{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}} ~~NOTOC~~ ====== Guerreiro ====== Em praticamente todo cenário de RPG, o guerreiro é uma figura comum. É o tipo de personagem que treinou durante toda a sua vida para se tornar eficiente na resolução de confrontos físicos -- tipicamente, por meios violentos. Assim, tornou-se especialista no uso das armas, no conhecimento dos pontos fracos do corpo humano, como causar dano e não ser atingido ao mesmo tempo. Essa ocupação existe desde os primeiros sistemas de RPG criados, em cenários de fantasia medieval, e está presente em virtualmente todo sistema ou cenário, com uma mudança aqui e ali. Em ambientações típicas de fantasia medieval -- especialmente aquelas voltadas à exploração de masmorras --, o guerreiro é o personagem que está na linha de frente do grupo. É ele que enfrenta os piores monstros e é capaz de aguentar seus golpes. Costuma conhecer bem suas armas e as técnicas para atacar e não ser atingido. Em outros cenários, como cenários modernos, as armas costumam conter mais tecnologia, serem mais mortais e atingirem à distância -- mas nem por isso o guerreiro deixa de ter o mesmo enfoque. Por esses motivos, o guerreiro é tipicamente um sujeito com boa saúde, forte e bem treinado. Não é incomum que guerreiros tenham treinamento em estratégias de combate, especialmente solo. Também é comum que saibam como se virar em ambientes hostis. De forma geral, a atuação de um guerreiro é bastante ampla (assim como seus Benefícios e Limitações abaixo). ---- ===== Características ===== ? Força Física : Para causar a maior quantidade de dano e manter a sua saúde em dia, o guerreiro precisa exercitar-se bastante. Por esse motivo, toda tarefa que envolva força física, como atingir seus inimigos, mas também levantar pesos ou derrubar portas, são especialmente adequadas para a mentalidade do guerreiro. Alternativamente, a critério do MJ, esse benefício pode corresponder a 1 ponto adicional de Vitalidade ou Energia — nesse caso, o Guerreiro //não// ganha bônus adicionais nas Tarefas que exijam força física. ? Especialidade em Armas : É impossível para o guerreiro se tornar especialista em todas as armas existentes: ou o personagem conhece muito bem uma única arma, ou tem algum conhecimento esparso sobre todos os tipos de armas. No Scop, para simular isso, escolha uma //classe// de armas (como Espadas, Machados ou outra semelhante); seu guerreiro ganha bônus para usar esse tipo de arma, bem como reconhecer uma arma valiosa, bem construída e seus diversos tipos diferentes. ? Manobras : O guerreiro é especialista em manobras de combate. Por exemplo, sabe bem como concatenar uma defesa com um contragolpe. Sempre que você descrever uma manobra interessante, seu personagem ganha o bônus deste Conceito. Se a manobra for especialmente espetacular, o MJ pode determinar que um bônus mais significativo. ? Estudos : É verdade que existem guerreiros profundamente estudiosos e letrados mas, como regra geral, personagens dessa ocupação dedicam-se mais tempo em seus treinamentos físicos que no aprendizado. Por isso, toda Tarefa que exigir memória ou raciocínio é um pouco mais difícil para um guerreiro que para uma pessoa qualquer.