Pontos em Riqueza não significam quantidades de moedas, mas sim o poder aquisitivo. A média é 1, significando que seu personagem tem uma ocupação — uma profissão, artesanato, ofício ou meio de vida parecido — que permite que obtenha os recursos financeiros necessários para sobreviver por algum tempo: um mês, por exemplo. Ao final desse período, o personagem utiliza todos seus recursos até o fim e recebe um novo pagamento. Assim, não é necessário contabilizar despesas do dia a dia como comida, alojamento, etc. — apenas assuma que, se seu personagem tem pelo menos um ponto de Riqueza, que ele pode pagar essas coisas — sem luxo. O MJ pode, no entanto, exigir que você apague um ponto de Riqueza após algum tempo de jogo, para refletir os gastos contínuos,
Riqueza pode ser utilizada também para subornar oficiais, pagar pequenos favores, etc.
O Recurso entra em ação quando você deseja adquirir alguma coisa além das despesas normais — por exemplo, uma nova arma ou um computador mais potente. Nesse caso, o item a ser adquirido pode ter custos diferentes, dependendo de sua natureza. Veja em Equipamentos maiores detalhes sobre os custos de um item qualquer. Quando houver a possibilidade de comprar um determinado item — quando o grupo está em uma cidade ou próximo a mercadores —, o personagem diz “Eu tenho o dinheiro necessário para adquirir aquele item!”, e a transação pode ser feita.
A critério do MJ, os personagens podem fazer economias. Nesse caso, os jogadores devem indicar quantos pontos estão economizando — esses pontos são descontados da Riqueza atual — e um registro deve ser mantido dos pontos guardados. Quando necessário, os pontos podem ser gastos junto com pontos de Riqueza normais. O MJ deve tomar cuidado para que isso não seja abusado: se for permitir que os personagens façam economias, então os gastos do dia a dia devem repercutir na história.
Se seu personagem tem uma ocupação, ele recupera seus pontos de Riqueza ao chegar no “dia do pagamento” e recupera a quantidade de pontos até o seu máximo. O personagem recupera todos os seus pontos, mas nunca mais do que o seu Limite máximo — e, se o personagem tiver pontos além de seu máximo por algum motivo, esses pontos são perdidos. É duro, mas é a vida.
Não é incomum — na verdade, é praticamente corriqueiro — que os personagens recebam dinheiro após completar aventuras: porque encontraram tesouros ou receberam pagamentos. O MJ pode permitir que a Riqueza se recupere até o máximo mesmo antes do fim do período de pagamento.