{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}} ~~NOTOC~~ ====== Mago ====== Em muitos cenários e universos, o mundo é mais que o que percebemos fisicamente, e a Magia é uma coisa real. Presente nos sistemas de RPG desde os seus primórdios, a Magia é aquela coisa que ajuda a tornar o cenário //fantástico// -- efeitos além da compreensão ou da capacidade dos seres humanos são possíveis! Este Conceito descreve o mago típico dos cenários de fantasia medieval mas, assim como existem dezenas de cenários diferentes, existem dezenas de paradigmas de Magia que podem ser utilizados. Esta é uma descrição que tenta ser //genérica//, ou seja, independente de //como// a Magia é realizada no universo em que o personagem vive. Um mago é um estudioso que passou seu tempo se dedicando a compreender //como funciona o universo//. Normalmente, descobre que o mundo é uma realidade //maleável//, que pode ser moldada controlando uma substância etérea, um tipo de energia, que dá forma ao universo como o conhecemos. Aprendendo a lidar com essa energia, o mago é capaz de criar efeitos que um humano comum é incapaz de criar. A forma //exata// como isso acontece depende muito do cenário no qual o personagem está inserido. No Scop, existem diversos [[modulo:poder:magias|Sistemas de Magia]] diferentes que podem ser //anexados// a uma campanha, e assume-se que os magos aderem a eles. É possível, com algum cuidado, misturar sistemas diferentes e ter diversos //sabores// de magia num mesmo universo. Da mesma forma, há diversas //naturezas// de magia: ofensiva, defensiva, etc. ++++ Exemplo | Por exemplo, no sistema //vanciano//, comum em sistemas de RPG como //"Dungeons & Dragons"//, uma magia consiste em uma espécie de receita que o mago precisa decorar e manter na cabeça antes de lançar. As magias são divididas em //escolas// que representam uma espécie de categoria nas quais seus efeitos são classificados. Existe também o sistema //elemental//, em que as magias são diretamente ligadas às formas de sentir, moldar e criar a realidade com base nos quatro ou cinco elementos comuns da mitologia. ++++ Em todo caso, os benefícios e limitações //genéricas// para os magos seguem abaixo. ---- ===== Características ===== ? Poder da Magia : Um personagem que assume o Conceito de Mago ganha um nível no Poder da Magia como bônus. Isso permite ao Mago fazer magias simples com poucos Efeitos e de pouca magnitude. Durante a criação do personagem, o jogador pode assumir (com a permissão do MJ) alguma restrição ao seu Poder, ou algum Conceito com conotações negativas para elevar seu nível inicial de Magia para 2, mas nada além disso. ? Mente Poderosa : Magos são estudiosos da Magia, e isso exige passar horas e horas nas bibliotecas lendo livros e tentando entender o funcionamento das energias místicas. Como consequência, um mago aprende a usar de maneira eficiente suas faculdades mentais, e ganha bônus todas as vezes em que agilidade mental for relevante. ? Fraqueza : Magos passam muito tempo em seus estúdios e bibliotecas estudando para entender o fluxo de energia do universo. Por esse motivo, ainda que existam magos //fortes//, as tarefas físicas não são seu melhor desempenho, e recebem penalidades em qualquer situação desse tipo. Isso //inclui// todas as situações de combate (como a aplicação de dano, por exemplo). ? Armas : Pelo mesmo motivo, magos também não se dão muito bem com armas. As únicas armas com as quais eles sentem algum tipo de afinidade são as facas (que usam para cortar e misturar os ingredientes de suas magias) e os cajados (normalmente usados como focos de sua concentração). Um mago recebe penalidades toda vez que tentar usar uma arma diferente dessas.