Em praticamente todo cenário de RPG, o guerreiro é uma figura comum. É o tipo de personagem que treinou durante toda a sua vida para se tornar eficiente na resolução de confrontos físicos – tipicamente, por meios violentos. Assim, tornou-se especialista no uso das armas, no conhecimento dos pontos fracos do corpo humano, como causar dano e não ser atingido ao mesmo tempo. Essa ocupação existe desde os primeiros sistemas de RPG criados, em cenários de fantasia medieval, e está presente em virtualmente todo sistema ou cenário, com uma mudança aqui e ali.
Em ambientações típicas de fantasia medieval – especialmente aquelas voltadas à exploração de masmorras –, o guerreiro é o personagem que está na linha de frente do grupo. É ele que enfrenta os piores monstros e é capaz de aguentar seus golpes. Costuma conhecer bem suas armas e as técnicas para atacar e não ser atingido. Em outros cenários, como cenários modernos, as armas costumam conter mais tecnologia, serem mais mortais e atingirem à distância – mas nem por isso o guerreiro deixa de ter o mesmo enfoque. Por esses motivos, o guerreiro é tipicamente um sujeito com boa saúde, forte e bem treinado.
Não é incomum que guerreiros tenham treinamento em estratégias de combate, especialmente solo. Também é comum que saibam como se virar em ambientes hostis. De forma geral, a atuação de um guerreiro é bastante ampla (assim como seus Benefícios e Limitações abaixo).