{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-modulo-conceitos-motivacoes.jpg) metatag-description=(Scop RPG) metatag-og:description=(Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG) }} ~~NOTOC~~ {{ images:header-modulo-conceitos-motivacoes.jpg }} ====== Motivações ====== Fazendo a pergunta certa, o MJ também pode determinar as motivações de cada personagem e utilizá-las como Conceitos. Nesse caso, os personagens sempre receberão as vantagens relacionadas aos Conceitos quando isso servir para cumprir suas motivações. As entradas abaixo são sugestões do que pode motivar seu personagem, mas pode ser interessante descrevê-las com um pouco mais de detalhe. ++++ Exemplo | A motivação de Nghar é //"vingar-se do feiticeiro D'Nungh"//, que atacou e dizimou sua vila, assassinando toda sua família no processo, e escravizando-o por anos. Ao confrontar um bruxo que pertence à mesma ordem que seu inimigo, qualquer ação que Nghar tomar em relação a esse objetivo ativa seu Conceito. Note que //matar// o bruxo pode não ser seu melhor interesse, pois é ele quem pode lhe dar as informações que deseja. Sendo assim, caso haja uma luta, o MJ decide que Nghar vai //se conter// e recebe uma penalidade. No entanto, se o bruxo for capturado e Nghar resolver //interrogá-lo//, a situação é diferente. ++++ ---- ++++ Amor | Existe uma pessoa específica que faz seu personagem suspirar mais forte. Você acredita que suas ações como um aventureiro vão chamar a sua atenção, e fazer com que ela também se apaixone por você. Ou, você acredita que apenas como aventureiro você pode se considerar digno dela, ou somente levando esse tipo de vida você é capaz de provê-la com riquezas. O que quer que seja, seu objetivo é trazer essa pessoa para o seu lado, e mantê-la lá! Descreva em uma frase quem é essa pessoa e sua relação com ela. Por exemplo: //"Lukah jamais conseguiu se esquecer de Domitila, seu primeiro amor."// ++++ ++++ Ciúmes | Quase da mesma forma que o Amor, sua motivação é uma pessoa. No entanto, neste caso, o que te motiva é que ela não pode ser sua: ela já dedica sua afeição a outra pessoa. Seu personagem sente ódio por aquilo que a atrai, e seu objetivo é destruir essa coisa, ou afastá-la de seu objeto de desejo — em outras palavras, é uma forma possessiva de amor. Descreva o objeto de sua paixão e por que seu personagem não pode tê-la. Por exemplo, //"Poco se ressente que a bela Emília ame outra pessoa."// ++++ ++++ Ganância | Há algo que você deseja e que nunca vai obter o suficiente. Pode ser dinheiro, joias, ou qualquer outro tipo de objeto material (como livros de RPG, por exemplo). Seu personagem muitas vezes não tem um uso adequado para essa coisa: o que ele gosta é de ter para si. Se o objeto for particularmente difícil ou valioso, seu personagem pode descer vários níveis de dignidade para obtê-lo. ++++ ++++ Honra | Você estabeleceu para si um código de ética que decidiu seguir. Esse código, de alguma forma, significa que seu personagem reconheceu que existem situações em que a vida e as coisas devem ser preservadas acima de qualquer alternativa, nem que isso exija que ele coloque a própria vida em risco. Seu código de honra pode ser algo bem específico (como, por exemplo, o código dos cavaleiros medievais) ou algo que seu personagem decida no calor do momento sob algum critério (por exemplo, preservar a paz). ++++ ++++ Lealdade | Você acredita que deve respeitar um juramento (formal ou informal) feito a uma pessoa, grupo, organização ou país, e retribuir a confiança que foi depositada em você. Quase sempre, a Lealdade é uma questão de escolha: quando o objeto de sua lealdade estiver sob risco, ou quando você for tentado a agir contra ele, a tendência é sempre escolher o objeto de sua lealdade. ++++ ++++ Luxúria | Você é simplesmente movido pelo desejo de satisfazer suas necessidades mundanas carnais. Em geral, seu personagem se dedica à obtenção de relações rápidas e sem significado com várias pessoas (ou outras espécies) que aticem seu desejo sexual. Este Conceito é ativado quando uma situação como essa ocorrer. De forma geral, esse Conceito é autoexplicativo. ++++ ++++ Ódio | Existe alguém ou algo em particular que seu personagem odeia. Pode ser uma pessoa específica, ou um grupo de pessoas, uma organização ou até mesmo um país inteiro. Seu personagem se sente realizado quando causa prejuízo essa pessoa (ou essas pessoas), e sua destruição seria seu maior benefício. Descreva o objeto de seu ódio em poucas palavras, por exemplo, //"Nghar odeia o feiticeiro D'Nungh, que assassinou sua família."// > **Atenção:**\\ É preciso um certo cuidado ao definir o objeto do seu ódio — não utilize este Conceito para justificar um preconceito, dê uma justificativa adequada. No entanto, se você quiser que seu personagem odeie um grupo por razões fúteis, certifique-se que todos na mesa concordam com isso! //E lembre-se de deixar sua interpretação na mesa// — no mundo real, atitudes assim não devem ser toleradas. ++++ ++++ Rebeldia | O que motiva suas decisões não é exatamente um processo racional: é o desejo de se colocar contra o que quer que você enxergue como uma ameaça à sua independência. Não é necessário chegar a extremos como dar o contra ao seu grupo de jogo, mas as ordens das autoridades e as proibições são um motivo para seu personagem fazer //exatamente o contrário//. ++++ ++++ Valor | Tudo o que seu personagem mais deseja é provar que tem valor, que é capaz de enfrentar o perigo e sair vitorioso. Não significa que seu personagem não tem medo, significa apenas que ele se sente obrigado a enfrentá-lo, seja para causar orgulho em alguém, seja para não ser ridicularizado posteriormente. ++++ ++++ Vingança | Alguém te causou algum mal há algum tempo, e você não consegue resistir à necessidade de pagar na mesma moeda. Você deseja encontrar essa pessoa e fazer com que ela sinta o mesmo que você sentiu. Note que isso não significa que você deseja matar essa pessoa, embora essa seja uma possibilidade. Mas você pode ser criativo: se ela causou um prejuízo imenso ao seu personagem, você pode desejar causar um prejuízo de mesma amonta, por exemplo. Descreva contra quem e por que você precisa ter sua vingança. Por exemplo //"O parceiro de Spade foi assassinado por um grande chefão da Máfia; ele precisa levá-lo à justiça"//. ++++