{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-sistema-personagens.jpg) metatag-description=(Scop RPG) metatag-og:description=(Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG) }} ~~NOTOC~~ {{ images:header-sistema-personagens.jpg }} ====== Conceitos ====== A organização das descrições dos Conceitos se baseia nas perguntas que eles respondem. Se você é o Mestre do Jogo ou está criando seu próprio cenário, pode ter uma ideia melhor do que incluir ou não. Mas lembre-se que você pode fazer perguntas diferentes para cada personagem, e deve incentivar os jogadores e responderem de maneira criativa. As descrições são bastante genéricas: ainda que algumas sugestões de bônus e penalidades sejam apresentadas, o objetivo é dar uma ideia das situações em que são ativados -- você pode pensar em maneiras diferentes para eles afetarem cada situação de jogo. Por esse motivo, interpretar o significado do Conceito é extremamente importante. No entanto, se você se sentir mais seguro, sinta-se à vontade para criar uma lista mais específica. Lembre-se que Conceitos podem ser prejudiciais ou benéficos dependendo da situação, e que além das formas usuais descritas na [[sistema:conceitos|página]], você pode improvisar de diversas maneiras diferentes. ? [[modulo:universal:conceitos|Conceitos Universais]] : Conceitos comumente encontrados em qualquer tipo de cenário. São aspectos normais encontrados em todo tipo de personagem, como características físicas ou psicológicas específicas, virtudes e defeitos, motivações e outros. ? [[modulo:antigo:conceitos|Mundos Antigos]] : Em mundos das eras antigas, como a Idade do Ferro, Idade do Bronze ou Idade Média, alguns Conceitos diferentes podem aparecer. Além de oferecer outras possibilidades aos jogadores, a escolha de alguns Conceitos dessa lista pode ajudar bastante a criar o clima para a sua campanha. ? [[modulo:fantasia_medieval#conceitos|Fantasia Medieval]] : Se a sua campanha se passa em um cenário típico de Fantasia Medieval, você certamente vai achar as informações deste link interessantes. Além de Conceitos comuns, como raças e profissões de aventureiros, há Habilidades, Poderes e mais algumas informações interessantes para você estruturar sua campanha. ----- Veja também a página de [[modulo:start|Módulos]] para outras possibilidades, como cenários completos e os Conceitos mais adequados a cada um deles.