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 ====== Combates Rápidos ====== ====== Combates Rápidos ======
-Quando você desejar que um combate seja resolvido rapidamente, mas deseja adicionar um pouco mais de emoção, permitindo que os personagens mudem de estratégia (por exemplo, fugir), você pode utilizar as regras de [[sistema:Conflitos Prolongados]] para resolvê-los. Um combate como esse tem a resolução rápida e simples, mas traz suspense à cena. Você pode utilizar as regras abaixo para determinar o lado vencedor:+Quando você desejar que um combate seja resolvido rapidamente, mas deseja adicionar um pouco mais de emoção, permitindo que os personagens mudem de estratégia (por exemplo, fugir), você pode utilizar as regras de [[sistema:variacoes_de_conflitos|Variações de Conflitos]] para resolvê-los. Um combate como esse tem a resolução rápida e simples, mas traz suspense à cena. Você pode utilizar as regras abaixo para determinar o lado vencedor:
  
   * Cada lado do combate **determina seu objetivo**.   * Cada lado do combate **determina seu objetivo**.
   * O MJ determina **a condição de vitória**.   * O MJ determina **a condição de vitória**.
-  * Resolva como um **[[sistema:conflitos_prolongados#Duelos|Duelo]]**.+  * Resolva como um **[[sistema:variacoes_de_conflitos#duelos|Duelo]]**.
   * O vencedor **concretiza seu objetivo**.   * O vencedor **concretiza seu objetivo**.
  
 Aqui, há um pouco mais de flexibilidade ao determinar seus objetivos: //é possível// que o vilão deseje a morte do personagem, mas o MJ deve tomar cuidado para que os jogadores tenham oportunidade de mudar suas estratégias — nem que seja virar as costas e fugir. Deve-se tomar cuidado para não transformar esse tipo de combate em uma sequência de testes: MJ e jogadores devem se esforçar em descrever bem o que fazem em cada etapa, para transformar o duelo em algo memorável. Aqui, há um pouco mais de flexibilidade ao determinar seus objetivos: //é possível// que o vilão deseje a morte do personagem, mas o MJ deve tomar cuidado para que os jogadores tenham oportunidade de mudar suas estratégias — nem que seja virar as costas e fugir. Deve-se tomar cuidado para não transformar esse tipo de combate em uma sequência de testes: MJ e jogadores devem se esforçar em descrever bem o que fazem em cada etapa, para transformar o duelo em algo memorável.
  
-Duelos, em geral, são mais adequados para lidar com lutas entre duas pessoas. Se, por algum motivo, mais personagens estiverem se enfrentando, existem algumas opções. A mais simples delas é //"parear"// os adversários, de tal forma que todo o combate seja um agregado de pequenas escaramuças entre diversos personagens.+----
  
-Se um único personagem enfrentar diversos inimigos simultaneamente, considere que o grupo de atacantes age como uma [[sistema:variacoes_de_tarefas#cooperação|Cooperação]]: um dos inimigos é o //líder// do ataque e faz a jogada principal; cada atacante adicional faz [[basico:jogando_os_dados#jogada_complementar|Jogadas Complementares]] que adicionam bônus à jogada do líder. Se for vitorioso, ele consegue vencer //todos// seus adversários simultaneamente. O MJ deve usar a criatividade aqui para descrever o que acontece.+===== Seção do Mestre =====
  
-++++ Exemplo +++++ Combates Rápidos entre Grupos 
-Lukah enfrenta dois adversários que não gostaram muito de sua performance em uma taverna (//"não tem nada a ver com as bolsas que sumiram"//, disse Lukah). O MJ resolve tratar como um Duelo. Lukah faz suas jogadas sem nenhuma modificação, já que ele luta sozinho. Entre seus dois adversários, um deles é escolhido como o adversário principal, e o outro faz jogadas complementares ao seu ataque+Duelos, em geral, são mais adequados para lidar com lutas entre duas pessoas. Se, por algum motivo, mais personagens estiverem se enfrentando, existem algumas opções. A mais simples delas é //"parear"// os adversáriosde tal forma que todo o combate seja um agregado de pequenas escaramuças entre diversos personagens.
  
-O MJ determina que seus adversários são pessoas comuns, e ainda por cima estão um pouco bêbados, então cada um deles recebe uma penalidade de 1 dado, fazendo suas jogadas lançado apenas 1 dado. Note que, como agem em conjunto em uma Jogada Estendida, o MJ //pode// jogar todos os dados simultaneamente, como se fosse um ataque apenas, e descrever separadamente os movimentos de cada personagem.+Lutar simultaneamente contra mais de um adversário é algo extremamente perigoso e letal, e a forma como você resolve isso deve refletir a ameaça. Uma maneira simples de resolver isso é permitindo que os inimigos [[:sistema:variacoes_de_tarefas#cooperacao|cooperem]] entre si, e a força de seu ataque é a soma de seus resultados individuais. O resto não sofre modificações.
  
-Lukah tem Espadas Curtas +1, então ele joga 3 dados. Seu resultado foi 1, 1 3, ou seja, seu ataque foi 5Os adversários jogam, no total, apenas dadosque resultaram em e 4num total de 3. Lukah se saiu vitorioso nessa rodada.+> **Exemplo**\\ Lukah enfrenta dois adversários que não gostaram muito de sua performance em uma taverna (//"não tem nada a ver com as bolsas que sumiram"//, disse Lukah). Lukah tem Espadas +1, então ele joga 3 dados. Seus adversários são pessoas comuns estão um pouco ébriasentão jogam apenas 1 dado cada uma. 
 +
 +> Lukah faz seu teste e obtém 4Seus adversários obtém 1 e 2, totalizando 3, então Lukah consegue se safar de seus golpes, e ganhar a vantagem nesse turno. A briga, no entanto, ainda está longe de acabar.
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combate/combates_rapidos.1687874248.txt.gz · Última modificação: 2023/06/27 13:57 por jnalon