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Gerenciando Recursos

Em vez de controlar cada moeda ou cada flecha que um personagem possui, equipamentos e recursos que podem ser usados, consumidos ou degradados são controlados por um conjunto de pontos, que indicam sua disponibilidade. Ao final de cada cena em que um recurso desse tipo for utilizado de forma significativa, o MJ deve solicitar um Teste de Uso.

Realize um teste simples com o Dado de Base, e aplicando bônus ou penalidades conforme Conceitos relevantes e outras circunstâncias aplicáveis.

Enquanto o personagem possuir ao menos um ponto no Recurso, ele poderá utilizá-lo livremente — mas o MJ pode impedir excessos (por exemplo, um personagem com Riqueza mediana não conseguiria comprar um avião), ou exigir mais que um ponto se a situação exigir. Quando o último ponto for consumido, o Recurso se esgota e não estará mais disponível até que seja recuperado de alguma forma.

Exemplo

Exemplo

É importante lembrar que esse método visa agilizar a contagem e o gerenciamento de recursos; portanto, o Mestre de Jogo não deve solicitar testes em todas as ocasiões. A recomendação é realizar um teste apenas ao final de uma cena e quando o uso do recurso for significativo. E, se o gasto for realmente significativo, o MJ pode determinar que dois ou mais pontos são perdidos. Um item mágico muito raro, por exemplo, não é barato – custaria uns 3 ou 4 pontos de Riqueza.

Exemplo

Pagando por Recursos

Em certos casos, o MJ pode permitir que o personagem utilize um ponto de Riqueza no lugar de um recurso específico. O gasto de Riqueza pode ser justificado como:

Note que, em qualquer dessas situações (ou outras que eventualmente possam aparecer), Testes de Uso não devem ser feitos: a Riqueza é incondicionalmente perdida.


Regras Opcionais

Uso Épico