====== Análise das Probabilidades no Scop ====== Antes de decidir se você quer usar o Scop em seu cenário, talvez você queira dar uma olhada com um pouco mais de profundidade em como a jogada de dados se comporta. Ou, em outras palavras, //quais são as chances de sucesso em uma Tarefa//? O gráfico abaixo mostra as probabilidades ([[:sistema:jogando_os_dados|dê uma outra olhada na jogada de dados]] se você não se lembra como ela funciona). Como no Scop, bônus e penalidades afetam, primordialmente, a quantidade de dados jogados, é fácil interpretar o gráfico abaixo. Cada linha colorida é o comportamento da jogada para uma certa quantidade de dados, e cada valor na horizontal mostra a probabilidade de obter //aquele valor ou mais//. (Já que é possível jogar o Scop usando tanto dados de 6 lados quanto de 10 lados, estamos mostrando os resultados aqui para as duas situações. Veja como são parecidas!) {{ plot:scopprobabilities.png }} Por exemplo, a linha em vermelho indica os resultados possíveis jogando apenas o Dado do Drama -- as outras linhas mostram o que acontece com a adição de Dados de Apoio (dados negativos significam Dados de Penalidade). A probabilidade de obter 1 ou mais é exatamente 50%, de obter 2 ou mais é 33.33%, e a de obter 3 ou mais é 16.67%. Não é possível obter 4 ou mais usando apenas o Dado do Drama. As outras curvas se comportam exatamente da mesma forma. Ou seja, uma pessoa mediana tentando uma tarefa simples tem exatamente 50% de chances de conseguir um sucesso parcial, e 33% de conseguir um sucesso completo. Se você seguir as curvas na vertical, vai ver que essas chances vão aumentando conforme você aumenta o número de dados. De fato, a probabilidade de obter 2 ou mais são exatamente as seguintes: ^ Número de Dados de Apoio ^ Probabilidade (d6) ^ Probabilidade (d10) ^ | -3d | 10,42 | 12,00 | | -2d | 16,67 | 28,00 | | -1d | 25,00 | 24,00 | | 0d | 33,33 | 30,00 | | 1d | 41,67 | 36,00 | | 2d | 58,33 | 60,00 | | 3d | 72,92 | 78,24 | | 4d | 83,33 | 88,99 | | 5d | 90,10 | 94,68 | | 6d | 94,27 | 97,50 | | 7d | 96,74 | 98,85 | {{ plot:scopsuccess.png }} Então, um personagem realizando uma Tarefa com dificuldade normal, com dois Conceitos aplicáveis, e uma Habilidade em +2, jogando no total 4 Dados de Apoio, tem 83,33% de chances de ser bem-sucedido. Uma vez que, no Scop, o valor exato do resultado pode ser usado para conceder bônus, penalidades, afetar outras jogadas e, de maneira geral, indicar a capacidade do seu personagem, é interessante analisarmos a [[nota:probabilidade_parte_4|média]] do resultado. A média é o que você esperaria obter como resultado caso os resultados da jogada fossem sempre iguais (não é //exatamente// isso, mas é uma interpretação útil): ^ Número de Dados de Apoio ^ Média (d10) ^ Média (d6) ^ | -3d | -0,50 | -0,80 | | -2d | 0,00 | -0,20 | | -1d | 0,50 | 0,40 | | 0d | 1,00 | 1,00 | | 1d | 1,50 | 1,60 | | 2d | 2,00 | 2,20 | | 3d | 2,50 | 2,80 | | 4d | 3,00 | 3,40 | | 5d | 3,50 | 4,00 | | 6d | 4,00 | 4,60 | | 7d | 4,50 | 5,20 | Dá para ver facilmente que a adição de cada Dado de Apoio aumenta o valor médio em exatamente 0,5. Isso significa que cada dois Dados de Apoio equivalem a +1 no resultado final. Você pode usar isso para simplificar as jogadas de dados. Essas probabilidades foram calculadas utilizando o excelente site [[https://anydice.com/program/3e556|Anydice]]. Ao clicar no link, o programa vai abrir, mostrando resultados mais completos para você analisar como quiser (e testar algumas modificações, se tiver a inclinação para isso). Não se esqueça de fazer uma doação! Se você tiver algum problema com o programa, copie o texto abaixo, cole na janela de //script//, e clique em //Calculate//. function: cut R:n at T:n { if R <= T { result: R } result: 0 } D: [ cut 1d6 at 3 ] R: 1d6 > 3 loop M over { -3..7 } { output 1dD + MdR named "Dado do Drama + [M]d6 Dados de Apoio" } E: [ cut 1d10 at 4 ] S: 1d10 > 4 loop M over { -3..7 } { output 1dE + MdS named "Dado do Drama + [M]d10 Dados de Apoio" }