Se você precisar controlar deslocamentos mais significativos – por exemplo, de uma vila a uma grande cidade, passando por diferentes ambientes e enfrentando acidentes geográficos, o método abaixo é uma opção.
Em vez de tentar medir distâncias com precisão, deslocamentos são medidos pelo esforço em realizá-lo, na forma da quantidade de pontos de Energia gastos para sair do ponto de partida e atingir o local desejado. Cada trecho da viagem consome um ponto de Energia, simbolizando uma etapa significativa da jornada. Para efeitos de controle de tempo, considere também que cada trecho corresponde a uma cena.
Cada condições adversa (terreno difícil, clima severo, carga excessiva, ferimentos) aumenta o custo total em +1 ponto de Energia por fator relevante, enquanto condições favoráveis (estradas, veículos, montarias, abrigo adequado) reduzem o custo em –1 ponto.
O MJ pode quebrar uma viagem grande em trechos menores e mais fáceis de gerenciar. Por exemplo, uma grande viagem de 10 pontos de Energia pode ser quebrada em vários trechos menores de 1 a 3 pontos (representando, por exemplo, pontos intermediários nos quais os personagens podem fazer uma parada, ou então acidentes geográficos que são mais interessantes se vistos com calma).
É possível cada ponto a uma distância ou duração aproximada (como 10 km ou um dia de marcha), se isso fizer sentido no cenário. Isso varia de cenário para cenário, no entanto: um trecho (ou seja, um ponto de Energia) em um cenário de fantasia medieval, normalmente realizado a pé ou em montarias, corresponde a uma distância bem menor que em um cenário moderno que use automóveis.
Veja que, como os personagens normalmente têm 6 pontos de Energia, viagens muito longas precisarão ser feitas em vários dias, para que eles possam recuperar suas forças. Um personagem com bom-senso guardaria suas forças para enfrentar perigos no meio do caminho ou durante seu descanso.