{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-sistema-movimento.jpg) metatag-description=(Scop RPG) metatag-og:description=(Sistema Genérico, Modular, Customizável e Aberto de RPG) }} ~~NOTOC~~ {{ :images:header-sistema-movimento.jpg }} ====== Movimentação ====== Movimentações feitas dentro de uma mesma cena não necessitam ter o esforço associado a elas calculado -- ela apenas acontece, sem a necessidade de controlar o tempo ou o esforço do deslocamento. Apenas verifique se o movimento foi bem-sucedido ou não. Você não precisa rolar dados toda vez que um personagem se move. Apenas considere testes quando: * O terreno for instável, perigoso ou exigir esforço especial (pular, escalar, nadar, correr em terreno irregular). * A movimentação tiver impacto direto na tensão da cena, como em perseguições, fugas ou combates. * Os personagens estiverem disputando velocidade ou prioridade (quem chega primeiro, quem alcança o artefato a tempo, etc.). * A movimentação for limitada por alguma condição física (ferimentos, exaustão, carga). Use o bom senso para definir o teste mais apropriado com base no que está acontecendo. Algumas sugestões: ^ Situação ^ Habilidade sugerida ^ | Escalar uma parede | Proezas Atléticas | | Fugir em meio à multidão | Reflexos | | Correr por telhados | Proezas Atléticas + Reflexos | | Nadar contra correnteza | Força ou Proezas Atléticas | | Movimentar-se com carga | Força | | Mover-se em silêncio | Ações Furtivas | Movimentação pode ser limitada por: * Terrenos difíceis, como lama, escadas quebradas, destroços, gelo. * Clima, como ventos fortes, chuva intensa ou neblina. * Carga excessiva ou ferimentos. * Espaços apertados ou multidões. Aplique penalidades aos testes (removendo Dados de Apoio), ou aumente a dificuldade da ação para cada condição que dificulte a movimentação dos personagens. Se for necessário, leve em conta a sua severidade: uma chuva forte pode atrasar os personagens, mas uma grande tempestade vai realmente se tornar um problema para o seu avanço. Outra opção é marcar tempo com um contador, se o movimento for parte de uma corrida contra o relógio. Conceitos relevantes podem ser usados para evitar um teste ou facilitar o movimento -- por exemplo, alguém com o Conceito "Criado nas Ruas da Capital" pode evitar penalidades ao fugir por vielas urbanas.