{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-modulos-genericos.jpg)
metatag-description=(Scop RPG)
metatag-og:description=(Sistema Genérico, Modular, Customizável e Aberto de RPG)
}}
~~NOTOC~~
{{ images:header-modulos-genericos.jpg }}
====== Listas de Características ======
Ainda que seja possível, com um pouco de criatividade, lidar com qualquer circunstância que apareça nas aventuras, muitas vezes é bom ter um conjunto pronto de regras para lidar com elas. As listas abaixo contém sistemas e ideias para você lidar com coisas como Magias de diferentes tipos, Psiquismo e outros Poderes, ou simplesmente Conceitos e Trunfos mais comuns. Os módulos abaixo suprem a necessidade.
? [[modulo:conceitos|Conceitos]]
: Conceitos em diversas categorias diferentes que podem ser usadas em qualquer tipo de cenários com poucas adaptações.
? [[modulo:habilidades|Habilidades]]
: Habilidades universais, comuns a qualquer tipo de ambientação.
? [[modulo:universal:trunfos|Trunfos]]
: Trunfos encontrados em campanhas de qualquer natureza. Lembre-se que funcionam como Conceitos, mas te permitem fazer pequenas modificações na história ao custo de um pouco de Energia.
? [[modulo:poderes|Poderes]]
: Listas de Habiidades Especiais e Poderes que podem ser úteis em qualquer campanha.
----
===== Seção do Criador =====
++++ Escolhendo as Características |
Criador de Cenários, as listas acima são mais para você que para os jogadores. Eis o motivo: essas listas são //tão completas quanto possível//. Isso significa que elas incluem um monte de coisas que possivelmente não são adequadas para o seu cenário, ou então são extensas demais e acabam confundindo os seus jogadores.
Por esse motivo, quando estiver pensando nas características do seu cenário, tome um tempo para visitar essas listas, e utilize-as como inspiração. Passe pelas listas de Conceitos e inclua apenas aqueles que são relevantes. Faça o mesmo com as Habilidades, Recursos e tudo mais.
Se o seu cenário lidar com Poderes, olhe com carinho especial a Lista de Poderes: você tem a liberdade de escolher o sistema que melhor representa a forma como eles aparecerão em seu cenário. Mas, se não existir algo parecido com o que você quer, use as descrições existentes para criar o seu próprio. É muito menos trabalho assim, e você pode guiar as escolhas dos seus jogadores para que eles tornem seus personagens habitantes do seu mundo.
++++