Em campanhas com conotações religiosas, pode ser bastante interessante escolher Conceitos que reflitam essas tendências. Uma das muitas possibilidades é escolher, ao invés de qualidades e defeitos, uma das Virtudes e um dos Pecados Capitais – especialmente se o cenário contém traços das religiões cristãs, como as histórias passadas na época medieval.
São sete as Virtudes e os Pecados capitais. Suas descrições estão mais abaixo, e existe um contraponto entre elas – para cada Virtude há um Pecado em oposição, e vice-versa.
Virtude | Pecado |
Humildade | Soberba |
Generosidade | Inveja |
Paciência | Ira |
Temperança | Gula |
Caridade | Avareza |
Diligência | Preguiça |
Castidade | Lúxuria |
Isso significa que não faz muito sentido você escolher características opostas para seu personagem. Quando for escolher as características, tome cuidado para não causar contradições.
Exemplo
Um personagem não pode escolher ser Diligente e Preguiçoso ao mesmo tempo.
Virtudes e Pecados, como descritos, funcionam bem como características psicológicas que influenciam a forma como você representa o seu personagem. De forma geral, você recebe um bônus em suas Tarefas ou recupera um ponto de Energia a cada vez que agir em conformidade com a sua Virtude. Da mesma maneira, você deve gastar um ponto de Energia ou receber penalidades cada vez que precisar agir contra o seu Pecado.
As virtudes capitais são em número de sete, e suas descrições e consequências estão abaixo.
Humildade
A humildade é a qualidade de reconhecer suas próprias limitações e imperfeições. Em situações de jogo, sua humildade pode ser demonstrada quando seu personagem aceita ajuda dos outros, aprende com seus erros e evita a arrogância em face do sucesso. A humildade pode conceder bônus ou Energia quando seu personagem reconhece seus limites e busca ajuda ou orientação de outros jogadores ou NPCs.
Generosidade
A generosidade é a disposição para compartilhar recursos, tempo e cuidados com os outros. Em jogo, seu personagem pode demonstrar generosidade ao ajudar aliados, doar recursos ou oferecer apoio desinteressado a quem precisa. A generosidade pode recompensar seu personagem com bônus ou Energia quando ele compartilha recursos, auxilia aliados ou age desinteressadamente em prol de um objetivo comum.
Paciência
A paciência é a capacidade de tolerar atrasos, dificuldades e adversidades sem perder a calma. Em situações de jogo, sua paciência pode ser testada quando seu personagem enfrenta obstáculos demorados ou situações desafiadoras, e ele mantém a perseverança. A paciência pode conceder bônus ou Energia em situações onde a espera é necessária, permitindo que seu personagem mantenha a calma e a compostura.
Temperança
A temperança é o equilíbrio e a moderação em todas as coisas. Em jogo, seu personagem pode exercitar a temperança ao fazer escolhas equilibradas, evitando excessos e agindo com autocontrole em situações tentadoras. A temperança pode oferecer bônus ou Energia quando seu personagem faz escolhas equilibradas e age com moderação. Isso pode resultar em maior autocontrole e resistência a tentações.
Caridade
A caridade é a disposição para ajudar e dar aos necessitados. Em situações de jogo, seu personagem pode demonstrar caridade ao apoiar causas nobres, cuidar dos menos afortunados e compartilhar seus recursos com aqueles que precisam. A caridade pode recompensar seu personagem com bônus quando ele ajuda os necessitados, apoia causas nobres e compartilha recursos com generosidade.
Diligência
A diligência é a disposição para trabalhar com dedicação e empenho em suas tarefas. Em jogo, seu personagem pode demonstrar diligência ao cumprir responsabilidades, perseguir metas com determinação e se esforçar para alcançar o sucesso. A diligência pode conceder bônus ou Energia quando seu personagem trabalha com dedicação e empenho em suas tarefas, o que pode resultar em maior eficácia e sucesso.
Castidade
A castidade é a moderação e a pureza nas relações e desejos sexuais. Em situações de jogo, seu personagem pode demonstrar castidade ao agir com respeito e cuidado nas interações românticas, evitando comportamentos impulsivos ou exploração dos outros. A castidade pode oferecer bônus ou Energia quando seu personagem age com respeito, cuidado e moderação em interações românticas e sexuais.
Assim como as Virtudes, são sete os Pecados capitais. Suas descrições e as situações em que entram em jogo estão descritas abaixo.
Soberba
Você é vaidoso e arrogante, frequentemente superestimando suas habilidades e importância. Isso pode levá-lo a subestimar os outros e a recusar ajuda, prejudicando relações interpessoais. A soberba pode emergir quando seu personagem se depara com desafios ou adversários, levando-o a subestimar seus oponentes e a confiar demais em suas próprias habilidades. Isso pode resultar em decisões arriscadas e situações de jogo onde a falta de humildade pode levá-lo à derrota.
Inveja
A inveja faz com que você sinta ressentimento em relação às conquistas e posses dos outros. Isso pode torná-lo competitivo de maneira negativa e impedir que desfrute verdadeiramente do sucesso alheio. A inveja pode se manifestar quando seu personagem se depara com a riqueza, habilidades ou conquistas de outros personagens jogadores ou NPCs. Isso pode levá-lo a competir de maneira prejudicial, buscando superar ou prejudicar aqueles que ele inveja.
Ira
Sua tendência à ira pode resultar em explosões emocionais e conflitos frequentes. Controlar seu temperamento é um desafio constante, e sua raiva pode prejudicar relacionamentos e decisões. A ira pode entrar em ação durante conflitos, desafios ou situações de estresse em jogo. Seu personagem pode ter dificuldade em manter a calma e tomar decisões racionais quando confrontado com provocações ou obstáculos, tornando-o propenso a ações impulsivas.
Gula
A gula faz com que você seja excessivamente indulgente em prazeres, como comida e bebida. Isso pode levar a problemas de saúde, falta de autocontrole e um foco excessivo no hedonismo. A gula pode ser relevante em situações envolvendo comida, bebida ou prazeres sensoriais. Seu personagem pode ser tentado a consumir excessivamente, mesmo quando isso não é apropriado, criando desafios relacionados à indulgência em jogo.
Avareza
A avareza leva você a desejar poder e riqueza de forma insaciável. Isso pode levá-lo a tomar decisões egoístas, prejudicando os outros em busca de ganhos pessoais. A avareza pode entrar em jogo quando seu personagem é confrontado com oportunidades de acumular riqueza ou poder. Isso pode levá-lo a tomar decisões egoístas, como roubo ou exploração de outros, em busca de ganhos pessoais.
Preguiça
Sua preguiça se manifesta como falta de motivação e disposição para o trabalho. Isso pode prejudicar sua produtividade e impedir que alcance seu potencial máximo. A preguiça pode afetar a motivação de seu personagem para cumprir tarefas ou se envolver em desafios. Isso pode resultar em situações em que seu personagem evita responsabilidades ou deixa de agir quando a ação é necessária.
Luxúria
A luxúria faz com que você seja excessivamente indulgente em prazeres sexuais. Isso pode levar a comportamentos impulsivos e relacionamentos instáveis, prejudicando seu bem-estar emocional e social. Pode surgir em situações envolvendo interações sexuais ou românticas. Seu personagem pode ser impulsivo em busca de prazeres sensuais, o que pode levar a situações de jogo com consequências emocionais e sociais complexas, como relacionamentos instáveis ou envolvimentos impulsivos.