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~~NOTOC~~
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====== Movimentação ======
Movimentações feitas dentro de uma mesma cena não necessitam ter o esforço associado a elas calculado -- ela apenas acontece, sem a necessidade de controlar o tempo ou o esforço do deslocamento. Apenas verifique se o movimento foi bem-sucedido ou não. Você não precisa rolar dados toda vez que um personagem se move. Apenas considere testes quando:
* O terreno for instável, perigoso ou exigir esforço especial (pular, escalar, nadar, correr em terreno irregular).
* A movimentação tiver impacto direto na tensão da cena, como em perseguições, fugas ou combates.
* Os personagens estiverem disputando velocidade ou prioridade (quem chega primeiro, quem alcança o artefato a tempo, etc.).
* A movimentação for limitada por alguma condição física (ferimentos, exaustão, carga).
Use o bom senso para definir o teste mais apropriado com base no que está acontecendo. Algumas sugestões:
^ Situação ^ Habilidade sugerida ^
| Escalar uma parede | Proezas Atléticas |
| Fugir em meio à multidão | Reflexos |
| Correr por telhados | Proezas Atléticas + Reflexos |
| Nadar contra correnteza | Força ou Proezas Atléticas |
| Movimentar-se com carga | Força |
| Mover-se em silêncio | Ações Furtivas |
Movimentação pode ser limitada por:
* Terrenos difíceis, como lama, escadas quebradas, destroços, gelo.
* Clima, como ventos fortes, chuva intensa ou neblina.
* Carga excessiva ou ferimentos.
* Espaços apertados ou multidões.
Aplique penalidades aos testes (removendo Dados de Apoio), ou aumente a dificuldade da ação para cada condição que dificulte a movimentação dos personagens. Se for necessário, leve em conta a sua severidade: uma chuva forte pode atrasar os personagens, mas uma grande tempestade vai realmente se tornar um problema para o seu avanço. Outra opção é marcar tempo com um contador, se o movimento for parte de uma corrida contra o relógio.
Conceitos relevantes podem ser usados para evitar um teste ou facilitar o movimento -- por exemplo, alguém com o Conceito "Criado nas Ruas da Capital" pode evitar penalidades ao fugir por vielas urbanas.