evolucao
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- | ~~NOTOC~~ | ||
- | ====== Evolução ====== | ||
- | Ainda que suas habilidades sejam impressionantes, | ||
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- | No Scop, você tem a chance de obter uma pequena evolução a cada sessão de jogo. No entanto, assim como na vida real, você só aprende aquilo que se dispõe a aprender; portanto, você deve, no início de cada sessão, declarar ao Mestre do Jogo (MJ) como deseja evoluir. Em uma sessão de jogo, você pode evoluir: | ||
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- | * Um Conceito, sua Energia, Vitalidade, algum Recurso ou Poder específico -- apenas uma entre essas opções, nunca duas delas ao mesmo tempo; | ||
- | * Uma Habilidade -- novamente, apenas uma por sessão, mas você pode evoluir uma Habilidade e qualquer uma das opções acima em uma mesma sessão de jogo. | ||
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- | ===== Evoluindo um Conceito ===== | ||
- | Anuncie no início da sessão que Conceito você deseja evoluir: pode ser um mau hábito do qual você deseja se livrar, ou uma boa característica que vai te beneficiar mais à frente. Existem certos Conceitos que não podem ser mudados (seu personagem não pode deixar de ser um anão, por exemplo), então o MJ deve aprovar a evolução. Nesse caso, seu personagem precisa manter um comportamento condizente com o Conceito desejado durante cinco sessões; após isso, a mudança se torna efetiva. | ||
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- | ===== Evoluindo Energia ou Vitalidade ===== | ||
- | Anuncie no início da sessão que você deseja aumentar sua Energia ou sua Vitalidade; novamente, o MJ precisa aprovar, e vai exigir um comportamento adequado -- como, por exemplo, realizar exercícios diários, alimentar-se de maneira saudável e assim por diante -- que seu personagem deve manter por cinco sessões. Ao final disso, a Energia ou a Vitalidade aumentam em um ponto. | ||
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- | ===== Evoluindo um Recurso ===== | ||
- | Escolha qual Recurso deseja aumentar, como sempre, submetido à aprovação do MJ. Ao final de cada sessão de jogo, seu personagem deve gastar um ponto do Recurso que deseja aumentar. Após cinco sessões, o limite máximo do Recurso é aumentado em um ponto. | ||
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- | ===== Evoluindo um Poder ===== | ||
- | Esta evolução faz sentido apenas para Poderes que são descritos em níveis (como Magias, por exemplo). Anuncie o que está treinando, e o MJ exigirá que seu personagem gaste algumas horas por dia em treinamento. Se mantiver o ritmo durante cinco sessões, seu Poder aumenta em um nível. Isso //não// aumenta o nível das Habilidades relacionadas (veja abaixo), mas você //pode// treinar uma delas ao mesmo tempo que treina seu Poder. | ||
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- | ===== Evoluindo Habilidades ===== | ||
- | Habilidades têm um requisito adicional para sua evolução. Declare qual Habilidade deseja evoluir e se, até o final da sessão, você | ||
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- | * fizer um uso **criativo** ou **espetacular** da Habilidade durante a sessão, //ou// | ||
- | * obtiver uma **falha** ao usá-la em um **momento crucial**, | ||
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- | então sua Habilidade aumenta em um nível. Note que o que é //uso criativo ou espetacular// | ||
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- | Você pode //escolher falhar// no teste da Habilidade para evolui-la, mas isso deve ser feito em um momento realmente importante da aventura. Os mesmos parâmetros descritos acima continuam válidos. | ||
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- | Por fim, você não pode ter mais Habilidades em um nível do que no nível mais abaixo. Por exemplo, você não pode ter três Habilidades em nível +2 e duas Habilidades no nível +1. Nesse caso, você precisa adquirir pelo menos mais duas Habilidades em +1 para poder subir alguma outra para o nível +2. | ||
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- | ++++ Exemplo | | ||
- | Kaylee é uma maga de temperamento tempestivo que gosta de magias de fogo. No início da sessão, Bia (a jogadora) declara que deseja evoluir seu Poder de Magia, se livrar de seu Pavio Curto e aprender a Magia de Bola de Fogo. | ||
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- | O MJ diz que é impossível evoluir um Conceito e um Poder ao mesmo tempo, então ela terá que fazer uma escolha, mas que ela pode aprender a Bola de Fogo ao mesmo tempo que um dos outros dois. Bia decide que ela vai tentar controlar seu temperamento. Alberto (o MJ) diz que ela deve manter a calma pelas próximas cinco sessões para isso. | ||
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- | Durante a sessão de jogo, Kaylee começa a discutir com um comerciante que deseja cobrar um preço abusivo pelos componentes de suas magias. Se entrar em uma briga nesse momento, Kaylee não estará controlando seu temperamento, | ||
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- | Ao tentar escapar da guarda da cidade, ela resolve criar uma Bola de Fogo em sua direção. Ela não conhece a Magia, mas está tentando aprendê-la. O resultado é uma bola de fogo fraca que quase não causa problemas à guarda -- mas esse uso já é o suficiente para lhe dar alguma experiência. | ||
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- | Ao final da sessão, ela sobe seu nível na Magia Bola de Fogo, de -2 para -1. É pouco, mas já é alguma coisa. Ela também marca uma sessão de jogo controlando seu temperamento. Faltam apenas mais quatro. | ||
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evolucao.1679075082.txt.gz · Última modificação: 2023/03/17 17:44 por jnalon