{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-modulo-habilidades.jpg) metatag-description=(Scop RPG) metatag-og:description=(Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG) }} ~~NOTOC~~ {{ images:header-modulo-habilidades.jpg }} ====== Habilidades ====== Você pode criar a Habilidade que desejar para descrever o que o seu personagem sabe ou não -- claro, com a aprovação do seu Mestre de Jogo. No entanto, é sempre bom ter alguns exemplos para ter uma ideia melhor do que uma Habilidade pode fazer. As páginas a seguir contém listas que podem servir de inspiração e ajudar a direcionar a criação do seu personagem. As Habilidades estão descritas da maneira mais genérica possível, e talvez você precise conversar com o seu MJ para decidir alguns detalhes sobre como cada uma delas atua ou não. Além disso, nenhuma delas contém regras específicas! Veja a [[sistema:tarefas|Resolução de Tarefas]] para ver como utilizá-las, e lembre-se que às vezes você estará em conflito com outros personagens. Você pode achar que a descrição da Habilidade que você encontrou não condiz exatamente com o que você estava imaginando. Sinta-se à vontade para mudar o que desejar (mas, como sempre, converse com o MJ). Clique em cada link para ver as listas. ? [[modulo:universal:habilidades|Habilidades Universais]] : Lista de Habilidades que são encontradas em praticamente qualquer cenário e em qualquer era. ? [[modulo:antigo:habilidades|Mundos Antigos]] : Lista de Habilidades que se encaixam melhor em cenários que se passam em eras antigas, como a Idade do Ferro, Império Romano ou Idade Média, ou em mundos com tecnologia menos avançada que a nossa atual. ---- ===== Regras Opcionais ===== ++++ Habilidades Abrangentes | A filosofia do Scop é que as Habilidades sejam abrangentes, mas específicas. Habilidades como //Conhecimento// exigem que o jogador especifique uma área (e.g., Química, Direito). Cada área específica representa uma habilidade distinta. No entanto, se o MJ assim desejar, pode permitir que essa restrição não se aplique. A habilidade //Criatividade//, por exemplo, pode ser interpretada de forma ampla, abrangendo diversas formas de expressão artística. Essa escolha tem a desvantagem de tornar a descrição do personagem menos detalhada, mas em compensação, funciona de forma bastante flexível durante o jogo, e incentiva a criatividade dos jogadores. ++++ ===== Seção do Criador ===== ++++ Listas de Habilidades | O Scop foi projetado para não ter uma lista fixa de Habilidades. Em um jogo em que as possibilidades são infinitas, uma lista seria incompleta ou imensa. Por isso, a escolha das Habilidades fica em aberto -- para que MJ e jogador discutam desde a criação o que o personagem é capaz de fazer. Apesar disso, pode ser interessante limitar um pouco as opções: pode parecer contraintuitivo, mas o //excesso// de opções pode tornar difícil aos jogadores fazerem suas escolhas, e tornar o processo de criar personagens frustrante. É o //paradoxo da escolha//. Se você está criando uma aventura, campanha ou cenário, considere ter uma lista das Habilidades mais úteis. Com uma boa descrição, você dá bons exemplos de como as Habilidades funcionam, e também pode ter algumas específicas para o seu mundo. O ideal é algo entre 18 e 24 características diferentes, mas permita que os jogadores apresentem ideias diferentes -- coisas bacanas sempre aparecem. Lembre-se: as Habilidades devem representar algo que pode ser treinado, aprendido ou estudado, e sua aplicação abrange todas as situações em que são relevantes. Quando você treina //Espadas//, você aprende a lutar com elas, a reconhecer uma boa espada, avaliar seu preço, e assim por diante. Aplique essa ideia a todas as Habilidades. ++++