====== Análise das Probabilidades no Scop ====== Antes de decidir se você quer usar o Scop em seu cenário, talvez você queira dar uma olhada com um pouco mais de profundidade em como a jogada de dados se comporta. Ou, em outras palavras, //quais são as chances de sucesso em uma Tarefa//? O gráfico abaixo mostra as probabilidades ([[:sistema:jogando_os_dados|dê uma outra olhada na jogada de dados]] se você não se lembra como ela funciona). Como no Scop, bônus e penalidades afetam, primordialmente, a quantidade de dados jogados, é fácil interpretar o gráfico abaixo. Cada linha colorida é o comportamento da jogada para uma certa quantidade de dados, e cada valor na horizontal mostra a probabilidade de obter //aquele valor ou mais//. {{ plot:scopprobabilities.png }} Por exemplo, a linha mais baixa, em preto, indica os resultados possíveis jogando apenas um dado. A probabilidade de obter 1 ou mais é exatamente 40%, de obter 2 ou mais é 30%, de obter 3 ou mais é 20%, e de obter 4 ou mais é 10%. Não é possível obter 5 ou mais usando um dado apenas. As outras curvas se comportam exatamente da mesma forma. Dá pra ver que, jogando dois dados, a probabilidade de obter 3 ou mais é de cerca de 40%. Ou seja, uma pessoa mediana tentando uma tarefa simples tem mais ou menos 40% de chances de ser bem-sucedida. Se você seguir as curvas na vertical, vai ver que essas chances vão aumentando conforme você aumenta o número de dados. De fato, a probabilidade de obter 3 ou mais são exatamente as seguintes: ^ Número de Dados ^ Probabilidade (d10) ^ Probabilidade (d6) ^ | 1d | 20,00 | 16,67 | | 2d | 39,00 | 38,89 | | 3d | 55,00 | 58,33 | | 4d | 67,60 | 72,92 | | 5d | 77,10 | 82,99 | | 6d | 84,06 | 89,58 | | 7d | 89,04 | 93,75 | | 8d | 92,54 | 96,31 | | 9d | 94,96 | 97,85 | | 10d | 96,62 | 98,76 | (Já que é possível jogar o Scop usando tanto dados de 10 lados quanto de 6 lados, estamos mostrando os resultados aqui para as duas situações. Veja como são parecidas!) Então, um personagem realizando uma Tarefa com dificuldade normal, com dois Conceitos aplicáveis, e uma Habilidade em +2, jogando no total 6 dados, tem 84% de chances de ser bem-sucedido. Uma vez que, no Scop, o valor exato do resultado pode ser usado para conceder bônus, penalidades, afetar outras jogadas e, de maneira geral, indicar a capacidade do seu personagem, é interessante analisarmos a [[nota:probabilidade_parte_4|média]] do resultado. A média é o que você esperaria obter como resultado caso os resultados da jogada fossem sempre iguais (não é //exatamente// isso, mas é uma interpretação útil): ^ Número de Dados ^ Média (d10) ^ Média (d6) ^ | 1d | 1,00 | 1,00 | | 2d | 1,86 | 1,86 | | 3d | 2,62 | 2,63 | | 4d | 3,29 | 3,32 | | 5d | 3,91 | 3,97 | | 6d | 4,49 | 4,58 | | 7d | 5,03 | 5,16 | | 8d | 5,54 | 5,73 | | 9d | 6,04 | 6,28 | | 10d | 6,52 | 6,82 | Dá pra ver que a média cresce relativamente rápido para poucos dados, mas depois o crescimento é um pouco mais lento. Isso é em geral desejável em uma mecânica de dados, pois representa bem a curva de aprendizado: as coisas são aprendidas mais rapidamente quando o conhecimento é escasso; depois as coisas ficam mais difíceis. Essas probabilidades foram calculadas utilizando o excelente site [[https://anydice.com/program/33dfa|Anydice]]. Ao clicar no link, o programa vai abrir, mostrando resultados mais completos para você analisar como quiser (e testar algumas modificações, se tiver a inclinação para isso). Não se esqueça de fazer uma doação! Se você tiver algum problema com o programa, copie o texto abaixo, cole na janela de //script//, e clique em //Calculate//. function: cut R:n at T:n { if R <= T { result: R } result: 0 } function: decide R:s { if 1@R = 0 { result: 0 } result: 1@R + (R > 0) - 1 } D: [ cut 1d10 at 4 ] loop M over { 1..10 } { output [ decide MdD ] named "[M]d10" } E: [ cut 1d6 at 3 ] loop M over { 1..10 } { output [ decide MdE ] named "[M]d6" }