Os Conceitos abaixo são virtudes e defeitos que afetam as interações do personagem com as pessoas, a sociedade e o mundo em geral à sua volta. São respostas à pergunta “Minha maior virtude é _”, “Meu maior defeito é _” e outras similares. Assim como as características psicológicas, embora possam prover modificadores em situações especiais, fazem muito mais sentido se interpretadas.
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Seu personagem pode ser belo ou feio, dependendo de se você assume esse Conceito como qualidade ou defeito. Note que você pode, se assim quiser, descrever seu personagem com uma aparência comum, mas com uma boa noção de como se vestir e se arrumar para mostrar o seu melhor lado. Você recebe bônus ou penalidades em situações em que a aparência física for relevante, como na primeira interação com outros personagens ou em tarefas de sedução. Em certos grupos, no entanto, uma aparência chamativa pode ser considerada indesejável e você também pode chamar a atenção indesejada, e nesses casos você recebe penalidades. Você recupera Energia quando sua aparência é reconhecida e apreciada.
Seu personagem assumiu uma série de princípios e comportamentos que jurou seguir fielmente em todos os casos. Códigos de honra são comuns nos tipos mais distintos de sociedades, como uma guilda de bandidos ou uma ordem religiosa, e nem sempre o comportamento exigido é benevolente. Por exemplo, paladinos de uma ordem religiosa prometem sempre proteger os fracos, mas um ladrão associado a uma guilda pode ter como código de honra jamais roubar um companheiro de profissão.
Ao assumir um Código de Honra, descreva de maneira genérica quais são os comportamentos aos quais seu personagem vai aderir. Você receberá penalidades sempre que precisar agir contra eles, ou gastar um ponto de Energia para não recebê-las. Por outro lado, você ganhará bônus a cada ação que for condizente com seu código, bem como o respeito de seus pares.
Seu personagem sabe usar as palavras, pronunciando-as com calma quando necessário, e dando-lhes força quando a situação exige. Você recebe bônus cada vez que precisar argumentar com outras pessoas, incluindo situações de negociação ou debates. Por outro lado, se seu personagem for pouco eloquente, recebe penalidades nessas mesmas situações. Você recupera Energia quando, pela força de suas palavras, você consegue um resultado favorável às suas intenções.
Há alguma coisa em seu personagem que as pessoas da sociedade na qual ele vive não aceitam muito bem. Seu personagem pode ser canhoto em uma sociedade religiosa, ou possuir alguma característica física que o distingua. Você recebe penalidades em toda interação social com membros de sua própria comunidade. Note que essa penalidade não é necessariamente ativada em outras situações. Você recupera Energia toda vez que consegue vencer o preconceito.
Atenção:
Estigmas sociais são coisas complicadas, e nem todo grupo de jogo pode se sentir confortável em lidar com eles. Sempre converse com o MJ e os outros jogadores para ter certeza que ninguém se incomodará com sua escolha. O MJ também deve tomar cuidado ao aceitar certas características como estigmas sociais, e jamais deve permitir que sua existência provoque constrangimento aos jogadores ou que isso seja levado para fora do ambiente do jogo.
Talvez você tenha cometido um crime, talvez alguém tenha armado para você. Independente do que tenha acontecido, a polícia – ou uma outra força de segurança qualquer – quer você. Você é reconhecido pelos agentes em locais públicos, e talvez tenha que viver em constante fuga. Seus adversários ganham bônus para reconhecê-lo, e sempre existe a possibilidade de alguém chantageá-lo. Como benefício, talvez você já tenha viajado por diversas partes, e saiba reconhecer os melhores lugares para se esconder.
Em sociedades estratificadas — e em outras nem tanto — as pessoas dividem-se em classes sociais com uma hierarquia definida. Adquirindo esse Conceito como uma qualidade, seu personagem se posiciona em uma classe privilegiada dessa hierarquia; ao contrário, como defeito, seu personagem faz parte das classes sociais mais baixas e menos contempladas.
Você ganhará bônus ou penalidades em interações sociais. A natureza desses modificadores depende em grande parte da natureza da sociedade em que seu personagem se encontra. Em cenários de fantasia medieval, nobres receberão bônus em situações diplomáticas ou quando executando tarefas oficiais em nome de seu reino. Por outro lado, podem receber penalidades se a população em geral estiver insatisfeita com sua situação.
Cenários com estruturas políticas complexas podem ganhar bastante profundidade com o uso desse Conceito. O MJ pode, se assim desejar, desmembrar Status em diversas classes sociais diferentes, cada uma com seu nome específico, seus direitos e obrigações. Assim, é possível criar uma hierarquia social complexa que adicionará bastante ao jogo.
Exemplo:
Jogos que se passam em sociedades medievais podem ter uma hierarquia bem complexa: plebe, clero, baixa nobreza e alta nobreza, cada uma dessas classes com seu papel na sociedade. Consulte um bom livro de história.