{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-devocao.jpg) metatag-description=(Scop RPG) metatag-og:description=(Sistema Genérico, Modular, Customizável e Aberto de RPG) }} ~~NOTOC~~ {{ modulo:poder:religiao:header-devocao.jpg }} ====== Devoção ====== Essa Habilidade Especial associa um personagem a um santo ou santa de sua devoção. Você pode usar essa característica para inserir elementos da religião tradicional em sua campanha, o que é interessante em cenários envolvendo a Idade Média ou outras ambientações religiosas de maneira geral. Você também pode adaptar facilmente as habilidades listadas abaixo trocando os nomes dos santos pelos nomes dos deuses ou semideuses do cenário em que estiver jogando. Para adquirir uma Devoção, seu personagem responde à pergunta //"Eu sou devoto de _"//, ou outra semelhante. A maior parte dessas Habilidades Especiais necessitam de um ponto de Energia para serem utilizadas. Considere que os personagens recuperam a Energia gasta mostrando sua Devoção: orando diariamente para seu padroeiro, fazendo oferendas em um altar ou igreja e respeitando os preceitos ditados por ele de maneira geral. ---- ++++ Santo Adriano | Padroeiro dos guardas. Usando um ponto de Energia, você é capaz de perceber todas as ameaças ao seu redor durante um período de guarda. ++++ ++++ Santo Antônio | Padroeiro das coisas perdidas. Usando um ponto de Energia, você é capaz de encontrar o que estiver procurando, desde que esteja no mesmo local que você. Com essa Benção, você //não// recebe a localização exata do item, e nem é capaz de encontrá-lo se ele estiver distante. ++++ ++++ São Benedito | Padroeiro da Europa. Use um ponto de Energia, e você poderá encontrar um abrigo seguro para passar a noite. ++++ ++++ Santa Cecília | Padroeira dos músicos. Use um ponto de Energia ao tocar uma música ou cantar uma canção, e todos aprovarão sua performance. Você pode usar isso para cair nas boas graças das pessoas que o ouvirem. ++++ ++++ São Cristóvão | Padroeiro das viagens. Use um ponto de Energia, e você saberá que caminho tomar para a próxima etapa de sua viagem, sem se perder. ++++ ++++ São Francisco de Assis | Padroeiro dos animais. Use um ponto de Energia, e você pode acalmar qualquer animal hostil que encontrar, seja ele doméstico ou selvagem. Você também consegue fazer amizade com qualquer animal de comportamento neutro. ++++ ++++ São Jorge | Padroeiro da Inglaterra. Ingleses o tratarão com deferência, e estarão mais dispostos a ajudá-lo. Além disso, você pode usar um ponto de Energia para causar o dobro de dano em um dragão, caso venha a lutar com um. ++++ ++++ São Jaime, o Grande | Padroeiro dos peregrinos, cavaleiros e da Espanha. Habitantes da Península Ibérica o tratarão com deferência e estarão mais dispostos a ajudá-lo. Você recupera um ponto de Energia cada vez que ajudar um peregrino ou proteger um religioso. ++++ ++++ São Jerônimo | Padroeiro dos tradutores. Com o uso de um ponto de Energia, você é capaz de conversar com uma pessoa falando em uma linguagem que você não conhece. Você não aprende a linguagem, apenas é capaz de usar e entender os maneirismos e algumas palavras-chave, o que é o suficiente para entender o significado da conversa. ++++ ++++ São João | Padroeiro das pessoas leais. Você recupera um ponto de Energia toda vez que ajudar um aliado. ++++ ++++ São Judas Tadeu | Padroeiro das causas perdidas. Em uma situação desesperadora, quando todas as esperanças parecem perdidas, você pode gastar um ponto de Energia para reveter a situação em seu favor. Isso se aplica a apenas uma Tarefa, o MJ deve tomar cuidado para que não haja abusos aqui. ++++ ++++ São Lucas | Padroeiro dos médicos. Usando um ponto de Energia, você é automaticamente bem-sucedido em qualquer teste envolvendo curas. Isso inclui magias de cura, se existirem, e também identificação de doenças, venenos e seus tratamentos. ++++ ++++ Santa Margarida da Escócia | Padroeira da Escócia. Escoceses o tratarão com deferência e estarão mais dispostos a ajudá-lo. ++++ ++++ São Patrício | Padroeiro da Irlanda. Irlandeses o tratarão com deferência e estarão mais dispostos a ajudá-lo. Com o uso de um ponto de Energia, você consegue espantar cobras. ++++ ++++ São Paulo | Padroeiro dos missionários. Você pode usar um ponto de Energia para automaticamente ser bem sucedido em um teste de Religião ou História, mesmo se você não tiver a Habilidade relacionada. ++++ ++++ São Pedro | Padroeiro dos pescadores. Com um ponto de Energia, você é capaz de capturar peixes para se alimentar, se estiver nas proximidades de um rio ou um lago. Alternativamente, você pode gastar um ponto de Energia para encontrar abrigo seguro quando estiver chovendo. ++++ ++++ São Sebastião | Padroeiro dos soldados e atletas. Use um ponto de Energia para ser automaticamente bem sucedido em qualquer proeza atlética. ++++ ++++ São Tomás de Aquino | Padroeiro do conhecimento. Use um ponto de Energia para ser automaticamente bem sucedido em um teste envolvendo Culturas ou História, mesmo se você não tiver a Habilidade relacionada. ++++ ++++ São Tomé | Padroeiro dos arquitetos e construtores. Com o uso de um ponto de Energia, você é capaz de ver as falhas em uma estrutura, ou notar padrões estranhos, que talvez o permitam encontrar nichos secretos ou passagens escondidas. ++++