{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-modulos-genericos.jpg) metatag-description=(Scop RPG) metatag-og:description=(Sistema Genérico, Modular, Customizável e Aberto de RPG) }} ~~NOTOC~~ {{ images:header-modulos-genericos.jpg }} ====== Listas de Características ====== Ainda que seja possível, com um pouco de criatividade, lidar com qualquer circunstância que apareça nas aventuras, muitas vezes é bom ter um conjunto pronto de regras para lidar com elas. As listas abaixo contém sistemas e ideias para você lidar com coisas como Magias de diferentes tipos, Psiquismo e outros Poderes, ou simplesmente Conceitos e Trunfos mais comuns. Os módulos abaixo suprem a necessidade. ? [[modulo:conceitos|Conceitos]] : Conceitos em diversas categorias diferentes que podem ser usadas em qualquer tipo de cenários com poucas adaptações. ? [[modulo:habilidades|Habilidades]] : Habilidades universais, comuns a qualquer tipo de ambientação. ? [[modulo:universal:trunfos|Trunfos]] : Trunfos encontrados em campanhas de qualquer natureza. Lembre-se que funcionam como Conceitos, mas te permitem fazer pequenas modificações na história ao custo de um pouco de Energia. ? [[modulo:poderes|Poderes]] : Listas de Habiidades Especiais e Poderes que podem ser úteis em qualquer campanha. ---- ===== Seção do Criador ===== ++++ Escolhendo as Características | Criador de Cenários, as listas acima são mais para você que para os jogadores. Eis o motivo: essas listas são //tão completas quanto possível//. Isso significa que elas incluem um monte de coisas que possivelmente não são adequadas para o seu cenário, ou então são extensas demais e acabam confundindo os seus jogadores. Por esse motivo, quando estiver pensando nas características do seu cenário, tome um tempo para visitar essas listas, e utilize-as como inspiração. Passe pelas listas de Conceitos e inclua apenas aqueles que são relevantes. Faça o mesmo com as Habilidades, Recursos e tudo mais. Se o seu cenário lidar com Poderes, olhe com carinho especial a Lista de Poderes: você tem a liberdade de escolher o sistema que melhor representa a forma como eles aparecerão em seu cenário. Mas, se não existir algo parecido com o que você quer, use as descrições existentes para criar o seu próprio. É muito menos trabalho assim, e você pode guiar as escolhas dos seus jogadores para que eles tornem seus personagens habitantes do seu mundo. ++++