Guerreiro

Em praticamente todo cenário de RPG, o guerreiro é uma figura comum. É o tipo de personagem que treinou durante toda a sua vida para se tornar eficiente na resolução de confrontos físicos – tipicamente, por meios violentos. Assim, tornou-se especialista no uso das armas, no conhecimento dos pontos fracos do corpo humano, como causar dano e não ser atingido ao mesmo tempo. Essa ocupação existe desde os primeiros sistemas de RPG criados, em cenários de fantasia medieval, e está presente em virtualmente todo sistema ou cenário, com uma mudança aqui e ali.

Em ambientações típicas de fantasia medieval – especialmente aquelas voltadas à exploração de masmorras –, o guerreiro é o personagem que está na linha de frente do grupo. É ele que enfrenta os piores monstros e é capaz de aguentar seus golpes. Costuma conhecer bem suas armas e as técnicas para atacar e não ser atingido. Em outros cenários, como cenários modernos, as armas costumam conter mais tecnologia, serem mais mortais e atingirem à distância – mas nem por isso o guerreiro deixa de ter o mesmo enfoque. Por esses motivos, o guerreiro é tipicamente um sujeito com boa saúde, forte e bem treinado.

Não é incomum que guerreiros tenham treinamento em estratégias de combate, especialmente solo. Também é comum que saibam como se virar em ambientes hostis. De forma geral, a atuação de um guerreiro é bastante ampla (assim como seus Benefícios e Limitações abaixo).


Características

Força Física
Para causar a maior quantidade de dano e manter a sua saúde em dia, o guerreiro precisa exercitar-se bastante. Por esse motivo, toda tarefa que envolva força física, como atingir seus inimigos, mas também levantar pesos ou derrubar portas, são especialmente adequadas para a mentalidade do guerreiro. Alternativamente, a critério do MJ, esse benefício pode corresponder a 1 ponto adicional de Vitalidade ou Energia — nesse caso, o Guerreiro não ganha bônus adicionais nas Tarefas que exijam força física.
Especialidade em Armas
É impossível para o guerreiro se tornar especialista em todas as armas existentes: ou o personagem conhece muito bem uma única arma, ou tem algum conhecimento esparso sobre todos os tipos de armas. No Scop, para simular isso, escolha uma classe de armas (como Espadas, Machados ou outra semelhante); seu guerreiro ganha bônus para usar esse tipo de arma, bem como reconhecer uma arma valiosa, bem construída e seus diversos tipos diferentes.
Manobras
O guerreiro é especialista em manobras de combate. Por exemplo, sabe bem como concatenar uma defesa com um contragolpe. Sempre que você descrever uma manobra interessante, seu personagem ganha o bônus deste Conceito. Se a manobra for especialmente espetacular, o MJ pode determinar que um bônus mais significativo.
Estudos
É verdade que existem guerreiros profundamente estudiosos e letrados mas, como regra geral, personagens dessa ocupação dedicam-se mais tempo em seus treinamentos físicos que no aprendizado. Por isso, toda Tarefa que exigir memória ou raciocínio é um pouco mais difícil para um guerreiro que para uma pessoa qualquer.