Em muitos cenários e universos, o mundo é mais que o que percebemos fisicamente, e a Magia é uma coisa real. Presente nos sistemas de RPG desde os seus primórdios, a Magia é aquela coisa que ajuda a tornar o cenário fantástico – efeitos além da compreensão ou da capacidade dos seres humanos são possíveis! Este Conceito descreve o mago típico dos cenários de fantasia medieval mas, assim como existem dezenas de cenários diferentes, existem dezenas de paradigmas de Magia que podem ser utilizados. Esta é uma descrição que tenta ser genérica, ou seja, independente de como a Magia é realizada no universo em que o personagem vive.
Um mago é um estudioso que passou seu tempo se dedicando a compreender como funciona o universo. Normalmente, descobre que o mundo é uma realidade maleável, que pode ser moldada controlando uma substância etérea, um tipo de energia, que dá forma ao universo como o conhecemos. Aprendendo a lidar com essa energia, o mago é capaz de criar efeitos que um humano comum é incapaz de criar.
A forma exata como isso acontece depende muito do cenário no qual o personagem está inserido. No Scop, existem diversos Sistemas de Magia diferentes que podem ser anexados a uma campanha, e assume-se que os magos aderem a eles. É possível, com algum cuidado, misturar sistemas diferentes e ter diversos sabores de magia num mesmo universo. Da mesma forma, há diversas naturezas de magia: ofensiva, defensiva, etc.
Em todo caso, os benefícios e limitações genéricas para os magos seguem abaixo.