modulo:poder:habilidades_sobrenaturais
Diferenças
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modulo:poder:habilidades_sobrenaturais [2024/11/14 20:36] – Adição de novas Habilidades Especiais. jnalon | modulo:poder:habilidades_sobrenaturais [2025/08/05 19:45] (atual) – Remoção de Habilidades Naturais. jnalon | ||
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{{ modulo: | {{ modulo: | ||
- | ====== Habilidades | + | ====== Habilidades |
- | A lista abaixo contém algumas sugestões de Habilidades Especiais que seus personagens podem adquirir. | + | A lista abaixo contém algumas sugestões de Habilidades Especiais que seus personagens podem adquirir. |
+ | |||
+ | Normalmente, não existem pré-requisitos para que seu personagem possa adquiri-las -- desde que faça sentido | ||
Exceto onde explicitamente mencionado, você utiliza um ponto de Energia para usar uma Habilidade Especial. Se ela provê algum tipo de benefício, como bônus em jogadas de dados ou resistência a algum tipo de efeito, considere esse modificador também como +1 ou -1, dependendo da situação. A critério do MJ, você pode utilizar mais Energia para aumentar esse valor -- nesse caso, você ganha modificadores de +1 ou -1 para cada ponto de Energia utilizado. | Exceto onde explicitamente mencionado, você utiliza um ponto de Energia para usar uma Habilidade Especial. Se ela provê algum tipo de benefício, como bônus em jogadas de dados ou resistência a algum tipo de efeito, considere esse modificador também como +1 ou -1, dependendo da situação. A critério do MJ, você pode utilizar mais Energia para aumentar esse valor -- nesse caso, você ganha modificadores de +1 ou -1 para cada ponto de Energia utilizado. | ||
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++++ Adaptação | | ++++ Adaptação | | ||
- | Gaste um ponto de Energia e faça um teste físico para determinar a duração dessa Habilidade Especial. Enquanto ela estiver em ação, seu personagem se adapta automaticamente a condições extremas de sobrevivência, | + | Gaste um ponto de Energia e faça um teste físico para determinar a duração dessa Habilidade Especial. Enquanto ela estiver em ação, seu personagem se adapta automaticamente a condições extremas de sobrevivência, |
++++ | ++++ | ||
++++ Afastar Mortos-Vivos | | ++++ Afastar Mortos-Vivos | | ||
- | Essa habilidade comum entre clérigos em cenários de fantasia medieval permite | + | Você canaliza sua energia espiritual, divina ou arcana para repelir criaturas |
++++ | ++++ | ||
++++ Apagar a Memória | | ++++ Apagar a Memória | | ||
- | Tocando um outro personagem, você é capaz de atingir a sua mente e apagar memórias indesejáveis. O seu alvo muito possivelmente não deseja esse efeito, então você precisa vencer um Conflito entre suas características mentais e as da vítima. O Nível de Sucesso, se houver, é a quantidade de informações que você consegue apagar. | + | Tocando um outro personagem, você é capaz de atingir a sua mente e apagar memórias indesejáveis. O seu alvo muito possivelmente não deseja esse efeito, então você precisa vencer um Conflito entre as Forças de Vontade de cada personagem. O Nível de Sucesso, se houver, é a quantidade de informações que você consegue apagar. |
Caso as memórias sejam muito específicas -- como, por exemplo, o que aconteceu em um dia, horário ou local específico -- o Mestre pode exigir um teste adicional para garantir que você conseguiu atingir as lembranças corretas, ou aplicar uma penalidade ao seu resultado. | Caso as memórias sejam muito específicas -- como, por exemplo, o que aconteceu em um dia, horário ou local específico -- o Mestre pode exigir um teste adicional para garantir que você conseguiu atingir as lembranças corretas, ou aplicar uma penalidade ao seu resultado. | ||
Linha 41: | Linha 43: | ||
Com esta Habilidade Especial, o personagem pode criar uma armadura ao redor do seu corpo. Ao selecionar essa Habilidade, defina um nível máximo para ela. A proteção oferecida pela Armadura Sobrenatural é determinada pela quantidade de pontos de Energia gastos, limitada ao nível máximo escolhido. Funciona como uma armadura convencional, | Com esta Habilidade Especial, o personagem pode criar uma armadura ao redor do seu corpo. Ao selecionar essa Habilidade, defina um nível máximo para ela. A proteção oferecida pela Armadura Sobrenatural é determinada pela quantidade de pontos de Energia gastos, limitada ao nível máximo escolhido. Funciona como uma armadura convencional, | ||
- | Esta mesma Habilidade Especial pode ser usada para criar Armaduras Mentais, Espirituais, | + | Esta mesma Habilidade Especial pode ser usada para criar Armaduras Mentais, Espirituais, |
++++ | ++++ | ||
++++ Ataque Energético | | ++++ Ataque Energético | | ||
- | Seu personagem é capaz de invocar algum tipo de energia e enviá-la como um ataque na direção desejada. O uso da Habilidade requer a concentração, | + | Seu personagem é capaz de invocar algum tipo de energia e enviá-la como um ataque na direção desejada. O uso da Habilidade requer a concentração, |
Ao adquirir esta Habilidade Especial, defina um //efeito especial// para ela: pode ser um ataque de fogo, energia mental, //lasers// orgânicos ou qualquer outro que você imaginar. No entanto, cada efeito especial diferente exige um outro Ataque Energético. | Ao adquirir esta Habilidade Especial, defina um //efeito especial// para ela: pode ser um ataque de fogo, energia mental, //lasers// orgânicos ou qualquer outro que você imaginar. No entanto, cada efeito especial diferente exige um outro Ataque Energético. | ||
Linha 55: | Linha 57: | ||
++++ Ataque Sobrehumano | | ++++ Ataque Sobrehumano | | ||
- | Você tem alguma forma de ataque que não é comum aos seres humanos: | + | Você possui um tipo de ataque que vai além da fisiologia humana — como garras, tentáculos, baforada flamejante, sangue ácido ou uma arma natural mística. Seu ataque //terá// as consequências previsíveis |
Opcionalmente, | Opcionalmente, | ||
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Aura Animal | + | ++++ Corrupção |
- | Normalmente, | + | Ao tocar um alvo (objeto, planta ou ser vivo), você infunde uma energia negativa e instável, provocando |
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Comando | + | ++++ Criar Elemento |
- | Você pode dar um comando simples ao seu alvo, gastando | + | Ao escolher esta Habilidade, determine |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Confundir | | + | |
- | Seja falando, seja como algum tipo de habilidade mental ou mística, você consegue criar confusão mental em seu interlocutor. Se ele estava convicto de alguma coisa, agora ele tem algumas duvidas; se ele já tinha algumas dúvidas, agora elas se tornam mais profundas. Essa Habilidade não te permite, no entanto, levar um personagem qualquer a uma conclusão específica ou a tomar uma atitude que normalmente não tomaria. | + | |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Contorcionista | | + | |
- | Seu corpo é maleável e pode se mover e posicionar | + | |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Criar Fogo | | + | |
- | Você pode criar uma pequena quantidade | + | |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Criar Gelo | | + | |
- | Seu personagem é capaz de criar uma pequena quantidade | + | |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Decifrar | | + | |
- | Gaste um ponto de Energia e faça um teste mental. O Nível de Sucesso é a quantidade | + | |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Desaparecer na Multidão | | + | |
- | Misturando-se à multidão, seu personagem é capaz de enganar e despistar facilmente os seus perseguidores. Seus rastros se apagam, sistemas de vigilância automática não registram sua imagem, e pessoa nenhuma saberá dizer para que lado você foi. Note que essa Habilidade funciona apenas quando seu personagem se encontra em um aglomerado de pessoas. | + | |
++++ | ++++ | ||
Linha 97: | Linha 75: | ||
++++ Distorção | | ++++ Distorção | | ||
- | Você pode modificar a forma como você reflete a luz, causando distorções na forma como sua imagem é percebida. Uma pessoa que o conheça precisa passar em um teste de percepção | + | Você pode modificar a forma como você reflete a luz, causando distorções na forma como sua imagem é percebida. Uma pessoa que o conheça precisa passar em um teste de Percepção |
++++ | ++++ | ||
Linha 104: | Linha 82: | ||
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Durabilidade | + | ++++ Ecos do Passado |
- | Você não perde tanta Energia assim ao realizar tarefas extenuantes. Essa Habilidade Especial está sempre em ação, e você não precisa gastar Energia para ativá-la. Você perde um ponto a menos de Energia ao fazer coisas como atravessar desertos, trabalhar pesado | + | Ao tocar um objeto antigo ou significativo, você capta fragmentos sensoriais de eventos ligados |
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Empatia Animal | + | ++++ Encantar |
- | Seu personagem tem uma conexão especial com animais, e consegue obter reações amigáveis de animais domésticos, | + | Usando as palavras, você pode fazer com que as pessoas voltem sua atenção |
++++ | ++++ | ||
++++ Enredar | | ++++ Enredar | | ||
Esta Habilidade Especial faz com que a vegetação local cresça muito rapidamente, | Esta Habilidade Especial faz com que a vegetação local cresça muito rapidamente, | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Encantar | | ||
- | Usando as palavras, você pode fazer com que as pessoas voltem sua atenção para você, observando-o com admiração, | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Enxergar | | ||
- | Seus olhos se ajustam à iluminação local e te tornam capaz de enxergar sem sofrer nenhum tipo de penalidade. Isso vale para ambientes extremamente escuros ou extremamente claros, mas deve haver algum tipo de iluminação -- mesmo que seja mínima -- para que seus olhos consigam captar as imagens. | ||
++++ | ++++ | ||
Linha 129: | Linha 99: | ||
++++ Esculpir a Carne | | ++++ Esculpir a Carne | | ||
- | Você consegue realizar pequenas alterações no corpo de uma criatura que consinta com isso. Essas modificações, | + | Você consegue realizar pequenas alterações no corpo de uma criatura que consinta com isso. Essas modificações, |
++++ | ++++ | ||
Linha 137: | Linha 107: | ||
++++ Falar com Animais | | ++++ Falar com Animais | | ||
- | Gastando um ponto de Energia, você pode comunicar-se brevemente | + | Você pode se comunicar |
++++ | ++++ | ||
Linha 145: | Linha 115: | ||
++++ Fechar a Mente | | ++++ Fechar a Mente | | ||
- | Sua mente está protegida contra | + | Sua mente é protegida contra |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Fingir a Morte | | + | |
- | Você consegue colocar seu corpo e sua mente em um estado alterado em que todos os seus sinais vitais somem. Seu personagem será considerado morto por qualquer um que o observe, mesmo especialistas: | + | |
- | + | ||
- | O personagem não pode executar nenhuma ação, mas pode voltar ao normal assim que desejar. Se o MJ desejar controlar o tempo em que a Habilidade está em ação, peça que o jogador faça um Teste de Espírito, e crie um Contador de Tempo do tamanho do Nível de Sucesso. | + | |
++++ | ++++ | ||
Linha 159: | Linha 123: | ||
++++ Flutuar | | ++++ Flutuar | | ||
- | Seu personagem é capaz de se tornar imponderável, | + | Você pode pairar acima do solo, como se estivesse levemente suspenso por forças mágicas ou psíquicas. Ao gastar um ponto de Energia, você pode evitar armadilhas no chão, |
++++ | ++++ | ||
++++ Forma Etérea | | ++++ Forma Etérea | | ||
- | O personagem pode se tornar etéreo | + | Seu corpo se torna intangível por um curto período — como uma névoa, um espectro |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Fúria Incontrolável | | + | |
- | Ao gastar um ponto de Energia, o personagem | + | |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Habilidade Sobrehumana | | + | |
- | Escolha uma característica específica, | + | |
++++ | ++++ | ||
++++ Imposição das Mãos | | ++++ Imposição das Mãos | | ||
- | Essa Habilidade Especial permite que você consiga curar ferimentos em outros personagens. Gaste um ponto de Energia e faça um teste das suas características espirituais. O Nível de Sucesso é a quantidade de pontos que você consegue curar em seu alvo. Essa Habilidade não pode ser usada em você mesmo. | + | Ao tocar uma criatura |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Impulso | | + | |
- | Seu personagem consegue emitir | + | |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Ignorar a Dor | | + | |
- | Essa Habilidade somente é útil se as penalidades das Condições estiverem em vigor. Ao utilizar | + | |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Inspiração | | + | |
- | Descreva | + | |
++++ | ++++ | ||
++++ Interface com as Máquinas | | ++++ Interface com as Máquinas | | ||
- | Útil em cenários modernos ou futuristas, mas também possível | + | Você é capaz de interagir |
++++ | ++++ | ||
Linha 205: | Linha 149: | ||
++++ Ler a Mente | | ++++ Ler a Mente | | ||
- | Concentrando-se | + | Ao focar sua atenção |
++++ | ++++ | ||
++++ Link Mental | | ++++ Link Mental | | ||
- | Escolha um personagem | + | Você pode estabelecer uma conexão telepática com outro personagem |
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Máscara | + | ++++ Marca Espiritual |
- | Contraindo e relaxando os músculos do seu rosto, você consegue modificar sua expressão facial para //parecer// outra pessoa. O Mestre pode exigir | + | Você deixa um selo invisível em um alvo (criatura ou objeto) |
++++ | ++++ | ||
++++ Mimetismo | | ++++ Mimetismo | | ||
- | O personagem é capaz de transformar sua aparência para imitar uma pessoa qualquer. A transformação não é aleatória | + | O personagem é capaz de transformar sua aparência para imitar uma pessoa qualquer. A transformação não é aleatória |
++++ | ++++ | ||
Linha 224: | Linha 168: | ||
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Ocultação | + | ++++ Passo entre Sombras |
- | Gastando 1 ponto de Energia, você se torna capaz de passar desapercebido, | + | Você se desloca instantaneamente por uma curta distância |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Pele Dura | | + | |
- | Por algum motivo | + | |
++++ | ++++ | ||
++++ Premonições | | ++++ Premonições | | ||
- | Ao usar um ponto de Energia, o personagem | + | Você tem vislumbres de eventos futuros, sejam por intuição mística, leitura das linhas de mana ou dons proféticos. |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Prender | | + | |
- | Quando escolher esta Habilidade Especial, descreva como ela age. Você se torna capaz de prender uma única vítima, prendendo suas pernas de alguma forma e impedindo que ela saia de onde está. Ela ainda é capaz de mexer seus braços, falar e realizar suas ações, mas não é capaz de usar as pernas. O efeito dura pelo número de turnos dados pelo Nivel de Sucesso. | + | |
++++ | ++++ | ||
++++ Presença Aterrorizante | | ++++ Presença Aterrorizante | | ||
- | Ao utilizar um ponto de Energia, você se torna aterrorizante para todos aqueles que o vêem -- isso inclui os seus aliados, caso eles não conheçam sua verdadeira natureza. Discuta com o MJ para determinar como isso acontece: se é um efeito telepático, | + | Ao utilizar um ponto de Energia, você se torna aterrorizante para todos aqueles que o vêem — isso inclui os seus aliados, caso eles não conheçam sua verdadeira natureza. Discuta com o MJ para determinar como isso acontece: se é um efeito telepático, |
++++ | ++++ | ||
++++ Projeção | | ++++ Projeção | | ||
- | Você consegue projetar a sua imagem a alguns metros | + | Você projeta uma cópia |
++++ | ++++ | ||
++++ Purificação Interna | | ++++ Purificação Interna | | ||
- | Você pode eliminar | + | Você consegue expulsar |
++++ | ++++ | ||
++++ Regeneração | | ++++ Regeneração | | ||
- | Você é capaz de se curar muito rapidamente, | + | Ao gastar um ponto de Energia, você ativa uma recuperação sobrenatural acelerada. Feridas |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Resistência | | + | |
- | Você possui resistência aos efeitos de algum elemento, toxina, substância ou ação. Por exemplo, seu personagem pode ser resistente ao fogo, venenos, ou até mesmo dano físico. Associe um nível a essa Habilidade, indicando quantos de pontos de dano a sua resistência absorve. Essa Habilidade não precisa ser ativada por Energia e está sempre em ação. | + | |
- | + | ||
- | > **Exemplo: | + | |
- | + | ||
- | Alternativamente, | + | |
- | + | ||
- | Independente de como a Resistência funciona, ela se aplica a apenas um tipo de efeito ou fonte. Para outras situações, | + | |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Saltos | | + | |
- | Você consegue saltar mais alto que as pernas! Esta Habilidade Especial pode ter níveis acima de 1; adicione esse valor ao resultado de qualquer teste de salto realizado pelo personagem. No entanto, ainda é necessário gastar um ponto de Energia para utilizá-la. | + | |
++++ | ++++ | ||
++++ Sanguessuga | | ++++ Sanguessuga | | ||
- | Quando escolher esta Habilidade, determine um nível máximo para ela. Ao tocar um alvo, você absorve uma quantidade correspondente de Vitalidade, aumentando a sua própria na mesma medida dos pontos de Energia gastos para ativá-la. Você não pode exceder o máximo estabelecido de Energia. A critério do Mestre, pode ser necessário vencer um Conflito contra o alvo para conseguir tocá-lo. | + | Você é capaz de absorver energia vital, mágica ou espiritual de uma criatura ao feri-la ou tocá-la. |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Senso de Direção | | + | |
- | Ao se basear em referências confiáveis, | + | |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Senso de Perigo | | + | |
- | Ao utilizar um ponto de Energia, o personagem é capaz de detectar se existe alguém nas redondezas com intenções de feri-lo ou causar algum mal. Essa Habilidade Especial não é necessariamente sobrenatural -- pode ser simplesmente o resultado de seu treinamento para a vida de aventureiro. O personagem pode não ser capaz de distinguir a origem da ameaça, mas não será pego de surpresa e, uma vez ciente da existência do perigo, pode realizar testes de percepção para determinar de onde virá o perigo. Ele também tem tempo de avisar seus companheiros. | + | |
- | + | ||
- | Opcionalmente, | + | |
++++ | ++++ | ||
++++ Sensor | | ++++ Sensor | | ||
Você // | Você // | ||
- | ++++ | ||
- | |||
- | ++++ Sentidos Alterados | | ||
- | Ao escolher esta Habilidade Especial, defina um sentido, como a visão ou olfato. Ao gastar um ponto de Energia, sua percepção com o sentido escolhido é precisa e inequivocada. Se houver algo a ser percebido, você perceberá sem a necessidade de realizar testes. | ||
++++ | ++++ | ||
++++ Transformação | | ++++ Transformação | | ||
- | Seu personagem é capaz de mudar de forma. Ao gastar um ponto de Energia, seu corpo se modifica e assume a forma alternativa. É necessário gastar mais um ponto de Energia para voltar ao seu corpo original. Note que seu personagem assume uma forma específica | + | Seu personagem é capaz de mudar de forma. Ao gastar um ponto de Energia, seu corpo se modifica e assume a forma alternativa. É necessário gastar mais um ponto de Energia para voltar ao seu corpo original. Note que seu personagem assume uma forma específica |
++++ | ++++ | ||
++++ Transmutar | | ++++ Transmutar | | ||
- | Ao escolher esta Habilidade Especial, defina uma forma específica: | + | Você pode alterar |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Travessia Natural | | + | |
- | Em cenários naturais como florestas, pântanos e outras paisagens, é frequentemente difícil se locomover devido aos obstáculos naturais, como raízes | + | |
- | + | ||
- | Esta Habilidade Especial é específica para um tipo de terreno | + | |
++++ | ++++ | ||
++++ Visão Além do Alcance | | ++++ Visão Além do Alcance | | ||
- | Ao usar um ponto de Energia, o personagem é capaz de visualizar o que acontece a uma grande distância de onde se encontra, bastando concentrar-se no que deseja ver. A Habilidade pode ser usada para investigar | + | Você consegue ver além dos limites físicos: enxergar por paredes, através da névoa, até o futuro imediato, ou visualizar lugares distantes. Ao gastar um ponto de Energia, |
- | ++++ | + | |
- | + | ||
- | ++++ Visão Noturna | | + | |
- | Essa Habilidade Especial não exige o gasto de Energia | + | |
++++ | ++++ | ||
++++ Voo | | ++++ Voo | | ||
- | Esta Habilidade Especial deve estar atrelada a algum Conceito adequado: ou o personagem é de uma espécie alada, ou tem algum antecedente que lhe concedeu a Habilidade de pairar sobre os céus. | + | Ao gastar |
- | É possível acelerar sua velocidade da mesma forma que uma corrida, ou utilizar a gravidade para apressar sua descida. A gravidade também pode ajudá-lo em ataques contra criaturas ou personagens abaixo dele: sua capacidade de atingir seu adversário não se altera, mas ele ganha um bônus no Dano causado. | + | É possível acelerar sua velocidade da mesma forma que uma corrida, ou utilizar a gravidade para apressar sua descida. A gravidade também pode ajudá-lo em ataques contra criaturas ou personagens abaixo dele: sua capacidade de atingir seu adversário não se altera, mas ele ganha um bônus no Dano causado |
++++ | ++++ | ||
modulo/poder/habilidades_sobrenaturais.1731616586.txt.gz · Última modificação: 2024/11/14 20:36 por jnalon