Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


combate:combates_ultrarrapidos

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
combate:combates_ultrarrapidos [2023/05/25 20:03] – ↷ Page moved from combates_ultrarrapidos to combate:combates_ultrarrapidos admincombate:combates_ultrarrapidos [2023/06/27 17:27] (atual) – Reformulação do texto. jnalon
Linha 5: Linha 5:
 Alguns combates acontecem por consequência da história, que tomou um rumo desafortunado, ou então por simples coerência (por exemplo, não se espera que os personagens invadam uma fortaleza sem encontrar resistência). São pequenos combates que adicionam emoção e realismo à campanha, mas que se tornam enfadonhos se descritos em detalhes. Alguns combates acontecem por consequência da história, que tomou um rumo desafortunado, ou então por simples coerência (por exemplo, não se espera que os personagens invadam uma fortaleza sem encontrar resistência). São pequenos combates que adicionam emoção e realismo à campanha, mas que se tornam enfadonhos se descritos em detalhes.
  
-Quando for desejável que o combate seja finalizado rapidamente, resolva-o como um [[sistema:resolvendo_conflitos|Conflito]] simples:+Quando for desejável que o combate seja finalizado rapidamente, resolva-o como um [[sistema:conflitos|Conflito]] simples:
  
   * Cada lado do combate **determina seu objetivo**.   * Cada lado do combate **determina seu objetivo**.
Linha 11: Linha 11:
   * O vencedor **concretiza seu objetivo**.   * O vencedor **concretiza seu objetivo**.
  
-As partes envolvidas em um combate ultra-rápido devem tomar cuidado ao estabelecer seus objetivos. Os personagens dos jogadores não deveriam desejar simplesmente //matar// seus adversários, já que isso é pouco heroico. O mesmo cuidado deve ser tomado pelos personagens do MJ: nenhum jogador ficaria feliz ao ver seu personagem morrer por causa de azar nos dados. Nesse tipo de combate, prefira estabelecer objetivos menos drásticos: desacordar ou capturar o adversário, por exemplo.+As partes envolvidas em um combate ultrarrápido devem tomar cuidado ao estabelecer seus objetivos. Os personagens dos jogadores não deveriam desejar simplesmente //matar// seus adversários, já que isso é pouco heroico. O mesmo cuidado deve ser tomado pelos personagens do MJ: nenhum jogador ficaria feliz ao ver seu personagem morrer por causa de azar nos dados. Nesse tipo de combate, prefira estabelecer objetivos menos drásticos: desacordar ou capturar o adversário, por exemplo.
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
Linha 17: Linha 17:
 ++++ ++++
  
-===== Combate entre Vários Personagens ===== +----
-Mesmo quando existem diversos personagens de cada lado, é possível realizar um combate ultrarrápido: resolva como uma [[sistema:tarefas_prolongadas#cooperacao|cooperação]] entre os diversos personagens.+
  
-  * Escolha um líder de cada lado. Os líderes fazem uma jogada normal. +===== Seção do Mestre =====
-  * Os outros personagens auxiliam o líder, e fazem [[sistema:jogando_os_dados#jogada_complementar|jogadas complementares]]. +
-  * Contabilize os resultados normalmente e verifique o lado vencedor. +
-  * Os vencedores conseguem realizar seu intento.+
  
-Na verdade, esse método pode ser estendido para qualquer tipo de Conflito, não apenas em casos de combate.+++++ Improvisando Antagonistas | 
 +Se os personagens entram em um combate para o qual você não se preparou, não se preocupe! É fácil improvisar, basta você determinar quantos dados os adversários jogam. A tabela abaixo relaciona a força do antagonista com a quantidade de dados a serem jogados. Se você quiser um combate resolvido de maneira ainda mais rápida, apenas use a quantidade de dados como a dificuldade atribuída à criatura e resolva como um teste simples.
  
 +^   Poder da Criatura  ^  Quantidade de Dados  ^
 +|       Muito Fraca    |            1          |
 +|          Fraca                  2          |
 +|         Mediana      |            3          |
 +|          Forte                  4          |
 +|       Muito Forte    |            5          |
 +|  Extremamente Forte  |            6          |
 +
 +Não é recomendável que você use essa técnica com criaturas mais poderosas que isso -- qualquer antagonista além dessa escala merece um [[combate:combates_descritivos|Combate Descritivo]].
 +++++
combate/combates_ultrarrapidos.1685044985.txt.gz · Última modificação: 2023/05/25 20:03 por admin