quantidade certa!   * **Adicione os Dados de Apoio da Ação utilizada** (como Criar, Destruir, etc.). Lembre-se que a Ação Mágica é uma Habilidade, então verifique seu nível para adicionar a quantidade certa!
-  * **Role os dados, calcule o Nível de Sucesso e adicione a ele o nível da Afinidade** com o Elemento ou Essência utilizado. Isso representa o poder bruto canalizado através da magia.+  * **Role os dados, calcule o Nível de Sucesso e, se o teste for bem-sucedido, adicione a ele o nível da Afinidade** com o Elemento utilizado. Isso representa o poder bruto canalizado através da magia.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
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 ==== Conjurações Complexas ==== ==== Conjurações Complexas ====
-Magos experientes podem tentar realizar feitiços mais poderosos e elaborados ao combinar mais de um Elemento (ou Essência) e/ou mais de uma Ação. Essas conjurações permitem efeitos mais sutis, devastadores ou versáteis, mas exigem mais controle e preparo.+Magos experientes podem tentar realizar feitiços mais poderosos e elaborados ao combinar mais de um Elemento e/ou mais de uma Ação. Essas conjurações permitem efeitos mais sutis, devastadores ou versáteis, mas exigem mais controle e preparo.
  
 Para conjurar usando múltiplas Afinidades ou Ações: Para conjurar usando múltiplas Afinidades ou Ações:
modulo/poder/magia/magia_elemental.txt · Última modificação: 2025/09/16 17:20 por jnalon