{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-basico.jpg)
metatag-description=(Scop RPG)
metatag-og:description=(Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG)
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~~NOTOC~~
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====== Sistema Básico ======
Você encontra aqui as regras básicas do Scop. Com elas, é possível jogar aventuras simples, e até mesmo campanhas inteiras. Para jogar o Scop, você precisa de apenas algumas coisas:
* **Ler as regras básicas** (logo a seguir);
* **Algumas cópias da {{wiki:scop_-_ficha_editável.pdf|Ficha de Personagem}}**, para descrever seus personagens. A ficha é editável e você pode fazer quantas cópias quiser;
* **Alguns dados de 10 faces,** facilmente encontrados em lojas de jogos;
* **Alguns amigos** dispostos a jogar;
* Alguém que se disponha a ser o **Mestre do Jogo.**
Todas as seções contém exemplos, mas eles aparecem de forma retraída. Você pode expandi-los clicando nas setas:
++++ Exemplo |
Ao clicar na seta novamente, a seção desaparece. Assim, você só vê o que você precisa ver! Sugestão: em sua primeira leitura, leia todos os exemplos com atenção. Quando você estiver consultando as regras, pode deixá-los retraídos. Dica: o botão com as três setinhas do lado direito da página expande //todas// as seções.
++++
Antes de querer ler as regras, você pode querer dar uma olhada em alguns personagens prontos, para ter uma ideia melhor do que está descrito em cada seção abaixo. [[personagem:exemplos|Veja aqui]] algumas fichas prontas para diversos cenários diferentes!
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===== Regras =====
? [[basico:tarefas|Resolvendo Tarefas]]
: Descubra como realizar um teste para decidir se seu personagem consegue ou não de realizar uma ação.
? [[basico:conflitos|Conflitos]]
: Muitas vezes, você deve enfrentar outros personagens, com objetivos próprios -- contra os seus!
? [[basico:combates|Combates]]
: Violência é uma constante em jogos de RPG. Veja como lidar com a situação.
? [[basico:personagens|Personagens]]
: Se você quiser criar um personagem único, veja como.
? [[basico:regras_opcionais|Regras Opcionais]]
: Características adicionais para incrementar seu personagem.
? [[basico:evolucao|Evolução]]
: Conforme seu personagem vivencia aventuras, ele aprende novas habilidades.
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===== Seção do Mestre =====
Em várias das páginas de regras e cenários, você vai encontrar a **Seção do Mestre**, com alguns textos retraídos. Essas seções apresentam dicas para o Mestre do Jogo, formas de interpretar as regras e os resultados, além de algumas regras opcionais. As seções aparecem retraídas para não distrai-lo do texto principal, mas é só clicar na seta para ver cada informação.
++++ Sessão Zero |
Uma ideia ótima para preparar os jogadores e ajudá-los a escolher seus personagens é ter uma //sessão zero// para discutir temas da campanha, como o cenário e os perigos. Os jogadores podem dar sugestões sobre o que gostariam de ver e onde gostariam de jogar. Essas conversas costumam gerar boas ideias, então preste atenção a elas para incorporá-las no jogo.
Para garantir que a diversão do jogo não seja diminuída por situações desconfortáveis para os jogadores, é importante perguntar a eles quais temas //não// gostariam de ver abordados, como violência excessiva ou estereotipagem de personagens. Também é recomendado criar um protocolo, como um sinal específico com as mãos, para que os jogadores possam sinalizar quando se sentirem desconfortáveis com alguma situação no jogo e pausar o jogo para resolver o problema.
Aqui vai um //checklist// do que é interessante fazer na sessão zero.
* **Converse sobre a programação:** defina os dias e os horários dos jogos, certificando-se de que todos estejam presentes ou informem previamente se não poderão comparecer. Crie um protocolo para lidar com as sessões em que um jogador não possa participar.
* **Discuta o enredo da campanha** (sem dar //spoilers//): discuta o tema, o cenário e a ambientação, assim como os desafios que os personagens enfrentarão, qual seu ponto de partida e quais seus objetivos. Encare isso como uma //sinopse// preliminar da campanha, deixando claro que a historia pode mudar dependendo das ações dos personagens.
* **Pergunte aos jogadores o que eles esperam da campanha:** com isso, você pode ajustar suas aventuras para estar mais ao gosto deles, o que garante diversão para todo mundo. Talvez eles prefiram combater monstros em uma campanha épica ou manipular intrigas políticas na corte. É possível adaptar o enredo para atender às preferências do grupo.
* **Crie os personagens:** durante a discussão, os jogadores terão uma boa ideia de como querem que seus personagens sejam. A criação de personagens no Scop é fácil, então é possível fazê-la ao mesmo tempo. Os jogadores podem ajustar seus personagens conforme discutem.
* **Defina as //regras da casa//:** mesmo que o sistema de RPG Scop seja flexível, pode ser necessário definir algumas diretrizes ou soluções alternativas para determinadas situações. Certifique-se de deixar isso claro para os jogadores e pergunte a opinião deles.
* **Peça aos jogadores que deixem bem claro o que eles //não// querem ver:** a fim de evitar qualquer desconforto que possa atrapalhar a diversão. Lembre-se de que o RPG deve ser um passatempo relaxante para todos e é importante respeitar as preferências dos jogadores. Não interprete essas restrições como fraqueza dos jogadores - cada pessoa é única e tem suas próprias experiências e limites. Faça o possível para tornar as reuniões memoráveis e agradáveis para todos.
> **Exemplo**\\ Com relação ao último tópico, pode ser interessante criar um //protocolo// que os jogadores sigam quando quiserem sinalizar que alguma cena está indo por um caminho desconfortável. Por exemplo, cada jogador pode ter um //cartão// que pode levantar para //pular// uma cena indesejada. Quando isso acontecer, o MJ deve redirecionar a narrativa para contornar o problema, sem maiores perguntas para evitar constrangimento. Discuta com os jogadores de que formas isso pode ser feito.
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===== Seção do Criador =====
A **Seção do Criador** é parecida com a Seção do Mestre, mas aqui vão aparecer dicas de como interpretar a decrições do sistema e adaptá-lo à //sua ambientação//. Vão aparecer aqui também algumas dicas de //como// criar coisas (como raças, profissões, armas, e todas essas coisas bacanas que aparecem em cenários de RPG). O objetivo é permitir que você adapte o Scop para ser o sistema daquele cenário bacana que você imaginou!
++++ Usando o Scop |
Se você está criando o seu próprio jogo usando Scop como o sistema de base, vai perceber que o processo é muito simples. Para tornar tudo ainda mais fácil, as próximas seções são escritas de forma que você possa incorporá-las ao seu texto com poucas ou nenhuma alteração, exceto por algumas explicações ou para adaptar os exemplos ao seu cenário específico.
Lembre-se de que o Scop é modular: você não precisa acrescentar todas as regras e módulos disponíveis, o sistema continuará funcionando. Também não é necessário incluir uma infinidade de regras complementares, basta adicionar as regras que julgar mais importantes e disponibilizar o link deste site para aqueles que desejarem mais informações.
Assim você economiza seu tempo e espaço no seu texto para você desenvolver o seu cenário com mais tranquilidade.
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