Micro-Scop
Essas são as regras mínimas do Scop – sem complicação nenhuma, só diversão, para você começar a jogar agora mesmo!
Criando Personagens
Baixe e imprima a imagem com a Ficha de Personagem abaixo, e escolha seus Conceitos e Habilidades.
- Conceitos
Um conceito descreve brevemente o que você é, e consegue fazer de forma intuitiva. Pode ser bom em algumas situações e ruim em outras. Entra em ação toda vez que você precisar resolver uma ação relacionada a ele. Responda às perguntas abaixo:
- Habilidades
Uma habilidade é tudo o que você aprendeu. Ao tentar resolver uma ação qualquer, escolha a habilidade a ser testada. Você tem uma habilidade em nível +2, quatro habilidades em nível +1, e duas habilidades em nível -1. O que não estiver escrito aqui, considere como sendo zero.
- Vitalidade
Seu personagem começa o jogo com 6 pontos de Vitalidade. Esse é o valor máximo, e você não pode recuperar Vitalidade acima dele.
- Energia
Seu personagem começa o jogo com 6 pontos de Energia. Esse é o valor máximo, e você não pode recuperar Energia acima dele.
Resolvendo Tarefas
Quando você quiser saber se seu personagem conseguiu realizar uma tarefa, faça o seguinte:
Pegue 1 dado de 6 lados com uma cor ou marca distinta. Esse é o Dado de Base.
Adicione 1 Dado de Apoio para cada Conceito que te ajude. Remova 1 Dado de Apoio para cada Conceito que te prejudique.
Se alguma Habilidade se aplicar, adicione o número de Dados de Apoio indicado por ela. Remova dados se a Habilidade for negativa.
Jogue os dados, e descarte todos os dados cujo resultado for 4 ou mais.
O valor de base é o resultado do Dado de Base, se ele não foi eliminado; se foi, o valor de base é zero.
Some +1 para cada Dado de Apoio que não foi eliminado.
Se o resultado for 2 ou mais, você conseguiu!
Buscando Forças
Se você não conseguiu, ou se quiser melhorar o seu resultado, Busque suas Forças!
Gaste 1 ponto de Energia e jogue novamente os dados que você descartou antes. Elimine todos os dados cujo resultado for maior que 3.
Cada dado restante dá um bônus de +1 na resultado anterior.
Você recupera 1 ponto de Energia para cada hora que descansar, ou a cada vez que interpretar seu personagem de acordo com seus Conceitos.
Combate
Se você precisa derrotar um adversário, entre em combate:
Identifique quem é o seu adversário.
Você e seu inimigo jogam os dados usando suas Habilidades de combate.
Quem obtiver o resultado mais alto é o vencedor daquela rodada.
A margem de sucesso do vencedor é o dano causado.
E é isso, você está pronto para jogar. Agora é só se divertir!