{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-modulo-profissoes-modernas.jpg) metatag-description=(Scop RPG) metatag-og:description=(Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG) }} ~~NOTOC~~ {{ images:header-modulo-profissoes-modernas.jpg }} ====== Profissões Modernas ====== Os Conceitos abaixo podem ser usados como respostas a perguntas do tipo //"Eu sou um _"// ou //"Minha profissão é _"//. A maior parte das profissões listadas aqui não indicam //habilidades específicas// -- afinal, o próprio nome da profissão já serve como guia nesse ponto. As descrições contém na verdade alguns lugares-comum dos comportamentos associados, que você pode mudar como quiser. ++++ Exemplo | Um //Médico// trabalha para curar pessoas, portanto, ele //vai// receber benefícios nessas situações. Um //Criminoso// continua tendo benefícios na hora de cometer atos criminosos, e também pode ter problemas com a polícia. O nome do Conceito continua valendo para sua ativação. ++++ ++++ Exemplo | Lembre-se, você pode gastar um ponto de Energia para ignorar alguns efeitos indesejados por algum tempo. Por exemplo, um Assassino tem uma //aura// que provoca uma reação instintiva nas pessoas, que se afastam dele, mesmo sem saber por quê. Mas, usando um ponto de Energia, o Assassino pode //"desligar"// esse efeito e interagir normalmente. ++++ **Para os Mestres do Jogo:** essa lista pode ser extremamente valiosa para você. Se você precisar criar um personagem coadjuvante instantâneo para uma interação que você não tinha previsto antes, pode simplesmente usar estes Conceitos como personagens prontos. Precisa de um artista ou um médico? Sem problemas, utilize as características da lista e recorra às definições para o que não está explicitamente descrito. ++++ Exemplo | Procurando informações em uma parte não muito amigável da cidade, os personagens do grupo abordam um cidadão. O MJ decide que ele é um escroque, que vive de passar a perna nos outros. O coadjuvante ganhará dados e benefícios em qualquer teste relacionado à sua ocupação. O MJ decide que ele é um escroque //Muito// experiente, então os modificadores são em dobro (dois dados de bônus, etc.) Se o escroque entrar em combate, no entanto, ou tentar realizar qualquer Tarefa que não seja relacionada à sua profissão, ele joga apenas os dois dados normais como um humano comum. ++++ ---- ++++ Acadêmico | Uma classe de profissões relacionadas com a atividade de ensino e pesquisa sobre um tema específico. Quando escolher esta profissão, escolha também qual área do conhecimento você estuda -- por exemplo, Arqueologia, História, Biologia, etc. Este Conceito é ativado nas seguintes situações: **Educação:** quando encara problemas e enigmas dentro da sua área ou áreas relacionadas, o personagem ganha benefícios. No entanto, porque concentrou suas forças em tópicos bastante específicos, conhecimentos diametralmente opostos sofrem prejuízo. **Distração:** acadêmicos estão sempre pensando nos problemas mais significativos de sua área de atuação, e por esse motivo podem ficar mais distraídos que o normal, especialmente em situações que exigem menos de sua atenção. ++++ ++++ Advogado | A lei é sua profissão, você conhece as regras e os trâmites, como levar uma ação para frente e como argumentar com juízes e promotores. Você pode encarar a lei como apenas um trabalho para ganhar a vida, ou de forma idealista, tentando fazer justiça, ou ainda procurar brechas para livrar seus clientes de penas mais duras. Este Conceito se ativa nas seguintes situações: **Lei:** escolha um aspecto legal, como //fazer acordos//, //pesquisa//, //levantamento de evidências//, //processo legal// ou qualquer outro. Quando estiver nessas situações, seu personagem ganha benefícios. **Beligerante**: data a natureza argumentativa de seu trabalho, Advogados costumam gostar de confrontos, e podem se sentir inclinados a iniciar disputas desnecessárias, algumas vezes sem motivo ou razão aparente. ++++ ++++ Arquiteto | Você é um especialista em projetar e construir edifícios e estruturas. Você é meticuloso e preciso em seu trabalho, capaz de visualizar e planejar cada detalhe de um projeto. **Visão espacial:** você tem uma habilidade inata para visualizar projetos em sua mente e traduzi-los em desenhos e planos. Isso significa que você é capaz de projetar edifícios complexos com facilidade. **Perfeccionismo:** você é altamente focado em garantir que cada detalhe de um projeto esteja perfeito. Embora isso possa levar a uma atenção meticulosa aos detalhes, também pode ser uma desvantagem quando se trata de atingir um objetivo dentro do prazo ou orçamento estabelecido. ++++ ++++ Artista | Você sente a necessidade de se expressar de alguma forma, pode ser através da escrita, pinturas, dança ou qualquer outra expressão artística. Você sente paixão pelo que faz, e quer se tornar o mais capaz possível de exprimir pela sua performance os seus sentimentos. Sua paixão na vida é o seu ganha-pão. Esse Conceito se ativa nas seguintes situações: **Expressivo:** sua habilidade em se comunicar através de sua arte pode levar a um reconhecimento amplo e respeito por suas habilidades criativas. No entanto, isso pode levar a uma tendência a ser excessivamente emocional e reativo às críticas. **Inconstante:** sua habilidade em se adaptar e experimentar com novos meios e estilos pode torná-lo um artista altamente diversificado e inovador. No entanto, isso pode levar a uma tendência a ser inconstante e inconsistente em seus projetos e trabalhos, e a dificuldade de estabelecer uma carreira estável e constante. ++++ ++++ Assassino | Assassinos são aqueles profissionais que se encarregam de eliminar alguém -- por algum preço. Algumas vezes, são contratados por uma organização, ou fazem seu serviço por lealdade. Seu personagem pode também ser perseguido pela lei -- defina isso com o MJ antes da aventura começar. Este Conceito é ativado nas seguintes situações: **Execução Limpa:** Assassinos são bons em executar suas vítimas sem deixar pistas e são capazes de fazer uma saída limpa. Na maior parte das vezes, isso exige planejamento, mas Assassinos são capazes de improvisar quando necessário. **Aura do Assassino:** ainda que as pessoas não conheçam como você ganha a vida, elas têm uma reação instintiva a você. Elas tendem a se afastar e minimizar o contato com seu personagem. ++++ ++++ Atendente de Emergência | Você trabalha com qualquer tipo de profissão que atende emergências, como enfermeiros, bombeiros ou resgate em geral, estando sempre de prontidão. Escolha uma dessas profissões, seu personagem tem as seguintes características. **Sempre de Prontidão:** você está sempre pronto para a ação, esperando o inesperado e sendo capaz de reagir rapidamente. Você não sofre penalidades em situações de surpresa. Por outro lado, você vive em alta tensão, sempre esperando por algo que precise de sua ação imediata. Isso pode afetar algumas interações sociais. **Contatos:** como você está sempre ajudando as pessoas, a esmagadora maioria delas desconhecidas, não é tão complicado para você adquirir Contatos, se a sua campanha estiver usando esse Recurso. Sempre que houver uma situação em que uma pessoa inocente for colocada em perigo, você pode recuperar um ponto do Recurso ao protegê-la. **Carga Emocional:** sua profissão muitas vezes exige que você lute em questões de vida ou morte, e às vezes você falha. É necessário desenvolver resiliência para lidar com essas situações, e isso faz com que você se torne emocionalmente distante. Isso afeta suas relações mais próximas, como família e amigos. ++++ ++++ Atleta | Ainda bem jovem, você descobriu que seu corpo te obedecia, e você se tornou apaixonado por colocá-lo à prova. Começou a praticar esportes, e não parou mais -- isso se tornou a sua paixão, e agora você tenta ganhar a vida atrás de patrocínios para continuar fazendo o que mais gosta. Escolha um esporte específico quando assumir essa profissão. **Boa forma:** você está sempre em boa forma. Você fica mais forte //ou// mais destro, dependendo do esporte escolhido. Converse com o MJ, e nas situações adequadas, você ganha benefícios em suas ações. Além disso, você tem resistência aumentada contra doenças. **Competitivo:** sua habilidade em se concentrar em metas e objetivos pode torná-lo um atleta altamente motivado e bem-sucedido. No entanto, isso pode levar a uma tendência a ser excessivamente competitivo e a colocar a vitória acima de tudo, incluindo a ética e o bem-estar alheio. ++++ ++++ Burocrata | Seu personagem conhece os trâmites para conseguir algo //oficialmente//: com quem falar, como falar, o que prometer, e especialmente quais formulários preencher. Este Conceito é ativado nas seguintes situações: **Navegar em Papéis:** quando precisa resolver algo dentro dos trâmites legais, seu personagem sabe como lidar com a situação. Isso pode envolver prometer coisas, mentir para as pessoas certas e, em muitas situações, quais mãos molhar. **Corrupção:** da mesma maneira que está disposto a corromper alguém para obter seu desejo, o burocrata está disposto a ser corrompido para //ajudar// outro. Você pode //negociar//, o seu preço, mas como você sabe bem como evitar as consequências, pode não ser tão fácil resistir à tentação de fazer o que é errado. ++++ ++++ Capanga | Capangas são os soldados rasos dos exércitos dos criminosos -- aqueles que não sabem muito, aos quais não se fala muito, mas que são necessários para fazer o trabalho sujo que ninguém mais quer fazer. **Intimidação:** você sabe causar medo nas pessoas e fazê-las falar. Algumas vezes, você precisa (ou quer) recorrer à violência para isso, então provavelmente você tem um bom soco. No entanto, isso causa alguns maneirismos que as pessoas reconhecem de longe, então elas sempre procuram te evitar. **Pouco Educado:** os chefões sabem que um capanga inteligente não é bom para os negócios, então, muito provavelmente, você não teve oportunidade de estudar. Em situações que exijam conhecimento e raciocínio lógico, você sai com algum prejuízo. ++++ ++++ Chef de Cozinha | Você é um mestre culinário, capaz de criar pratos deliciosos e sofisticados. Seu trabalho é proporcionar experiências gastronômicas únicas para as pessoas e manter a reputação do seu restaurante. **Criativo:** sua capacidade de experimentar com sabores, texturas e ingredientes pode permitir que você crie pratos inovadores e emocionantes. Essa mesma criatividade, no entanto, pode fazer com que você se perca na ideia de ser exclusivamente criativo, e esqueça os objetivos de suas tarefas. **Exigente:** seu trabalho exige precisão e atenção aos detalhes, desde a seleção dos ingredientes até a apresentação final do prato. Isso pode levar a uma tendência a ser excessivamente crítico e perfeccionista, tornando-se difícil trabalhar em equipe. ++++ ++++ Cientista | Os cientistas são estudiosos dedicados à pesquisa e à descoberta de conhecimentos. Eles possuem uma mente analítica, curiosidade insaciável e habilidades técnicas avançadas. No entanto, sua busca pelo conhecimento pode levá-los a problemas éticos ou a enfrentar desafios em situações práticas. Escolha uma área da pesquisa científica, seu Conceito é ativado quando a situação estiver relacionada. **Mente Brilhante:** Cientistas possuem uma capacidade única de solucionar problemas complexos e realizar descobertas científicas. Eles recebem bônus em testes de conhecimento e investigação. **Consequências Inesperadas:** Experimentos científicos nem sempre saem como planejado. Cientistas podem enfrentar consequências negativas de suas pesquisas, como criação de criaturas perigosas, desastres naturais ou mesmo serem perseguidos por aqueles que desejam usar suas descobertas para fins malignos. Isso pode colocar o personagem e seus aliados em perigo. ++++ ++++ Criminoso | Um Criminoso é aquele personagem que se encarrega de ganhar a vida às custas dos outros. Seu criminoso pode simplesmente aplicar pequenos golpes na rua para ganhar o dinheiro dos desavisados, ou pode ser do tipo que os enfrenta com uma arma. Por outro lado, pode ser o cara que desfalca a empresa em que trabalha. **Normalidade:** como é muito normal que estejam em fuga, criminosos aprendem a se misturar com a multidão e se esconder. Isso é eficiente para se passar desapercebido em situações normais ou escapar de uma perseguição. No entanto, agentes da lei estão acostumados com isso, e pode ser que a mesma característica funcione como um farol que atrai os guardas na sua direção. **Desconfiado:** a natureza do seu trabalho exige que você seja capaz de confiar em poucas pessoas. Isso pode levar a uma falta de confiança nas pessoas ao seu redor, incluindo seus companheiros de equipe. ++++ ++++ Empresário | Você é um líder visionário, sempre buscando oportunidades para expandir seus negócios e alcançar o sucesso financeiro. Sua determinação e habilidades de tomada de decisão o colocam no caminho para alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos empreendedores. Você é movido pela paixão de construir algo do zero e ver seus esforços se transformarem em resultados tangíveis. Esse Conceito se ativa nas seguintes situações: **Ambicioso:** sua ambição e visão estratégica o impulsionam a buscar constantemente novos desafios e oportunidades de crescimento. No entanto, essa busca incessante pelo sucesso pode levar a comportamentos competitivos e uma mentalidade de trabalho exaustiva. **Inescrupuloso:** não significa que você seja desonesto, mas você tem uma disposição a assumir comportamentos questionáveis se o retorno financeiro parecer atraente, levando-o a a tomar atalhos éticos e morais para alcançar seus objetivos financeiros. ++++ ++++ Engenheiro | O mundo roda em torno de máquinas, e nossa civilização -- seja lá ela qual for -- não evolui se essas máquinas não estão funcionando bem. Você é bom em inventar ou consertar máquinas de algum tipo: computadores, automóveis ou outras. **Capacidade Analítica:** o que você gosta em máquinas é que elas funcionam em princípios bem conhecidos. Siga esses princípios, e elas funcionam exatamente como você quer. Você tem a capacidade aumentada de analisar friamente, diagnosticar e resolver problemas. **Pessoas são Máquinas:** e você bem que gostaria que as pessoas e a sociedade funcionassem da mesma forma -- você, talvez, até acredite nisso. Você aplica a mesma lógica para tentar entender as pessoas, então quando elas precisam de sua empatia, você sofre um pouco com isso. ++++ ++++ Escroque | Você vive de enganar os outros, e subtrai-los de suas economias. Você pode fazer truques de cartas marcadas nas ruas, ou então vende apólices de seguros fajutas. **Embromação:** você é especialista em levar as pessoas na conversa, especialmente quando há dinheiro envolvido. Você sabe mentir bem, embora às vezes faça isso compulsivamente. **Ganancioso:** quando você aprende a tirar um pouco do dinheiro de suas vítimas, você passa a querer tirar //todo// o dinheiro delas. Isso pode fazer com que você exagere nos seus golpes, e pessoas mais espertas podem facilmente enxergar através de suas mentiras. ++++ ++++ Espião | Esse personagem é um mestre da espionagem e da informação. Ele é especialista em infiltrar-se em locais hostis, obter informações valiosas e realizar missões secretas. Sua habilidade em espionagem pode ser uma bênção e uma maldição. Este Conceito é ativado nas seguintes situações: **Mestre da Disfarce:** Espiões são habilidosos em assumir diferentes identidades e se camuflar em meio a multidões. Eles recebem bônus ao se disfarçar e enganar outros personagens. **Solidão e Desconfiança:** A vida de um espião é solitária e repleta de desconfiança. Para manter sua identidade e missões em segredo, os espiões devem manter distância emocional de outras pessoas, inclusive de seus aliados. Essa solidão pode levar à falta de conexões profundas e à sensação de isolamento, além de gerar desconfiança em relação aos outros, inclusive em relação aos companheiros de equipe. Essa desconfiança constante pode prejudicar a formação de laços de confiança e afetar negativamente os relacionamentos interpessoais. ++++ ++++ Estudante | Você é um estudante, normalmente uma pessoa jovem (embora isso não seja uma exigência). Ele pode estar no colégio ou universidade, mas sua principal atividade é frequentar as aulas e, é claro, estudar. Embora essa seja a sua atividade principal, você //nem sempre// está entusiasmado por ela. Se o personagem for jovem, muito provavelmente não trabalha e tem algum tempo livre; em compensação, sua experiência de vida é um pouco limitada. **Aprendizado:** aprender é a sua //profissão//, você sabe buscar referências, encontrar informações e resolver problemas de complexidade limitada. Em todas essas situações, o seu personagem recebe modificadores. **Vida Estressante:** respeitar horários, correr para as salas de aula, prestar atenção aos professores, resolver exercícios, estudar para as provas, realizar os exames, e ainda por cima, fazer isso tudo muito bem -- você recebe uma nota no final. Nas épocas mais movimentadas do seu período letivo (seja bimestral, semestral ou anual), você tem pouco tempo para fazer isso tudo, e recupera um ponto de Energia a menos em seus períodos de descanso. ++++ ++++ Guarda | Você é membro das forças que mantém a ordem na cidade, ou é um segurança particular. Em todo caso, sua missão é proteger os inocentes e impedir que os criminosos escapem. **Reações Rápidas:** para proteger os inocentes, você precisa reconhecer as ameaças e agir prontamente contra elas. Em qualquer situação que você precise se movimentar com rapidez para reagir a uma ameaça, você ganha benefícios. **Esgotado:** proteger as pessoas é um trabalho ingrato, e exige muito de você. Além disso, a quantidade de pressões externas é muito grande. Você tem aparência de cansado, e muitas vezes se pergunta se vale mesmo a pena prosseguir nesse caminho ou mudar de profissão. ++++ ++++ Investigador | Seu ganha-pão é desvendar segredos. Bom, quase sempre, você tem que encontrar animais de estimação que se perderam, ou seguir cônjuges infiéis, mas aquele caso emocionante ainda vai aparecer. Seja como for, você sabe como seguir pistas e investigar pessoas sem ser percebido. Este Conceito é ativado nas seguintes situações: **Perspicaz:** sua habilidade de observar e analisar torna você capaz de perceber detalhes que outros podem perder. No entanto, isso pode fazer com que você se torne desconfiado demais, vendo conspirações onde não há nenhuma. **Coração duro:** seu objetivo é a busca pela verdade -- por vontade própria ou pela pessoa que o contratou. Algumas pessoas podem se ferir no caminho, mas a verdade é o objetivo de sua busca. ++++ ++++ Mediador | Sua profissão e encarar as partes que estão em conflito e ajudá-las a encontrar uma solução de compromisso que as deixe igualmente satisfeitas -- ou igualmente decepcionadas. Você pode ser um mediador de conflitos domésticos ou empresariais, ou talvez um negociador de situações de reféns da polícia. Em todo caso, o Conceito é ativado nas seguintes situações: **Pacificador:** sua habilidade em encontrar pontos em comum entre as partes pode levar a um resultado justo e mutuamente benéfico para todos os envolvidos. No entanto, isso pode levar a uma tendência a evitar confrontos e a evitar tomar uma posição clara em relação aos problemas. **Passivo:** sua habilidade em ser flexível e adaptável pode permitir que você encontre soluções criativas para os problemas. No entanto, isso pode levar a uma tendência a ceder às demandas de uma das partes ou a evitar tomar decisões difíceis, o que pode levar a um resultado insatisfatório para todos. ++++ ++++ Médico | Você se especializou em entender o funcionamento do corpo humano, e como fazer para que pessoa doentes retornem à saúde. Sua motivação pode ter sido apenas o salário significativo no final do mês, ou talvez você quisesse aprender para ajudar uma pessoa querida. Este Conceito se ativa nas seguintes situações: **Compaixão:** durante seus estudos, você aprendeu que a condição humana é, na verdade, muito frágil, e você decidiu que faria o que pudesse para aliviar o sofrimento alheio quando lhe fosse possível. **Dessensibilizado:** //alternativamente//, você pode ter presenciado tanto sofrimento que sua capacidade de criar empatia com seus pacientes se reduziu a quase nada. Seu objetivo é curar seus pacientes, mas você não os enxerga como mais que máquinas feitas de carne. **Excesso de Confiança:** seus conhecimentos são profundos, e você já foi capaz de fazer pessoas que se criam condenadas à morte voltarem a viver a vida. Isso causou uma profunda mudança em seu caráter, e agora você imagina que é capaz de fazer qualquer coisa. Em qualquer situação que o resultado seja duvidoso, seu personagem pula à frente com a certeza de que é a única pessoa capaz de resolver. ++++ ++++ Militar | Você é dedicado ao serviço do seu país e está comprometido em proteger e defender os valores que representam. Sua disciplina e capacidade de trabalhar em equipe o tornam um membro valorizado de suas unidades militares, capaz de realizar operações complexas e desafiadoras com eficácia. Sua disposição para seguir ordens e respeitar a hierarquia militar é fundamental para manter a segurança e a ordem em situações de combate e emergência. Esse Conceito se ativa nas seguintes situações: **Contatos:** sendo parte da hierarquia militar, você sabe que existe uma organização completa com a qual você pode contar. Seus Contatos, caso sua campanha tenha esse Recurso, consiste apenas em outros integrantes da mesma organização que a sua, mas você pode recuperar pontos de Contato sempre que levar suas ordens a cabo. **Lealdade às ordens:** sua lealdade e compromisso com a hierarquia militar o tornam um soldado confiável em situações de combate e missões críticas. No entanto, essa mesma lealdade pode dificultar sua capacidade de questionar ordens superiores que pareçam inadequadas ou moralmente questionáveis, o que pode resultar em dilemas éticos e conflitos internos ao obedecer a comandos que vão contra seus princípios pessoais. Quando precisar ir contra as ordens recebidas, você precisa gastar Energia. ++++ ++++ Motorista | Carros e veículos em geral são a sua profissão, e você sabe como lidar com eles não apenas para sair de um lugar e chegar no outro, mas também para fazer isso da maneira mais eficiente. Este Conceito é ativado nas seguintes situações: **Manobras:** o que diferencia você de motoristas do dia a dia é que você sabe como fazer um automóvel se mexer. Quando precisar fazer uma manobra inusitada, você ganha benefícios. **Ficha Criminal:** você não aprende a dirigir tão bem assim sem cometer algumas infrações aqui e ali. As suas são, talvez, um pouco mais extensas que o motorista normal. Você pode, inclusive, ter participado de ações criminosas. Seja como for, a polícia te conhece. ++++ ++++ Nômade | Você é uma pessoa que não tem residência fixa e vive uma vida itinerante, viajando de um lugar para outro em busca de novas experiências e aventuras. Você pode ser um explorador, um comerciante ou um artista, mas o que une todos os nômades é a busca por liberdade e autonomia em sua vida. **Adaptável:** sua habilidade em se adaptar rapidamente a novas situações e ambientes pode levá-lo a ter experiências incríveis e a explorar novos lugares e culturas. No entanto, isso pode levar a uma tendência a se envolver em comportamentos arriscados e perigosos, colocando em risco sua segurança e saúde, e também a ser solitário e dificultar a formação de relacionamentos duradouros e significativos. **Desconectado:** sua habilidade em estar em constante movimento pode levar a uma vida emocionante e cheia de aventuras. No entanto, isso pode levar a uma desconexão da sociedade e de suas estruturas e normas, o que pode tornar a vida como nômade mais difícil e isolada em alguns casos. ++++ ++++ Professor | Você é responsável por transmitir conhecimento e habilidades para as gerações futuras. Seu trabalho é essencial para o desenvolvimento intelectual e social das pessoas. **Inspirador:** sua capacidade de inspirar e motivar os alunos pode levar a um ambiente de aprendizagem mais positivo e produtivo. No entanto, isso pode levar a uma tendência a se concentrar mais no lado emocional do ensino do que no conteúdo. **Sobrecarregado:** seu trabalho pode ser altamente estressante, especialmente quando você tem muitos alunos e tarefas administrativas para lidar. Isso pode levar a problemas de saúde mental e física se você não tomar medidas para cuidar de si mesmo. ++++ ++++ Religioso | Seu personagem pertence a uma ordem religiosa. Sua posição na ordem depende de uma série de fatores, entre elas //qual// religião e //em que momento// da história a aventura se passa. **Conhecimento Religioso:** você tem conhecimentos na área de Teologia, tanto da sua religião como outras, e também um conhecimento colateral em História. **Dogmático:** sua habilidade em seguir as doutrinas e regras religiosas pode fornecer um sentido de orientação e estabilidade. No entanto, isso pode levar a uma tendência a se apegar a tradições e crenças rígidas, dificultando a adaptação a novas ideias e mudanças na sociedade. **Segredo:** alternativamente, você pode ter um //segredo//: algo que sua fé não aprova, mas que você pratica assim mesmo. Você precisa manter isso longe dos olhos e ouvidos dos seus companheiros de fé, caso contrário, sua posição na ordem ficará gravemente comprometida. ++++ ++++ Repórter | Seu trabalho é escrever histórias que sejam dignas de estamparem as manchetes dos jornais. Encontrar notícias boas o suficiente para te levar à primeira página pode ser um trabalho ingrato, mas você é decidido o suficiente para fuçar até fazer a verdade aparecer -- ou, pelo menos, aquela parte dela que vai te levar à glória. **Perseguir a Verdade:** quando investiga, o seu personagem tem um faro para descobrir em que sombra a verdade se esconde. Você tem benefícios para detectar se seu interlocutor está falando a verdade, ou intuição o suficiente para determinar se uma pista é promissora ou não. **Bisbilhoteiro:** você tem a tendência a querer saber tudo, mesmo o que não lhe diz respeito, pois daí pode sair uma boa história. Sempre que algo levemente curioso chama a sua atenção, você sente a necessidade de investigar para obter maiores informações. ++++ ++++ Socialite | Você nasceu entre a alta sociedade, ou encontrou sua posição nela através de casamento ou algum outro subterfúgio. Não importa como foi, você encontrou uma vida confortável, pela qual você se apaixonou. **Passatempo:** escolha um passatempo relativamente inócuo, como jogar golfe ou copiar pinturas. Essa é a maneira que você encontrou para afastar o tédio de não ter que ganhar o próprio sustento. Ainda que você tenha aprendido bastante, você não sente //paixão//, e não é capaz de se destacar. Você usa seu passatempo muito mais para encontrar pessoas da mesma classe social. **Frivolidade:** pequenos problemas como a fome mundial não te preocupam. Você tem preocupações //realmente// importantes, como o que vestir na festa do final de semana, ou como distribuir os convidados na sua recepção. Você também é muito focado em si mesmo, e tem uma certa falta de empatia com as pessoas com quem convive. Alternativamente, problemas como a fome mundial //podem// ser o seu passatempo mas, como não é uma paixão, você não causa realmente nenhuma diferença notável. ++++ ++++ Trabalhador | Você é parte da mão-de-obra que faz o mundo girar. Escolha uma profissão específica que realize trabalho braçal (como fazendeiro, pedreiro ou operário) ou em longas jornadas (como vendedores de lojas) -- essa é a sua carreira. Você ganha o suficiente para se manter, mas não muito para guardar economias. **Resistência:** trabalhos dessa natureza geralmente envolvem muito esforço físico, e você se acostumou com essas exigências. Em qualquer situação que exija resistência, você tem vantagens. **Explorado:** você trabalha bastante por um salário pequeno. Você consegue guardar algum dinheiro para situações de emergência, mas você está se perguntando como vai fazer quando se aposentar. Isso pode gerar uma visão um pouco amarga da vida. ++++ ++++ Veterano de Guerra | Você esteve na última guerra (qual foi a última guerra depende do cenário), e presenciou horrores lá, enquanto fazia tudo para tentar se manter vivo. Este Conceito se ativa nas seguintes situações: **Pronto para a Ação:** na guerra, ameaças à sua vida apareciam de qualquer lado e a qualquer momento. Se você não fosse capaz de pular para a ação, não estaria vivo. Você ganha benefícios em qualquer situação que o pega de surpresa. **Estresse Pós-Traumático:** escolha um gatilho, por exemplo, uma paisagem, uma canção, ou sons de armas disparando. Quando este gatilho está presente, você sofre um ataque de estresse pós-traumático que o impede de agir naturalmente. Converse com o MJ para decidir como isso acontece: pode ser que você fique parado por alguns minutos, pode ser que você procure abrigo, etc. Decida também a gravidade: um estresse leve pode apenas causar algumas penalidades; um estresse grave faz com que seu personagem fique incapaz de tomar qualquer ação. ++++ ++++ Veterinário | Você é um especialista em cuidar da saúde e bem-estar dos animais. Você trabalha com animais de estimação, animais de fazenda e animais selvagens em zoológicos e parques naturais. **Empatia animal:** você tem um amor e compaixão pelos animais que o impulsiona em seu trabalho. Isso significa que você está disposto a ir além para garantir o bem-estar dos animais que trata. Sua prática lhe ensinou a acalmá-los. **Estresse emocional:** às vezes, você pode ter dificuldade em lidar com situações emocionalmente estressantes, como lidar com animais gravemente doentes ou feridos. Isso pode levar a um desgaste emocional e estresse que pode afetar sua saúde mental. ++++