basico:combates
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| ====== Combates ====== | ====== Combates ====== | ||
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| Para organizar a bagunça, combates são divididos em turnos que duram de 5 a 10s, que se repetem enquanto os personagens e seus inimigos estiverem lutando. No início de cada turno, os jogadores descrevem o que estão tentando fazer, quem estão tentando atacar, como estão se defendendo, e qual o efeito desejado da sua ação em combate -- quase sempre, a intenção é //ferir// o adversário. O Mestre do Jogo (MJ) faz o mesmo para cada um de seus personagens e criaturas. | Para organizar a bagunça, combates são divididos em turnos que duram de 5 a 10s, que se repetem enquanto os personagens e seus inimigos estiverem lutando. No início de cada turno, os jogadores descrevem o que estão tentando fazer, quem estão tentando atacar, como estão se defendendo, e qual o efeito desejado da sua ação em combate -- quase sempre, a intenção é //ferir// o adversário. O Mestre do Jogo (MJ) faz o mesmo para cada um de seus personagens e criaturas. | ||
| - | Em seguida, personagens adversários resolvem um [[basico: | + | Em seguida, personagens adversários resolvem um [[basico: |
| * **Se o ataque é físico,** usa-se a Habilidade com a arma empunhada. | * **Se o ataque é físico,** usa-se a Habilidade com a arma empunhada. | ||
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| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| - | Nghar combate um capitão da guarda que tenta deter sua fuga. O bárbaro decide que a melhor opção é derrubar o adversário para continuar fugindo, enquanto o guarda tenta acertá-lo com sua espada e feri-lo. Nghar não tem uma Habilidade específica para derrubar inimigos, mas ele é um bárbaro, e isso lhe dá bônus em Tarefas | + | Nghar combate um capitão da guarda que tenta deter sua fuga. O bárbaro decide que a melhor opção é derrubar o adversário para continuar fugindo, enquanto o guarda tenta acertá-lo com sua espada e feri-lo. Nghar não tem uma Habilidade específica para derrubar inimigos, mas ele é um bárbaro, e isso lhe dá bônus em Tarefas |
| Ambos fazem seus testes. Nghar obtém 4, e seu adversário obtém 3. Vitorioso, Nghar abalroa seu adversário, | Ambos fazem seus testes. Nghar obtém 4, e seu adversário obtém 3. Vitorioso, Nghar abalroa seu adversário, | ||
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| Se a intenção é ferir o inimigo, então a vítima recebe //Dano//, que é calculado da seguinte forma: | Se a intenção é ferir o inimigo, então a vítima recebe //Dano//, que é calculado da seguinte forma: | ||
| - | > **Dano = Margem | + | > **Dano = Nível |
| - | Bônus ao Dano podem ser provenientes da arma usada e outros fatores, e reduzido por condições como a proteção da vítima. Adicione os bônus da tabela abaixo dependendo da arma utilizada. Armas de combate próximo, como espadas ou machados, recebem bônus ao Dano caso o personagem tenha algum Conceito ou Poder relacionado à força física (//não// acrescente novamente características que já foram consideradas no Teste de ataque!): | + | Bônus ao Dano podem ser provenientes da arma usada e outros fatores, e reduzido por condições como a proteção da vítima. Adicione os bônus da tabela abaixo dependendo da arma utilizada. Armas de combate próximo, como espadas ou machados, recebem bônus ao Dano caso o personagem tenha algum Conceito ou Poder relacionado à força física (//não// acrescente novamente características que já foram consideradas no Teste de combate!): |
| ^ Características da Arma ^ Bônus de Dano ^ | ^ Características da Arma ^ Bônus de Dano ^ | ||
| + | | Pequena | ||
| | Grande | | Grande | ||
| | Pesada | | Pesada | ||
| Linha 38: | Linha 44: | ||
| | Armas de Combate Próximo | + Força | | Armas de Combate Próximo | + Força | ||
| - | Uma arma perigosa é toda aquela que causa dano ao simples toque, como uma espada //laser// ou uma motosserra em funcionamento. Se a vítima estiver utilizando armadura, algum outro tipo de proteção, ou se tiver resistência ao ataque realizado, o dano é reduzido. Para as armaduras, use as penalidades da tabela abaixo, nos outros casos, o Conceito da vítima indica o tamanho da penalidade: | + | Uma arma perigosa é toda aquela que causa dano ao simples toque, como uma espada //laser// ou uma motosserra em funcionamento. |
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| + | Se a vítima estiver utilizando armadura, algum outro tipo de proteção, ou se tiver resistência ao ataque realizado, o dano é reduzido. Para as armaduras, use as penalidades da tabela abaixo, nos outros casos, o Conceito da vítima indica o tamanho da penalidade: | ||
| - | ^ Características da Armadura | + | ^ Características da Proteção |
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| | Pesada | | Pesada | ||
| - | O Dano é descontado da Vitalidade da vítima. Quando a Vitalidade atinge zero, o personagem está fora de ação e, se nessa situação, ele receber um ponto de Dano adicional, ele encontra seu fim. É trágico, mas é a vida. | + | O Dano é descontado da Vitalidade da vítima. Quando a Vitalidade atinge zero ou menos, o personagem está fora de ação e, se nessa situação, ele receber um ponto de Dano adicional, ele encontra seu fim. É trágico, mas é a vida. |
| ++++ Exemplo | | ++++ Exemplo | | ||
| - | O bárbaro Nghar ataca seu inimigo com seu machado, obtendo resultado igual a 4 na jogada de dados; sua vítima, brandindo sua espada, obtém 2, então Nghar foi bem sucedido. Seu Conceito de Bárbaro lhe provê um bônus adicional em Tarefas | + | O bárbaro Nghar ataca seu inimigo com seu machado, obtendo resultado igual a 4 na jogada de dados; sua vítima, brandindo sua espada, obtém 2, então Nghar foi bem sucedido. Seu Conceito de Bárbaro lhe provê um bônus adicional em Tarefas |
| ++++ | ++++ | ||
basico/combates.1712931122.txt.gz · Última modificação: por jnalon
