~~NOTOC~~ ====== Jogando os Dados ====== Vamos começar explicando como //jogar os dados//. O Scop utiliza apenas um método para jogar os dados e resolver ações. Para realizar um //Teste//, você vai jogar alguns //dados de 10 faces//. Faça da seguinte forma: * **Jogue os dados**; * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 4. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. * Entre os dados que sobraram, **escolha o de maior valor**. * **Some +1** para cada outro dado restante. ++++ Exemplo | Para tentar realizar uma determinada Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2, 3, 7 e 9. Os dados iguais a 7 e 9 são eliminados; entre os restantes, o dado igual a 3 é o mais alto, e ela ganha +1 para o dado que sobrou. O resultado da jogada é 4. ++++ Se algo tornar a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode aplicar bônus ou penalidades à //quantidade de dados// ou ao //resultado final// da jogada. Se a quantidade de penalidades for alta o suficiente para reduzir a quantidade de dados a zero, seu personagem falha automaticamente na Tarefa. A quantidade de dados que você precisa jogar e como você interpreta os resultados depende de [[sistema:tarefas|qual Tarefa você quer resolver]]. Siga o link para dar uma olhada. ---- ===== O Dado do Drama ===== Quando separar os seus dados para lançar, escolha um deles — com uma cor diferente, ou algo que o distingua dos outros. Se esse dado for //igual a 4//, algo bom acontece; pelo contrário, quando for //igual a 10//, algo ruim acontece — //independente// da tarefa ter sido bem sucedida ou não. ++++ Exemplo | Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, iniciando um [[:combate:combates_descritivos|Combate]]. Atacando com seu machado, ele é capaz de acertar o animal, causando grandes ferimentos. Infelizmente, seu dado do drama foi igual a 10 — o MJ decide que, apesar do ataque ser bem sucedido, sua arma ficou presa no corpo do animal, escapulindo de suas mãos. Nghar agora está desarmado. ++++ ---- ===== Buscando Forças ===== Não é incomum que um personagem queira — ou //precise// — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, mesmo que isso o deixe esgotado. Declare que está //Buscando Suas Forças// ou //Fazendo um Esforço Adicional//: jogue novamente os dados //que foram eliminados//, e, como antes, descarte os resultados acima de 4. Cada dado restante é um bônus de +1 à jogada inicial. Você pode fazer isso //mesmo se todos os dados originalmente falharem// (considere, nesse caso, que o resultado inicial é 0)! Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de [[sistema:energia|Energia]], que é uma medida de quanta disposição seu personagem ainda tem. Você só pode fazer isso uma vez por Tarefa e se, por qualquer motivo, a Energia não puder ser usada (ou você não tiver mais Energia), então rolar novamente os dados é impossível. ++++ Exemplo | No exemplo acima, Meggan pode gastar um ponto de Energia para jogar novamente os dados eliminados. Ela obtém 2 e 5. O dado igual a 5 é eliminado, e o dado restante dá um bônus de +1 à jogada inicial. Seu resultado agora é 5. ++++ ---- ===== Regras Opcionais ===== ++++ Eliminando Dados | Normalmente, em um jogo de Scop, você vai jogar algo entre 1 a 6 dados, o que não é muito. Mas existem jogadores que preferem jogar a menor quantidade de dados possível. Se você é um desses, esta regra opcional pode ajudar. É simples: troque cada 2 dados por um bônus de +1 no resultado final. Isso não dá //exatamente// o mesmo resultado que jogar a quantidade inicial, mas é uma boa aproximação. No entanto, tome cuidado, porque isso pode diminuir suas chances de sucesso, especialmente se você joga poucos dados. > **Exemplo**\\ Para realizar um teste, Meggan precisa jogar 7 dados. Se ela decidir eliminar alguns dados, ela pode trocar 2 dados por um bônus de +1 no resultado da jogada, lançando apenas 5 dados. Se ela decidisse trocar 4 dados, jogaria apenas 3 dados, mas receberia um bônus de +2 no resultado final. Essa opção é ótima para personagens muito poderosos, que poderiam jogar dezenas de dados. Personagens normais devem fazer essa escolha com cuidado, porque se você reduzir demais a quantidade de dados, suas chances de conseguir um resultado bom podem cair bastante. ++++ ++++ Outras Formas de Buscar as Forças | //Buscar as Forças// pode ser uma estratégia pouco efetiva se você joga poucos dados. Isso é de propósito, afinal, significa que seu personagem não tem familiaridade com aquela Tarefa, e nem mesmo se esforçando muito ele pode conseguir um resultado bom. No entanto, se você acha que isso é injusto, pode realizar o Esforço da seguinte maneira: * Jogue novamente **o dado mais alto**, aquele que você somou o valor inteiro no resultado. * Se o resultado for **maior que 4**, elimine o dado. * Se o resultado for **menor ou igual a 4**, substitua seu valor na contagem dos dados. * Os dados retidos na jogada anterior continuam dando o mesmo bônus de antes. > **Exemplo**\\ Meggan realiza um teste com apenas dois dados. Ela obtém 1 e 1, o que dá um valor não muito bom de 2. Ela decide Buscar suas Forças e joga um dos dados novamente. Vamos ver algumas possibilidades: > > ** * Ela obtém 3.** Considere como se os dados fossem originalmente 1 e 3. Com isso, o resultado se torna 4, que é bem melhor. > ** * Ela obtém 7.** O dado é eliminado, e o resultado de 1 fica valendo. Note que esse valor é devido ao //bônus// do dado retido, e não seu valor de face! Note que //é possível// que o novo resultado seja pior que o original. É duro, mas a vida é assim. No entanto, se o MJ permitir, o melhor resultado pode ser levado em consideração. ++++ ++++ Jogando Dados de Seis Faces (d6) | Se você não tem dados de dez faces em casa, ou não gosta de usá-los, ou simplesmente se preferir, você pode usar dados comuns de seis lados quase sem nenhuma modificação. Você joga a mesma quantidade de dados, e contabiliza os resultados como antes. A //única// diferença é que você retém //apenas// os dados com resultado igual a 3 ou menos. > **Exemplo:**\\ Meggan joga seus 4 dados, mas agora usando dados de 6 lados. Ela consegue 2, 2, 4 e 5. Ela elimina os dados iguais a 4 e 5. O dado mais alto que sobra tem valor igual a 2, então essa é a base do seu resultado. O outro dado que restou dá um bônus de +1, portanto, seu resultado final é igual a 3. Há apenas algumas diferenças. Quando se joga apenas um dado, as tarefas se tornam um pouco mais difíceis: você não consegue um resultado igual a 4, por exemplo, e mesmo obter um 3 pode ser um pouco complicado. Por outro lado, quando a quantidade de dados a ser jogada é acima de 5, as probabilidades ficam (um pouco mais) a favor do personagem. As diferenças, no entanto, não são assim tão significativas, e é sempre possível usar Energia para reverter resultados desfavoráveis. Buscar as Forças funciona exatamente da mesma maneira descrita anteriormente. Para o Dado do Drama, considere que algo bom acontece quando o resultado é igual a 3, e algo ruim quando o resultado é igual a 6. Isso torna o Dado do Drama um pouco mais significativo, mas isso faz parte da diversão. ++++ ---- ===== Seção do Criador ===== ++++ Que Tipo de Resultados Essa Jogada Dá? | Se você está criando seu próprio cenário e adaptando para um sistema, provavelmente sua principal preocupação é: que tipo de resultados eu obtenho com essa jogada? A jogada de dados do Scop pode parecer estranha à primeira vista, mas ela é bastante simples (pegue alguns dados e jogue algumas vezes para se certificar). Ela foi criada dessa maneira para ser //qualitativa// e //quantitativa// ao mesmo tempo. De maneira geral, um teste terá como resultados valores entre 0 e 6, com média por volta de 3, especialmente para personagens na escala humana. Esse resultado é //qualitativo// porque, sendo 3 a média humana, você pode interpretar esse valor como sendo a dificuldade média de uma ação rotineira: se o personagem conseguiu atingir esse valor, ele foi bem-sucedido, caso contrário, nem tanto. Você pode interpretar valores diferentes em uma //escala// de qualidade: 2 seria um resultado um pouco pior que 3, 1 é muito pior; 4 é melhor, e 5 é muito melhor. A faixa de valores também é //quantitativa// porque você pode interpretá-la como sendo uma representação abstrata de grandezas físicas: o resultado dos dados pode ser uma medida -- em termos de jogo -- de quanto peso o personagem consegue levantar, que altura ele consegue escalar, quanta informação ele consegue memorizar, e assim por diante. Um resultado igual a 3, por exemplo, significa que o personagem é capaz de levantar o mesmo tanto que um humano médio consegue. Com isso, fica bastante fácil definir dificuldades para as situações em seu cenário: é algo que um ser humano comum conseguiria fazer? Atribua a dificuldade 3. É algo que exige treinamento? Atribua a dificuldade 4, e assim por diante. Se você quiser uma análise mais detalhada das probabilidades da jogada de dados do Scop, [[:nota:analise_do_scop|veja aqui!]] E se quiser uma interpretação mais profunda da relação entre o resultado dos dados e o mundo real, [[:sistema:efeitos|veja estas tabelas!]] ++++