Scop RPG

Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG

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basico:combates

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-{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}}+{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-basico-combate.jpg) 
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 ====== Combates ====== ====== Combates ======
Linha 7: Linha 12:
 Para organizar a bagunça, combates são divididos em turnos que duram de 5 a 10s, que se repetem enquanto os personagens e seus inimigos estiverem lutando. No início de cada turno, os jogadores descrevem o que estão tentando fazer, quem estão tentando atacar, como estão se defendendo, e qual o efeito desejado da sua ação em combate -- quase sempre, a intenção é //ferir// o adversário. O Mestre do Jogo (MJ) faz o mesmo para cada um de seus personagens e criaturas. Para organizar a bagunça, combates são divididos em turnos que duram de 5 a 10s, que se repetem enquanto os personagens e seus inimigos estiverem lutando. No início de cada turno, os jogadores descrevem o que estão tentando fazer, quem estão tentando atacar, como estão se defendendo, e qual o efeito desejado da sua ação em combate -- quase sempre, a intenção é //ferir// o adversário. O Mestre do Jogo (MJ) faz o mesmo para cada um de seus personagens e criaturas.
  
-Em seguida, personagens adversários resolvem um [[basico:conflitos|Conflito]] entre si. Cada personagem deve fazer um teste levando em conta a Habilidade relevante+Em seguida, personagens adversários resolvem um [[basico:conflitos|Conflito]] entre si. Cada personagem deve fazer um teste levando em conta a Habilidade relevante:
  
   * **Se o ataque é físico,** usa-se a Habilidade com a arma empunhada.   * **Se o ataque é físico,** usa-se a Habilidade com a arma empunhada.
Linha 17: Linha 22:
  
 ++++ Exemplo | ++++ Exemplo |
-Nghar combate um capitão da guarda que tenta deter sua fuga. O bárbaro decide que a melhor opção é derrubar o adversário para continuar fugindo, enquanto o guarda tenta acertá-lo com sua espada e feri-lo. Nghar não tem uma Habilidade específica para derrubar inimigos, mas ele é um bárbaro, e isso lhe dá bônus em Tarefas de força. Já o guarda usa Habilidade com a Espada.+Nghar combate um capitão da guarda que tenta deter sua fuga. O bárbaro decide que a melhor opção é derrubar o adversário para continuar fugindo, enquanto o guarda tenta acertá-lo com sua espada e feri-lo. Nghar não tem uma Habilidade específica para derrubar inimigos, mas ele é um bárbaro, e isso lhe dá bônus em Tarefas que envolvam força física. Já o guarda usa Habilidade com a Espada.
  
 Ambos fazem seus testes. Nghar obtém 4, e seu adversário obtém 3. Vitorioso, Nghar abalroa seu adversário, derrubando-o no chão e deixando caminho livre para que possa continuar a correr. Mas, como a Margem de Sucesso foi de apenas 1, o MJ decide que Nghar perdeu um pouco de sua velocidade, e seus perseguidores se aproximam. Ambos fazem seus testes. Nghar obtém 4, e seu adversário obtém 3. Vitorioso, Nghar abalroa seu adversário, derrubando-o no chão e deixando caminho livre para que possa continuar a correr. Mas, como a Margem de Sucesso foi de apenas 1, o MJ decide que Nghar perdeu um pouco de sua velocidade, e seus perseguidores se aproximam.
Linha 33: Linha 38:
  
 ^ Características da Arma  ^ Bônus de Dano ^ ^ Características da Arma  ^ Bônus de Dano ^
 +|          Pequena              -1       |
 |          Grande          |      +1       | |          Grande          |      +1       |
 |          Pesada          |      +1       | |          Pesada          |      +1       |
Linha 38: Linha 44:
 | Armas de Combate Próximo |   + Força     | | Armas de Combate Próximo |   + Força     |
  
-Uma arma perigosa é toda aquela que causa dano ao simples toque, como uma espada //laser// ou uma motosserra em funcionamento. Se a vítima estiver utilizando armadura, algum outro tipo de proteção, ou se tiver resistência ao ataque realizado, o dano é reduzido. Para as armaduras, use as penalidades da tabela abaixo, nos outros casos, o Conceito da vítima indica o tamanho da penalidade:+Uma arma perigosa é toda aquela que causa dano ao simples toque, como uma espada //laser// ou uma motosserra em funcionamento. 
 + 
 +Se a vítima estiver utilizando armadura, algum outro tipo de proteção, ou se tiver resistência ao ataque realizado, o dano é reduzido. Para as armaduras, use as penalidades da tabela abaixo, nos outros casos, o Conceito da vítima indica o tamanho da penalidade:
  
-^ Características da Armadura ^ Penalidade ao Dano ^+^ Características da Proteção ^ Penalidade ao Dano ^
 |             Leve            |        -1          | |             Leve            |        -1          |
 |             Média                  -2          | |             Média                  -2          |
basico/combates.1712931122.txt.gz · Última modificação: 2024/04/12 14:12 por jnalon