{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(modulo:kits:fantasia_medieval:header-ataque.jpg)
metatag-og:description=(Sistema Genérico, Modular, Customizável e Aberto de RPG)
}}
~~NOTOC~~
{{ modulo:kits:fantasia_medieval:header-ataque.jpg }}
====== Cena 3: O Ataque ======
Nesta cena, os aventureiros precisam lidar com o ataque de um grupo de lobos selvagens. É uma excelente oportunidade para ver como se desenrolam os combates. Você pode querer dar uma olhada com mais detalhes na resolução de [[:basico:Combates]].
Se os personagens seguiram de noite para cumprir sua missão, esta cena acontece na floresta ou em seus arredores, depois que eles fizerem suas primeiras investigações e seguirem os rastros dos goblins por algumas horas. Caso ainda estejam na vila, o ataque acontece em frente ao portão, que estará fechado durante a noite.
++++ Para o Mestre Iniciante |
É possível que, algumas vezes, a ordem dos acontecimentos se inverta. O RPG não é um jogo linear. Mas isso não deve preocupá-lo, pois não é algo difícil de resolver.
A forma como a aventura foi descrita levou em consideração que os aventureiros resolveram passar a noite na cidade. Nesse caso, o ataque dos lobos acontece durante a noite, em frente à vila. Se eles conseguirem resolver o ataque, então podem procurar os rastros dos goblins pela manhã.
No entanto, se eles resolverem partir atrás dos goblins imediatamente, então você deve permitir que eles busquem pistas no local do ataque à carroça. Pule para a próxima cena, e permita que eles façam suas investigações. Eles provavelmente se porão a caminho -- nesse caso, você retorna à esta cena, e ele combatem os lobos durante sua viagem.
Os aventureiros, podem, ainda, procurar pistas logo após a sua contratação, mas dormir na vila para seguir viagem na manhã seguinte. Permita que eles busquem as pistas como na próxima cena, e volte para a Cena 2: A Vila de Erith. O combate pode acontecer durante a noite normalmente.
Existem outras possibilidades mas, como você vê, não é complicado contornar essas dificuldades. Se você sabe onde cada informação está, pode pular para frente ou para trás na aventura conforme lhe convier. Adapte as cenas à situação, e tudo correrá bem.
++++
Durante a noite, os personagens são acordados por gritos e sons vindos de fora da vila. Se forem verificar, os sons vem da plataforma no alto do portão: os vigias estão chamando pelos moradores, e parecem estar combatendo algo à frente do portão usando lanças grandes. Se prestarem um pouco mais de atenção à cena, notarão alguns lobos pulando e tentando sobrepujar o portão para invadir a vila. No meio da confusão, podem ouvir algum morador mais velho dizendo que desde que a relíquia chegou, esse tipo de ataque não acontecia mais.
Os personagens não têm como alcançar as criaturas de dentro da paliçada, então, se quiserem combatê-los, precisarão sair por um portão lateral e se dirigir à frente da vila. Caso não desejem encarar o desafio, depois de algum tempo os lobos conseguem derrubar o portão e adentrar a vila -- e, nesse caso, o confronto é inevitável.
O grupo não é grande: há uma criatura para cada personagem do grupo, além de outras duas que os vigias combatem. Apesar de assustadores, não são (muito) perigosos, e os heróis provavelmente vão conseguir dar conta deles após alguns turnos. Caso algum deles esteja com dificuldade para lidar com seu inimigo, faça com que membros da milícia o socorram, de tal maneira que seu inimigo enfrente mais de um adversário ao mesmo tempo.
Após o confronto, os personagens podem descansar e tentar curar ferimentos. A vila pode fornecer uma poção de cura para cada personagem que tiver mais de dois pontos de ferimentos. Os lobos não têm tesouros ou itens, mas alguns jogadores mais criativos podem querer a pele ou os dentes de um dos lobos por algum motivo qualquer. Permita que o levem.
++++ Poção de Cura |
Se um personagem tomar uma poção de cura, faça um teste simples e use o resultado dos dados para indicar quantos pontos de Vitalidade o personagem recupera. Se a cena se passar durante a madrugada na vila de Eirith e os personagens descansarem o resto da noite, todos eles recuperam um ponto de Vitalidade.
++++
----
===== Criaturas =====
++++ Lobo Selvagem |
{{modulo:kits:fantasia_medieval:creature-dire-wolf-04.jpg?96 }}
Eu sou um animal selvagem.\\
Minha maior virtude é a agilidade.\\
Meu maior defeito é seguir o líder.\\
Habilidades: Luta Desarmada +1.\\
Use a Luta Desarmada para fazer os testes de combate dos lobos. À sua escolha, os ataques bem-sucedidos
podem causar um ponto de dano adicional, se os seus dentes forem particularmente afiados. Escolha
um dos lobos como líder -- se ele for derrotado, os outros fugirão assustados.
++++
----
===== Mapa dos Portões de Erith =====
{{ modulo:kits:fantasia_medieval:map-cena-03-portoes.jpg }}