Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


introducao:o_que_e_rpg

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
introducao:o_que_e_rpg [2023/05/25 18:09] – Correção de links. jnalonintroducao:o_que_e_rpg [2025/07/10 02:19] (atual) – Remoção de redundâncias jnalon
Linha 5: Linha 5:
 **RPG** é a sigla para //role-playing game//, que significa literalmente //"jogo de interpretação"// em inglês. Uma tradução mais exata, no entanto, seria //"jogo de aventuras"//. Já leu um livro ou assistiu um filme, viu um personagem fazer algo, sentiu vontade de entrar na história e fazer tudo diferente e ver o que aconteceria? O RPG permite que você faça isso: assuma o papel de um personagem vivendo uma aventura em um mundo ilimitado, com possibilidades ilimitadas, tomando suas decisões e criando sua própria história. **RPG** é a sigla para //role-playing game//, que significa literalmente //"jogo de interpretação"// em inglês. Uma tradução mais exata, no entanto, seria //"jogo de aventuras"//. Já leu um livro ou assistiu um filme, viu um personagem fazer algo, sentiu vontade de entrar na história e fazer tudo diferente e ver o que aconteceria? O RPG permite que você faça isso: assuma o papel de um personagem vivendo uma aventura em um mundo ilimitado, com possibilidades ilimitadas, tomando suas decisões e criando sua própria história.
  
-O RPG tem uma dinâmica diferente dos jogos comuns. Os jogadores não têm uma escolha limitada de movimentos ou opções -- eles podem fazer o que quiserem. Não há apenas um tabuleiro, há um //mundo completo//, com suas próprias pessoas, criaturas, civilizações, história, geografia, tecnologia, sem limites no espaço, no tempo ou na forma como se interage com ele. O jogo é //cooperativo//, pois todos os jogadores lutam para atingir um objetivo em comum. Mais do que //vencer//, o objetivo é //criar uma história interessante//!+O RPG tem uma dinâmica diferente dos jogos comuns. Os jogadores não têm uma escolha limitada de movimentos ou opções -- eles podem fazer o que quiserem. Não há apenas um tabuleiro, há um //mundo completo//, com suas próprias pessoas, criaturas, civilizações, história, geografia, tecnologia, sem limites no espaço, no tempo ou na forma como se interage com ele. O jogo é //cooperativo//, pois todos os jogadores lutam para atingir um objetivo em comum.
  
 Cada jogador assume o papel de um //personagem//, enfrentando desafios e tentando sobreviver. O que ele é capaz de fazer é descrito em uma //ficha de personagem//, de forma bastante genérica. Por exemplo, se um personagem é capaz de //saltar//, não importa //o que// o motiva a saltar: pode ser por simples diversão, para alcançar uma fruta, para desviar de uma pedra atirada em sua direção e por aí vai. Se ele //consegue ou não// fazer o que deseja, depende da suas habilidades, que são descritas por valores numéricos -- seus //níveis// -- e o jogador realiza um //teste// jogando alguns dados. Dependendo do resultado, o desenrolar da história é diferente. Cada jogador assume o papel de um //personagem//, enfrentando desafios e tentando sobreviver. O que ele é capaz de fazer é descrito em uma //ficha de personagem//, de forma bastante genérica. Por exemplo, se um personagem é capaz de //saltar//, não importa //o que// o motiva a saltar: pode ser por simples diversão, para alcançar uma fruta, para desviar de uma pedra atirada em sua direção e por aí vai. Se ele //consegue ou não// fazer o que deseja, depende da suas habilidades, que são descritas por valores numéricos -- seus //níveis// -- e o jogador realiza um //teste// jogando alguns dados. Dependendo do resultado, o desenrolar da história é diferente.
Linha 11: Linha 11:
 Um jogador assume um papel especial, o de //Mestre do Jogo// (MJ). Sua tarefa é desenvolver o mundo imaginário, criar o enredo da história, controlar os personagens secundários, e colocar os jogadores em situações desafiantes que precisam superar. O MJ descreve uma situação; os jogadores declaram o que seus personagens decidem fazer -- limitados apenas pelas suas imaginações. Com base em algumas regras e diretrizes, o MJ descreve os resultados, e o ciclo se repete. Um jogador assume um papel especial, o de //Mestre do Jogo// (MJ). Sua tarefa é desenvolver o mundo imaginário, criar o enredo da história, controlar os personagens secundários, e colocar os jogadores em situações desafiantes que precisam superar. O MJ descreve uma situação; os jogadores declaram o que seus personagens decidem fazer -- limitados apenas pelas suas imaginações. Com base em algumas regras e diretrizes, o MJ descreve os resultados, e o ciclo se repete.
  
-Cada história é uma //aventura//, sem enredo fixo: dependendo do que fazem os personagens, a história pode mudar completamente. Terminada uma aventura, uma nova começa logo em seguida -- uma sequência de aventuras é uma //campanha//. O objetivo não é //vencer//, mas //criar uma história//, de maneira colaborativa, mas com a emoção de um jogo.+Cada história é uma //aventura//, sem enredo fixo: dependendo do que fazem os personagens, a história pode mudar completamente. Terminada uma aventura, uma nova começa logo em seguida -- uma sequência de aventuras é uma //campanha//. O objetivo não é //vencer//, e sim //criar uma história//, mas com a emoção de um jogo.
  
 Infelizmente, as descrições são, em geral, pouco satisfatórias: qual o //apelo// do RPG? Por que você deveria se importar em jogar? É difícil explicar, mas vamos tentar: Infelizmente, as descrições são, em geral, pouco satisfatórias: qual o //apelo// do RPG? Por que você deveria se importar em jogar? É difícil explicar, mas vamos tentar:
introducao/o_que_e_rpg.txt · Última modificação: 2025/07/10 02:19 por jnalon