Ladrão

Quando é necessário invadir aquela sala, abrir aquele cofre, mas sem que ninguém perceba – o ladrão é quem deve ser chamado. Esgueirando-se nas sombras e movendo sem fazer barulho, ladrões (chamados de ladinos em alguns sistemas) são aqueles personagens a quem se recorre quando é necessário fazer algo sem chamar a atenção. Típico personagem cheio de recursos, o ladrão é capaz de encontrar diversas formas diferentes de executar uma tarefa. Além da capacidade de subtrair as posses de suas vítimas, os ladrões especializam-se também em avaliar suas conquistas, e conhecem muita gente (nem sempre de boa índole) com quem fazer negócio. Esta ocupação está presente desde os primeiros sistemas de RPG, e pode ser adaptada facilmente para modelar outros tipos de ladinos que precisam ser discretos, mas sem o ímpeto para atividades criminosas.

Um ladrão é normalmente uma pessoa sem qualidades marcantes, especialmente físicas. Isso costuma ser de propósito, eles não gostam de chamar atenção para sua pessoa. Não são especialmente mais fortes ou fracos que as pessoas que encontramos nas ruas no dia a dia. Sua verdadeira habilidade se encontra na sua coordenação motora e destreza manual, que lhe permite lidar com mecanismos delicados e realizar truques simples de prestidigitação. E bater carteiras.

Muitas das habilidades dos ladrões, no entanto, são traiçoeiras: eles se movem sem fazer barulho, surpreendem suas vítimas e as atacam dando poucas chances para defesa. Isso não significa que ladrões são maus ou ruins, apenas que a natureza de seu trabalho é um pouco menos gloriosa que a do resto dos aventureiros.


Características

Destreza manual
Um ladrão treina para movimentar seus dedos de maneira rápida e precisa. O personagem deste Conceito ganha um bônus sempre que tentar realizar uma tarefa que exija mãos leves e dedos rápidos. Isso inclui bater carteiras, fazer truques de prestidigitação e desativar mecanismos complexos (como armadilhas).
Furtividade
Como precisam estar sempre na surdina, ladrões desenvolvem uma habilidade especialmente boa em mover-se sem fazer barulho, bem como esconder-se nas sombras para que seus perseguidores não os encontrem. Um ladrão ganha bônus sempre que precisar se fazer passar desapercebido.
Normalidade

Ladrões treinam tanto para não serem notados que suas habilidades sociais perdem um pouco. Além disso, quando notados, muitos têm aquela aura de que possuem um segredo. Por esse motivo, recebem penalidades sempre que precisam chamar atenção, convencer uma pessoa ou, de forma geral, interagir socialmente de qualquer maneira.

Note que essa aura pode também ser prejudicial ao personagem: olhos treinados, como os da guarda da cidade, polícia ou alguém acostumado a lidar com esse tipo, possivelmente será capaz de reconhecer a natureza de seu trabalho.