{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-sistema-personagens.jpg)
metatag-description=(Scop RPG)
metatag-og:description=(Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG)
}}
~~NOTOC~~
{{ images:header-sistema-personagens.jpg }}
====== Conceitos Universais ======
Aqui você encontrará uma variedade de [[sistema:conceitos|Conceitos]] que podem ser usados para criar personagens mais complexos e interessantes. Estes conceitos abordam aspectos físicos, psicológicos e motivacionais, permitindo que você personalize seus personagens de acordo com suas histórias.
----
===== Minha Maior Qualidade É... / Meu Maior Defeito É... =====
Os Conceitos no link a seguir são //virtudes//, //vantagens//, //fraquezas// ou //falhas// que seu personagem pode ter. Para facilitar, as descrições estão separadas em características Físicas, Psicológicas e Sociais.
? [[modulo:universal:conceitos_fisicos|Características Físicas Inatas]]
: Características como uma propensão ao sono leve (ou pesado) ou uma habilidade fora do comum de se contorcer.
? [[modulo:universal:conceitos_psicologicos|Características Psicológicas]]
: Características psicológicas fazem mais sentido se //representadas// como o caráter de seu personagem, ao invés de simplesmente prover bônus ou penalidades (embora isso //também// possa ocorrer, como com qualquer outro Conceito.)
? [[modulo:universal:conceitos_sociais|Características Sociais]]
: Assim como as características psicológicas, embora possam prover modificadores em situações especiais, fazem muito mais sentido se interpretadas.
----
===== Meu Trunfo É... =====
Se você está usando a regra de Trunfos, então responder a essa pergunta é essencial. A página abaixo tem uma lista de alguns dos Recursos comuns em qualquer tipo de campanha.
* **[[modulo:universal:trunfos|Trunfos]]**
----
===== Minha Motivação É... =====
Fazendo a pergunta certa, o MJ também pode determinar as motivações de cada personagem e utilizá-las como Conceitos. Nesse caso, os personagens sempre receberão as vantagens relacionadas aos Conceitos quando isso servir para cumprir suas motivações. As entradas abaixo são sugestões do que pode motivar seu personagem, mas pode ser interessante descrevê-las com um pouco mais de detalhe.
* **[[modulo:universal:Motivações]]**
----
===== Minha Profissão É... =====
Profissões podem ser assumidas pelos personagens, respondendo a perguntas do tipo //"Eu sou um _"//, ou //"Minha ocupação é _"// e outras semelhantes. No entanto, esses Conceitos podem ser úteis também para o Mestre do Jogo para criar //personagens coadjuvantes// ao planejar sua aventura, ou até mesmo improvisado no calor do momento.
++++ Exemplo |
Se um personagem coadjuvante precisar aparecer durante a história, basta lhe dar um nome e indicar sua profissão. Caso o personagem seja extremamente competente, bastante experiente, ou um dos melhores em seu ramo, indique o tamanho do bônus entre parêntesis para você não esquecer. Assim, //Emily Hagenmeyer, Cientista Muito Competente (+2)//, tem todos os benefícios e prejuízos de ser uma cientista, recebendo +2 ou -2 como seus modificadores.
++++
* **[[modulo:moderno:profissoes|Profissões Modernas]]**
-----
Veja também a página de [[modulo:start|Módulos]] para outras possibilidades, como cenários completos e os Conceitos mais adequados a cada um deles.