modulo:poder:habilidades_sobrenaturais
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anteriorRevisão anteriorPróxima revisão | Revisão anterior | ||
modulo:poder:habilidades_sobrenaturais [2024/06/16 18:47] – Correção de link. jnalon | modulo:poder:habilidades_sobrenaturais [2025/08/05 19:45] (atual) – Remoção de Habilidades Naturais. jnalon | ||
---|---|---|---|
Linha 7: | Linha 7: | ||
{{ modulo: | {{ modulo: | ||
- | ====== Habilidades | + | ====== Habilidades |
- | A lista abaixo contém algumas sugestões de Habilidades Especiais que seus personagens podem adquirir. | + | A lista abaixo contém algumas sugestões de Habilidades Especiais que seus personagens podem adquirir. |
+ | |||
+ | Normalmente, não existem pré-requisitos para que seu personagem possa adquiri-las -- desde que faça sentido | ||
Exceto onde explicitamente mencionado, você utiliza um ponto de Energia para usar uma Habilidade Especial. Se ela provê algum tipo de benefício, como bônus em jogadas de dados ou resistência a algum tipo de efeito, considere esse modificador também como +1 ou -1, dependendo da situação. A critério do MJ, você pode utilizar mais Energia para aumentar esse valor -- nesse caso, você ganha modificadores de +1 ou -1 para cada ponto de Energia utilizado. | Exceto onde explicitamente mencionado, você utiliza um ponto de Energia para usar uma Habilidade Especial. Se ela provê algum tipo de benefício, como bônus em jogadas de dados ou resistência a algum tipo de efeito, considere esse modificador também como +1 ou -1, dependendo da situação. A critério do MJ, você pode utilizar mais Energia para aumentar esse valor -- nesse caso, você ganha modificadores de +1 ou -1 para cada ponto de Energia utilizado. | ||
Linha 23: | Linha 25: | ||
---- | ---- | ||
+ | |||
+ | ++++ Adaptação | | ||
+ | Gaste um ponto de Energia e faça um teste físico para determinar a duração dessa Habilidade Especial. Enquanto ela estiver em ação, seu personagem se adapta automaticamente a condições extremas de sobrevivência, | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Afastar Mortos-Vivos | | ||
+ | Você canaliza sua energia espiritual, divina ou arcana para repelir criaturas não vivas, como fantasmas, esqueletos ou zumbis. Ao gastar um ponto de Energia, você pode forçá-los a se afastar de você ou impedir que se aproximem por um breve período — faça um teste de Força de Vontade, e o Nível de Sucesso dirá quantos mortos-vivos são afetados, começando pelos mais fracos. Reações variam de acordo com a força espiritual dos alvos e o resultado da jogada — mortos-vivos conscientes, | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Apagar a Memória | | ||
+ | Tocando um outro personagem, você é capaz de atingir a sua mente e apagar memórias indesejáveis. O seu alvo muito possivelmente não deseja esse efeito, então você precisa vencer um Conflito entre as Forças de Vontade de cada personagem. O Nível de Sucesso, se houver, é a quantidade de informações que você consegue apagar. | ||
+ | |||
+ | Caso as memórias sejam muito específicas -- como, por exemplo, o que aconteceu em um dia, horário ou local específico -- o Mestre pode exigir um teste adicional para garantir que você conseguiu atingir as lembranças corretas, ou aplicar uma penalidade ao seu resultado. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Armadura Sobrenatural | | ||
+ | Com esta Habilidade Especial, o personagem pode criar uma armadura ao redor do seu corpo. Ao selecionar essa Habilidade, defina um nível máximo para ela. A proteção oferecida pela Armadura Sobrenatural é determinada pela quantidade de pontos de Energia gastos, limitada ao nível máximo escolhido. Funciona como uma armadura convencional, | ||
+ | |||
+ | Esta mesma Habilidade Especial pode ser usada para criar Armaduras Mentais, Espirituais, | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Ataque Energético | | ||
+ | Seu personagem é capaz de invocar algum tipo de energia e enviá-la como um ataque na direção desejada. O uso da Habilidade requer a concentração, | ||
+ | |||
+ | Ao adquirir esta Habilidade Especial, defina um //efeito especial// para ela: pode ser um ataque de fogo, energia mental, //lasers// orgânicos ou qualquer outro que você imaginar. No entanto, cada efeito especial diferente exige um outro Ataque Energético. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Ataque Místico | | ||
+ | Você é capaz de realizar um poderoso ataque com as mãos nuas. Para utilizá-la, | ||
+ | ++++ | ||
++++ Ataque Sobrehumano | | ++++ Ataque Sobrehumano | | ||
- | Você tem alguma forma de ataque que não é comum aos seres humanos: | + | Você possui um tipo de ataque que vai além da fisiologia humana — como garras, tentáculos, baforada flamejante, sangue ácido ou uma arma natural mística. Seu ataque //terá// as consequências previsíveis |
Opcionalmente, | Opcionalmente, | ||
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Aterrorizante | + | ++++ Corrupção |
- | Ao utilizar | + | Ao tocar um alvo (objeto, planta ou ser vivo), você infunde uma energia negativa e instável, provocando uma alteração momentânea. Objetos podem enferrujar, quebrar |
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Empatia Animal | + | ++++ Criar Elemento |
- | Seu personagem tem uma conexão especial com animais, e consegue obter reações amigáveis de animais domésticos, e (na pior das hipóteses), reações neutras | + | Ao escolher esta Habilidade, determine um elemento (como água, fogo, vapor, gelo ou outro, cada estado é considerado um elemento diferente). Você é capaz de criar uma pequena quantidade do elemento, e em seu estado puro — fogo o suficiente para acender uma fogueira ou tocha, água apropriada para ser bebida, e assim por diante. Você pode usar o resultado da sua criação taticamente — por exemplo, criar uma camada de gelo na superfície para fazer seus inimigos escorregarem — mas o dano causado é limitado. O Nível de Sucesso de um teste físico determina a quantidade criada. |
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Desintegrar | | ||
+ | Com um toque, você consegue desintegrar matéria, fazendo com que ela se torne pó. Faça um teste físico; o Nível | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Distorção | | ||
+ | Você pode modificar a forma como você reflete a luz, causando distorções na forma como sua imagem é percebida. Uma pessoa que o conheça precisa passar em um teste de Percepção | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Drenar Energia | | ||
+ | Você consegue drenar a Energia de sua vítima. Você precisa tocá-la e realizar um Conflito entre suas caraterísticas físicas. O Nível de Sucesso é a quantidade de pontos de Energia que é transferido da vítima para você. Você ainda precisa | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Ecos do Passado | | ||
+ | Ao tocar um objeto antigo ou significativo, | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Encantar | | ||
+ | Usando as palavras, você pode fazer com que as pessoas voltem sua atenção para você, observando-o com admiração, | ||
++++ | ++++ | ||
++++ Enredar | | ++++ Enredar | | ||
Esta Habilidade Especial faz com que a vegetação local cresça muito rapidamente, | Esta Habilidade Especial faz com que a vegetação local cresça muito rapidamente, | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Escanear | | ||
+ | Ao gastar um ponto de Energia e inspecionar rapidamente uma área em busca de algum objeto específico, | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Esculpir a Carne | | ||
+ | Você consegue realizar pequenas alterações no corpo de uma criatura que consinta com isso. Essas modificações, | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Esvanescer | | ||
+ | Ao gastar um ponto de Energia para ativar esta Habilidade e examinar o ambiente, seu personagem consegue encontrar uma sombra, um nicho ou uma outra forma qualquer de passar desapercebido. Seu esconderijo pode até não ser completamente efetivo, mas a Habilidade te permite camuflar-se e, desde que você se mantenha imóvel, não será notado por passantes ou perseguidores. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Falar com Animais | | ||
+ | Você pode se comunicar com animais por meios místicos, instintivos ou simbólicos. Isso permite obter informações ou estabelecer vínculos básicos. O entendimento não é necessariamente literal, mas permite extrair o essencial de uma conversa simples. Se o MJ precisar determinar a quantidade de informações trocadas, o Nível de Sucesso em um teste de Empatia indica quantas frases podem ser compartilhadas entre você e o animal. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Falar com Espíritos | | ||
+ | Ao gastar um ponto de Energia, você pode estabelecer contato com os espíritos presentes em um local e dialogar com eles. Os espíritos não são garantidamente amigáveis, mas muitos ficarão curiosos e estarão dispostos a manter uma breve conversa. Se o Mestre precisar determinar a quantidade de informações trocadas, o Nível de Sucesso em um teste de inteligência indica quantas frases podem ser compartilhadas entre você e o espírito. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Fechar a Mente | | ||
+ | Sua mente é protegida contra tentativas de intrusão, leitura de pensamentos ou influência mental. Ao gastar um ponto de Energia, você bloqueia essas tentativas por um tempo ou resiste a efeitos similares. O MJ pode solicitar um teste de Força de Vontade para determinar qual penalidade seu atacante vai sofrer. Em certos casos, essa Habilidade pode agir passivamente como reação — nesses casos, o personagem //percebe// que perdeu Energia por algum motivo, o que pode gerar ganchos interessantes. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Flash | | ||
+ | Você consegue criar um clarão de luz que cega todos à sua volta que não estejam preparados para isso. O efeito da Habilidade acontece instantaneamente quando você a ativa, e qualquer personagem que estiver nas suas proximidades e olhando diretamente para você é cegado. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Flutuar | | ||
+ | Você pode pairar acima do solo, como se estivesse levemente suspenso por forças mágicas ou psíquicas. Ao gastar um ponto de Energia, você pode evitar armadilhas no chão, se mover sobre superfícies instáveis ou alcançar áreas levemente elevadas. Você não pode voar livremente com esta Habilidade, apenas manter-se fora do chão, e precisa usar as mãos ou algum ponto de apoio para se locomover. Seu personagem não sofre quedas enquanto os efeitos estiverem em ação. | ||
++++ | ++++ | ||
++++ Forma Etérea | | ++++ Forma Etérea | | ||
- | O personagem pode se tornar etéreo | + | Seu corpo se torna intangível por um curto período — como uma névoa, um espectro |
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Fúria Incontrolável | + | ++++ Imposição das Mãos | |
- | Ao gastar um ponto de Energia, | + | Ao tocar uma criatura e gastar um ponto de Energia, |
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Habilidade Sobrehumana | + | ++++ Interface com as Máquinas |
- | Escolha uma característica específica, como força, coordenação, | + | Você é capaz de interagir com dispositivos tecnológicos diretamente — seja por mente, magia ou simbiose. Ao gastar um ponto de Energia, você pode acessar sistemas, desbloquear mecanismos, compreender tecnologias ou até controlá-las remotamente. Mesmo as máquinas mais avançadas têm personalidade muito simples, e não saberão fazer algo muito diferente |
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Impulso | + | ++++ Invisibilidade |
- | Seu personagem | + | Seu personagem |
+ | |||
+ | Alternativamente, | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Laser | | ||
+ | Seu personagem emite pelos dedos um pequeno facho de //laser// de comprimento finito (como uma pequena espada luminosa). O comprimento exato e a duração podem ser determinados por um teste físico, e o //laser// pode ser usado como uma arma perigosa. | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Ler a Mente | | ||
+ | Ao focar sua atenção e gastar | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Link Mental | | ||
+ | Você pode estabelecer uma conexão telepática com outro personagem (ou grupo), permitindo comunicação à distância. Ao gastar um ponto de Energia, | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Marca Espiritual | | ||
+ | Você deixa um selo invisível em um alvo (criatura ou objeto) que pode ser percebido apenas por você, mesmo à distância. A marca persiste até que seja dissipada magicamente. Você pode saber a direção e proximidade da marca, e o MJ pode pedir um teste de Percepção caso a distância ou interferência seja alta. | ||
++++ | ++++ | ||
++++ Mimetismo | | ++++ Mimetismo | | ||
- | O personagem é capaz de transformar sua aparência para imitar uma pessoa qualquer. A transformação não é aleatória | + | O personagem é capaz de transformar sua aparência para imitar uma pessoa qualquer. A transformação não é aleatória |
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Ocultação | + | ++++ Nuvem de Matéria |
- | Gastando 1 ponto de Energia, você se torna capaz de passar desapercebido, mesmo em situações e circunstâncias em que há poucas possibilidades de não ser visto. Converse com o MJ para determinar como isso acontece: como uma Habilidade de camuflagem natural, anuviando | + | Você é capaz de criar uma nuvem de matéria sólida na forma de pequenas partículas, |
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Regeneração | + | ++++ Passo entre Sombras |
- | Você é capaz de se curar muito rapidamente, fechando feridas | + | Você se desloca instantaneamente por uma curta distância (alguns metros), desde que haja sombra suficiente no ambiente para " |
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Senso de Perigo | + | ++++ Premonições |
- | Ao utilizar | + | Você tem vislumbres de eventos futuros, sejam por intuição mística, leitura das linhas de mana ou dons proféticos. |
+ | ++++ | ||
- | Opcionalmente, | + | ++++ Presença Aterrorizante | |
+ | Ao utilizar um ponto de Energia, você se torna aterrorizante para todos aqueles que o vêem — isso inclui os seus aliados, caso eles não conheçam sua verdadeira natureza. Discuta com o MJ para determinar como isso acontece: se é um efeito telepático, | ||
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Sentidos Alterados | + | ++++ Projeção |
- | Ao escolher esta Habilidade Especial, defina | + | Você projeta uma cópia de si mesmo — física, astral ou ilusória — que pode agir de forma limitada em seu lugar. A projeção pode ser usada para distrair, explorar ou interagir com ambientes perigosos. Faça um teste mental e anote o resultado; qualquer um que deseje discernir a imagem projetada da real deve igualar ou vencer esse valor. É possível realizar a projeção através de paredes, mas você não é capaz de saber se alguém está vendo sua imagem ou como está reagindo |
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Purificação Interna | | ||
+ | Você consegue expulsar toxinas, influências místicas | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Regeneração | | ||
+ | Ao gastar um ponto de Energia, você ativa uma recuperação sobrenatural acelerada. Feridas se fecham rapidamente, | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Sanguessuga | | ||
+ | Você é capaz de absorver energia vital, mágica ou espiritual de uma criatura ao feri-la ou tocá-la. Quando escolher esta Habilidade, determine um nível máximo para ela. Ao tocar um alvo, você absorve uma quantidade correspondente de Vitalidade, aumentando | ||
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Sensor | | ||
+ | Você // | ||
++++ | ++++ | ||
++++ Transformação | | ++++ Transformação | | ||
- | Seu personagem é capaz de mudar de forma. Ao gastar um ponto de Energia, seu corpo se modifica e assume a forma alternativa. É necessário gastar mais um ponto de Energia para voltar ao seu corpo original. Note que seu personagem assume uma forma específica | + | Seu personagem é capaz de mudar de forma. Ao gastar um ponto de Energia, seu corpo se modifica e assume a forma alternativa. É necessário gastar mais um ponto de Energia para voltar ao seu corpo original. Note que seu personagem assume uma forma específica |
+ | ++++ | ||
+ | |||
+ | ++++ Transmutar | | ||
+ | Você pode alterar a natureza de materiais ou objetos com um toque ou gesto mágico. Ao gastar um ponto de Energia, você muda temporariamente a forma ou função de um objeto — transformando pedra em argila, metal em madeira, ou criando ferramentas e armas improvisadas. | ||
++++ | ++++ | ||
- | ++++ Visão | + | ++++ Visão |
- | Essa Habilidade Especial não exige o gasto de Energia | + | Você consegue ver além dos limites físicos: enxergar por paredes, através da névoa, até o futuro imediato, ou visualizar lugares distantes. Ao gastar um ponto de Energia, |
++++ | ++++ | ||
++++ Voo | | ++++ Voo | | ||
- | Esta Habilidade Especial deve estar atrelada a algum Conceito adequado: ou o personagem é de uma espécie alada, ou tem algum antecedente que lhe concedeu a Habilidade de pairar sobre os céus. | + | Ao gastar |
- | É possível acelerar sua velocidade da mesma forma que uma corrida, ou utilizar a gravidade para apressar sua descida. A gravidade também pode ajudá-lo em ataques contra criaturas ou personagens abaixo dele: sua capacidade de atingir seu adversário não se altera, mas ele ganha um bônus no Dano causado. | + | É possível acelerar sua velocidade da mesma forma que uma corrida, ou utilizar a gravidade para apressar sua descida. A gravidade também pode ajudá-lo em ataques contra criaturas ou personagens abaixo dele: sua capacidade de atingir seu adversário não se altera, mas ele ganha um bônus no Dano causado |
++++ | ++++ | ||
modulo/poder/habilidades_sobrenaturais.1718563621.txt.gz · Última modificação: 2024/06/16 18:47 por jnalon