modulo:poder:fraquezas_sobrenaturais
Diferenças
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
| Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior | |||
| modulo:poder:fraquezas_sobrenaturais [2025/07/19 14:22] – Melhor explicação do funcionamento das Fraquezas. jnalon | modulo:poder:fraquezas_sobrenaturais [2025/10/28 12:57] (atual) – Reformulação e adição de novas fraquezas. jnalon | ||
|---|---|---|---|
| Linha 21: | Linha 21: | ||
| ---- | ---- | ||
| + | |||
| + | ++++ Anátema Divino | | ||
| + | Sua existência é incompatível com a fé verdadeira. Símbolos religiosos, preces sinceras e locais sagrados o enfraquecem, | ||
| + | |||
| + | Para poder se aproximar, o portador desta fraqueza deve vencer um conflito da sua Força de Vontade contra a Força de Vontade do seu anátema, ou a força da fé imbuída no objeto, se for o caso. | ||
| + | |||
| + | > **Exemplo**\\ Um demônio tenta intimidar uma jovem que segura um rosário. Como o objeto está imbuído da fé da jovem, torna-se difícil para o demônio aproximar-se dela. | ||
| + | ++++ | ||
| ++++ Aparência Não-humana | | ++++ Aparência Não-humana | | ||
| - | Há algo em seu personagem que revela algo de não-natural em você. Pode ser algum sinal físico explícito | + | Há algo em seu personagem que não se encaixa completamente na humanidade. Talvez sejam feições sutis — olhos de predador, pele pálida demais, um movimento de cabeça que imita o de um animal — ou talvez seja algo impossível de esconder: uma aura antinatural, |
| + | |||
| + | Essa fraqueza tem níveis. Quanto mais elevado o nível, mais difícil | ||
| - | > **Exemplo**\\ Um lobisomem em sua forma humana pode ter feições ferinas | + | > **Exemplo**\\ Um lobisomem em forma humana pode conservar |
| ++++ | ++++ | ||
| + | |||
| + | ++++ Desequilíbrio | | ||
| + | Sua essência é instável. Emoções, elementos ou ciclos naturais o afetam mais do que deveriam. Ira, tristeza, calor ou frio extremo podem alterar seu comportamento ou seus poderes, tornando-o imprevisível. Escolha o que o torna instável, e quais as consequências. Será necessário gastar Energia para evitá-las. | ||
| + | |||
| + | > **Exemplo**\\ Um elemental de fogo torna-se impaciente e violento sob o sol do verão. Seus ataques se tornam mais poderosos, mas perde controle facilmente — e às vezes incendeia o que não devia. | ||
| + | ++++ | ||
| + | |||
| + | ++++ Eco Espiritual | | ||
| + | Você não passa despercebido nem entre os mortos nem entre os vivos. Sua presença deixa rastros: ecos visuais, odores, sensações ou murmúrios que denunciam sua natureza. Animais se inquietam, médiuns o percebem de longe, e lugares por onde passa parecem guardar sua marca por horas. O nível desta fraqueza é o bônus que alguém que tente detectá-lo recebe. | ||
| + | |||
| + | > **Exemplo**\\ Um necromante percebe que flores murcham quando ele se aproxima, e crianças sonham com ele na noite seguinte. | ||
| + | ++++ | ||
| + | |||
| + | ++++ Ecos da Humanidade | | ||
| + | Fraqueza típica de um humano que foi transformado em uma monstruosidade. Mesmo assim, algo humano sobrevive, e isso o enfraquece. Culpas, lembranças, | ||
| + | |||
| + | > **Exemplo**\\ Um vampiro ouve uma música antiga e sente uma dor profunda, a lembrança de quando era vivo. Até que a música termine -- e talvez até mesmo algum tempo depois, a critério do MJ -- sua mente estará em outro local, tornando a concentração e a execução de tarefas mentais difíceis. | ||
| + | ++++ | ||
| + | |||
| + | ++++ Fragmentação | | ||
| + | Você não é inteiro. Uma parte essencial de si -- sua alma, sombra, reflexo ou nome verdadeiro -- foi separada e existe fora do seu corpo. Enquanto não a recuperar, vive incompleto, e algumas ações drenam Energia adicional ou causam Dano Mental, como se o esforço para se manter coeso exigisse um tributo constante. | ||
| + | |||
| + | Sua existência está ligada a esse fragmento. Se ele for ferido, você sente dor; se for destruído, sua própria destruição é inevitável. Ao definir o que é esse fragmento, transfira para ele uma porção de sua Vitalidade -- uma fração literal de sua força vital. Seu personagem sofre Dano normalmente e entra em estado crítico ao atingir 0 Vitalidade, mas não morre e recupera Vitalidade normalmente enquanto o fragmento permanecer intacto. É como se ele fosse um coração batendo longe das armas de seus inimigos. | ||
| + | |||
| + | Note que você pode esconder seu fragmento em algum local, mas não pode ficar longe dele por um período de tempo excessivo -- você não pode mandá-lo para o outro lado do planeta, por exemplo. A distância causa as penalidades típicas da falta de Vitalidade: por exemplo, se você transfere dois pontos de Vitalidade para seu fragmento, mantendo apenas quatro para você mesmo, você só poderá jogar quatro Dados de Apoio em tarefas físicas enquanto ele estiver distante. | ||
| + | |||
| + | > **Exemplo**\\ Um feiticeiro transfere dois pontos de sua Vitalidade para um filactério, | ||
| + | ++++ | ||
| + | |||
| ++++ Gatilho | | ++++ Gatilho | | ||
| - | Alguma situação provoca um comportamento específico em seu personagem. Por exemplo, a visão | + | Determinadas situações despertam algo que você não consegue controlar. Pode ser a lua cheia, o cheiro de sangue, o som de um sino — qualquer estímulo que desperte |
| + | |||
| + | > **Exemplo**\\ Ao ver a lua cheia erguendo-se no horizonte, o lobisomem se sente compelido | ||
| + | ++++ | ||
| + | |||
| + | ++++ Limite Temporal | | ||
| + | Seu ser está ligado a ciclos maiores — o dia e a noite, as marés, as fases da lua. Fora desses períodos, você enfraquece, adormece ou desaparece. No nível 1, sente apenas cansaço; no nível 2, perde força; no nível 3, simplesmente não pode existir. | ||
| + | |||
| + | > **Exemplo**\\ Um espectro só pode manifestar-se entre o pôr e o nascer do sol. Quando o primeiro raio de luz toca o chão, ele se desfaz em névoa. | ||
| ++++ | ++++ | ||
| ++++ Perdição | | ++++ Perdição | | ||
| - | Vampiros não podem ter contato com a luz do sol; lobisomens não suportam o toque da prata; o ferro frio é um anátema para as fadas. | + | Vampiros não podem ter contato com a luz do sol; lobisomens não suportam o toque da prata; o ferro frio é um anátema para as fadas. |
| - | > **Exemplo**\\ Vampiros têm uma fraqueza severa contra a luz do sol. Um vampiro recebe | + | > **Exemplo**\\ Vampiros têm uma fraqueza severa contra a luz do sol, e recebem |
| > **Exemplo**\\ Lobisomens são especialmente afetados por artefatos feitos de prata. Se um lobisomem recebe um ataque de uma adaga de prata, então, ele recebe um ponto de Dano adicional além do normal. | > **Exemplo**\\ Lobisomens são especialmente afetados por artefatos feitos de prata. Se um lobisomem recebe um ataque de uma adaga de prata, então, ele recebe um ponto de Dano adicional além do normal. | ||
| Linha 41: | Linha 88: | ||
| ++++ Presença Sobrenatural | | ++++ Presença Sobrenatural | | ||
| - | Há algo em você que revela sua natureza sobrehumana. Normalmente, | + | Há algo em você que revela sua natureza sobrehumana. Normalmente, |
| > **Exemplo**\\ As energias místicas que circulam ao redor de um mago moderno podem ser o suficiente para fazer com que aparelhos modernos apresentem defeitos. As luzes se apagam e os computadores param de funcionar quando ele se aproxima. Isso assusta as pessoas. | > **Exemplo**\\ As energias místicas que circulam ao redor de um mago moderno podem ser o suficiente para fazer com que aparelhos modernos apresentem defeitos. As luzes se apagam e os computadores param de funcionar quando ele se aproxima. Isso assusta as pessoas. | ||
| Linha 47: | Linha 94: | ||
| ++++ Repulsa | | ++++ Repulsa | | ||
| - | Seu personagem tem repulsa | + | Há algo que provoca em você uma profunda |
| - | > **Exemplo**\\ Um caçador | + | > **Exemplo**\\ Um vampiro tenta manter a compostura enquanto o caçador, fingindo inocência, acende velas diante de um crucifixo. O cheiro da cera parece ácido, e a criatura precisa lutar contra o próprio corpo para não fugir. |
| ++++ | ++++ | ||
| ++++ Restrição | | ++++ Restrição | | ||
| - | Você tem algum tipo de restrição de movimento: seu personagem | + | Alguma lei invisível o impede |
| + | |||
| + | > **Exemplo**\\ Um espírito tenta entrar em uma casa para se vingar, mas a soleira abençoada o impede. Ele paira do lado de fora, consumindo parte de sua força | ||
| ++++ | ++++ | ||
| ++++ Revitalização Restrita | | ++++ Revitalização Restrita | | ||
| - | O descanso não é o suficiente para permitir | + | O descanso |
| > **Exemplo**\\ Vampiros precisam beber sangue para recuperar suas energias. Para isso, eles devem encontrar uma vítima e beber o seu sangue, o que extrai sua Vitalidade. Para cada ponto de Vitalidade drenado, o vampiro recupera um ponto de Energia. Essa é a única maneira para um vampiro. | > **Exemplo**\\ Vampiros precisam beber sangue para recuperar suas energias. Para isso, eles devem encontrar uma vítima e beber o seu sangue, o que extrai sua Vitalidade. Para cada ponto de Vitalidade drenado, o vampiro recupera um ponto de Energia. Essa é a única maneira para um vampiro. | ||
| Linha 65: | Linha 114: | ||
| Você está ligado a algum lugar ou objeto específico, | Você está ligado a algum lugar ou objeto específico, | ||
| - | > **Exemplo**\\ | + | > **Exemplo**\\ |
| ++++ | ++++ | ||
modulo/poder/fraquezas_sobrenaturais.txt · Última modificação: 2025/10/28 12:57 por jnalon
