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~~NOTOC~~
====== Variações na Resolução de Conflitos ======
Em alguns casos, pode ser mais emocionante resolver um [[sistema:conflitos|Conflito]] em alguns turnos, dando oportunidade para os personagens mudarem suas estratégias e melhorar suas chances de vitória. Em outras situações, os Conflitos são naturalmente divididos em diversos conflitos menores que podem ser resolvidos um a um. As regras a seguir são ideias de como resolver situações como essas.
++++ Exemplo |
Um conflito diplomático é resolvido através de longas etapas de negociações e argumentação em encontros. Muitas vezes, o resultado do discurso do diplomata de um país afeta as decisões de outro, e um terceiro país precisa mudar completamente sua estratégia para obter vantagens ou, ao menos, resultados que não o prejudiquem. Você pode encarar isso como um Conflito realizado ao longo de dias e dias de negociações. Os personagens fazem seus movimentos pelo difícil ambiente, e os testes são realizados ao final de cada etapa. Ao final, quem //estiver na frente// concretiza seus objetivos — dependendo do quanto ele foi bem sucedido em relação aos outros diplomatas.
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===== Corridas =====
//Corrida// é um termo genérico para o tipo de [[sistema:conflitos|Conflito]] em que dois ou mais personagens aplicam seus esforços ao longo de várias etapas, tentando obter o melhor resultado possível ao final. Esse tipo de resolução pode ser usado em corridas, perseguições, apostas, jogos de azar, negociações, etc.
Funciona como uma [[:sistema:variacoes_de_tarefas#tarefas_prolongadas|Tarefa Prolongada]], mas resolvida entre dois personagens. Divida o Conflito em várias etapas. Todos os personagens envolvidos agem simultaneamente, realizando os testes adequados ao final de cada etapa, somando os resultados dos dados a cada teste. A //Corrida// prossegue por um certo número de turnos ou até que um determinado valor seja atingido. O personagem com maior resultado final é o vencedor.
++++ Exemplo |
Dois personagens, Albus e Gaius, vão participar de uma corrida de bigas na Roma Antiga. Existem vários corredores, mas o conflito principal é entre os dois. O Mestre decide que a corrida será decidida em 5 voltas, e que um teste é realizado ao final de cada volta. Os dois possuem Lidar com Animais em nível +2, então é uma corrida disputada. O MJ decide que a diferença entre os resultados é a distância relativa entre as bigas.
* Durante a primeira volta, o caminho ainda está limpo. Ao final dessa volta, o jogador controlando Albus lança os dados e obtém 2, 4, 7 e 8, portanto, seu resultado inicial é 5. O jogador controlando Gaius obtém 3, 5, 6 e 6, e seu valor inicial é 3. Albus está na frente.
* Após uma volta, o caminho ainda está livre — não aconteceram muitos acidentes no percurso — e ambas as bigas podem completar o percurso sem maiores incidentes. Albus obtém 2, 3, 7 e 10, o que lhe dá um bônus de +4; Gaius consegue 1, 5, 5 e 6, recebendo um bônus de +1. Seus resultados agora são, respectivamente, 9 e 4. Albus conseguiu uma boa dianteira.
* Na terceira volta, o MJ resolve criar uma complicação, e determina que houve um acidente entre dois outros corredores. É necessário que ambos desviem-se dos destroços, o que corresponde a uma penalidade de -1 dado para cada um. Jogando os dados, Albus obtém resultados 1, 7 e 8, ou seja, um bônus de +1 contando com a penalidade; Gaius consegue 3, 4 e 4, um avanço de +6!. Os resultados são 10 e 10, e ambos estão empatados.
* As outras voltas continuam da mesma maneira. Os personagens podem tentar outras estratégias para obter vantagens. Depois de alguns turnos, o placar final foi 13 a 11 em favor de Albus, que é declarado o vencedor.
Note que a diferença entre os resultados intermediários é uma medida de quanto um personagem está melhor que o outro. Uma diferença de 1 nível indica que um corredor está apenas um ou dois metros à frente do outro.
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===== Duelos =====
Um //Duelo// é um tipo de [[sistema:conflitos|Conflito]], em geral entre apenas dois participantes, que aplicam seus esforços de forma a obter vantagens crescentes até um desfecho final. Pode ser usado para resolver, por exemplo, lutas de esgrima, uma partida de xadrez, um debate, uma negociação diplomática, ou uma queda de braço. É também um Conflito prolongado, mas resolvido de forma diferente de uma Corrida.
Imagine um //ponteiro// — ou a posição dos braços em uma queda-de-braço — que pendem para um lado ou para o outro, dependendo de quem está vencendo. Os personagens envolvidos agem simultaneamente, testando as características adequadas. Para cada teste, avance o //ponteiro// um passo na direção do vencedor: o primeiro a alcançar a posição final é o vitorioso. Ou, se for a situação, o vencedor é aquele do qual o //ponteiro// está mais próximo ao final de uma quantidade determinada de turnos.
++++ Exemplo |
Dois personagens, Louis e Adrien, estão em um duelo de esgrimas na França Renascentista. Um conflito como esse pode ser resolvido de maneira simples, sem recorrer às regras de combate -- considere que os personagens estão em posição de duelo, brandindo suas espadas, procurando brechas na defesa do adversário e lançando golpes quando possível. Em determinado momento, um personagem está em vantagem; em outro momento, o outro está. O Mestre decide que o duelo começa com o //ponteiro// em zero, e o duelo termina quando um dos personagens alcançar 3 pontos em seu favor. Louis tem Esgrima +2, e lança 5 dados; Adrien tem Esgrima +1, e lança 4 dados.
- No primeiro teste, Louis consegue resultado 2, e Adrien consegue 3. Com isso, o ponteiro move uma posição na direção de Adrien;
- A escaramuça continua, e na segunda etapa, Louis consegue 2, o mesmo resultado obtido por Adrien. Nesse caso, não houve vencedor, e o ponteiro não se move;
- No próximo lance, Louis consegue resultado 2, e Adrien consegue 1. O ponteiro move na direção de Louis, voltando à posição original;
- No turno seguinte, Louis consegue 3, e Adrien apenas 1. O ponteiro move-se na direção de Louis mais uma vez;
- Louis consegue 3, e Adrien apenas 1. O ponteiro move-se na direção de Louis novamente, e, com apenas mais um golpe, será o vencedor. Note que, como a diferença foi grande, o MJ poderia ter decretado a vitória de Louis nesse momento!
- Por fim, Louis consegue 2, e Adrien apenas 1. Com isso, Louis obteve 3 vitórias e reverteu a vantagem inicial de Adrien, tornando-se o vencedor do embate.
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