{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-passaros.jpg)
metatag-description=(Scop RPG)
metatag-og:description=(Sistema Genérico, Modular, Customizável e Aberto de RPG)
}}
~~NOTOC~~
{{ modulo:bestiario:header-passaros.jpg }}
====== Pássaros e Criaturas Voadoras ======
Trate um pássaro como um [[:modulo:bestiario:animais|animal]] capaz de voar (até porque é exatamente isso o que eles são). Em outras palavras, todas as características de animais comuns são também válidas para pássaros e outras criaturas aladas que não são mágicas.
A grande diferença é que todas as criaturas desta seção possuem a [[:modulo:poder:habilidades_sobrenaturais#voo|Habilidade Especial de Voo]], exceto se indicado em contrário. Como se trata de uma característica natural, não é necessário que gastem Energia para utilizá-la. Para determinar se uma criatura alada é capaz de fazer uma manobra qualquer que não seja um ataque, utilize sua Habilidade de Proezas Atléticas.
----
++++ Avestruz |
O maior pássaro não extinto conhecido na atualidade. Ao contrário do que se acredita, a estratégia principal de combate de um avestruz não é //enterrar a cabeça//, mas sim fugir o mais rápido possível, pois são corredores //Muito Velozes//. Se necessário, no entanto, reagem com bicadas e chutes, que podem ser doloridos.
**Habilidade de Combate:** +1.\\
**Corrida:** +2.\\
**Vitalidade:** 7 pontos.
++++
++++ Albatroz |
Grandes aves conhecidas por seus voos de longa distância. Vivem sobrevoando pelas Linhas de Mana por dias seguidos, aproveitando correntes de ar. São símbolo de liberdade, mas não são agressivos. No entanto, suas asas potentes os tornam capazes de escapar facilmente de predadores.
**Habilidade de Combate:** 0.\\
**Força:** -1.\\
**Bônus de Dano:** 0.\\
**Resistência:** 0.\\
**Proezas Atléticas:** +2.\\
**Vitalidade:** 4 pontos.\\
++++
++++ Andorinha |
Ave pequena, extremamente ágil no ar. Não é perigosa, mas é um exemplo excelente de coordenação e velocidade em voo. Muitas vezes são usadas como símbolo de sorte por navegadores.
**Habilidade de Combate:** -2.\\
**Força:** -3.\\
**Bônus de Dano:** -2.\\
**Resistência:** 0.\\
**Vitalidade:** 1 ponto.\\
++++
++++ Borboleta-Gigante |
Com asas de até 2 metros, essas criaturas são mais belas do que perigosas. Alimentam-se de néctar e evitam conflito, mas sua presença costuma ser sinal de equilíbrio ecológico. Algumas culturas acreditam que são mensageiras dos deuses.
**Habilidade de Combate:** -2.\\
**Força:** -2.\\
**Bônus de Dano:** -2.\\
**Resistência:** 0.\\
**Habilidade Especial:**
* Camuflagem
**Vitalidade:** 2 pontos.\\
++++
++++ Corvo |
Inteligente, oportunista e adaptável, o corvo é comum em muitas ilhas. Pode ser treinado, aprender padrões e reagir com astúcia. Sua presença é às vezes associada a maus presságios, embora não sejam agressivos.
**Habilidade de Combate:** -1.\\
**Força:** -1.\\
**Bônus de Dano:** -1.\\
**Resistência:** 0.\\
**Percepção:** +1.\\
**Vitalidade:** 3 pontos.\\
++++
++++ Falcão |
Ágil e preciso, o falcão é um predador aéreo. Seu voo em mergulho é uma das manobras mais letais da natureza. Muitas culturas o reverenciam como símbolo de visão e domínio.
**Habilidade de Combate:** +1.\\
**Força:** 0.\\
**Bônus de Dano:** +1 (garras e bico).\\
**Resistência:** +1 (penas espessas).\\
**Percepção:** +2.\\
**Proezas Atléticas:** +2.\\
**Vitalidade:** 4 pontos.\\
++++
++++ Gaivota |
Comum em áreas costeiras e ilhas mais povoadas, a gaivota é atrevida e sabe sobreviver em qualquer lugar onde humanos se reúnam. Sua agressividade em grupos pode ser surpreendente.
**Habilidade de Combate:** 0.\\
**Força:** -1.\\
**Bônus de Dano:** -1.\\
**Resistência:** 0.\\
**Ações Furtivas:** +1 (em voos baixos).\\
**Vitalidade:** 3 pontos.\\
++++
++++ Grilo-Alado Gigante |
Inseto de cerca de meio metro de comprimento. Salta grandes distâncias e pode voar curtas distâncias com suas asas ruidosas. Sua carapaça é resistente, mas sua ameaça é mais pelo número do que pela força individual.
**Habilidade de Combate:** 0.\\
**Habilidade Especial:**.\\
* Saltar +2
**Força:** -1.\\
**Bônus de Dano:** -1 (mordida e impacto).\\
**Resistência:** +1 (exoesqueleto).\\
**Vitalidade:** 3 pontos.\\
++++
++++ Harpia |
Uma das maiores aves de rapina conhecidas, com garras maiores que as de um urso. Predadora de médio porte, é temida até por pequenos mamíferos. Embora rara, é respeitada por sua força.
**Habilidade de Combate:** +2.\\
**Força:** +2.\\
**Bônus de Dano:** +2 (garras).\\
**Resistência:** +1 (plumagem densa).\\
**Percepção:** +1.\\
**Proezas Atléticas:** +1.\\
**Vitalidade:** 6 pontos.\\
++++
++++ Libélula Gigante |
Caçadora aérea eficiente, do tamanho de um falcão. Movimenta-se com extrema agilidade e faz emboscadas silenciosas contra insetos e pequenos animais. Não representa risco sério a humanos, mas pode incomodar se provocada.
**Habilidade de Combate:** +1.\\
**Força:** -1.\\
**Bônus de Dano:** -1.\\
**Resistência:** 0.\\
**Percepção:** +1.\\
**Vitalidade:** 3 pontos.\\
++++
++++ Morcego |
Mamífero voador de hábitos noturnos. Pequeno, mas altamente sensível. Em algumas áreas de Uviananth, há espécies domesticadas como “ouvidos vivos” devido à sua ecolocalização.
**Habilidade de Combate:** -1.\\
**Força:** -2.\\
**Bônus de Dano:** -2.\\
**Resistência:** 0.\\
**Habilidade Especial:**
* Sentidos Alterados (Audição) +2
**Percepção:** +2.\\
**Vitalidade:** 2 pontos.\\
++++
++++ Papagaio |
Ave colorida, inteligente e barulhenta. Costuma viver em bandos, e em algumas áreas é treinada como mensageira. Não representa perigo físico, mas pode servir como alarme natural.
**Habilidade de Combate:** -2.\\
**Força:** -2.\\
**Bônus de Dano:** -2.\\
**Resistência:** 0.\\
**Subterfúgios:** +2 (imitações).\\
**Vitalidade:** 2 pontos.\\
++++
++++ Pombo |
Onipresente nas cidades maiores, os pombos vivem próximos aos humanos e são notórios pela sua orientação. Alguns são domesticados para envio de mensagens.
**Habilidade de Combate:** -1.\\
**Força:** -3.\\
**Bônus de Dano:** -2.\\
**Resistência:** 0.\\
**Orientação:** +2.\\
**Habilidade Especial**
* Contágio
**Vitalidade:** 2 pontos.\\
++++
++++ Pteranodon |
Grande réptil voador de períodos desconhecidos. Apesar do tamanho imponente, era mais pescador do que predador. Pode ser domesticado por culturas específicas como montaria leve. Não possui dentes, mas seu bico afiado pode causar ferimentos.
**Habilidade de Combate:** +1.\\
**Força:** +1.\\
**Bônus de Dano:** +1 (bico perfurante).\\
**Resistência:** +1.\\
**Percepção:** +1.\\
**Proezas Atléticas:** +2.\\
**Vitalidade:** 6 pontos.\\
++++
++++ Pterodaustro |
Parente menor do Pteranodon, com focinho adaptado para filtrar alimento da água — como um flamingo. Vive em áreas costeiras e raramente ataca, preferindo fugir se ameaçado.
**Habilidade de Combate:** -1.\\
**Força:** 0.\\
**Bônus de Dano:** -1.\\
**Resistência:** 0.\\
**Proezas Atléticas:** +1.\\
**Vitalidade:** 4 pontos.\\
++++
++++ Quetzalcoatlus |
Talvez o maior animal voador conhecido. Seu porte rivaliza com o de uma girafa. Capaz de planar por distâncias enormes, vive em altitudes elevadas e é raríssimo. Se provocado, é um oponente letal.
**Habilidade de Combate:** +3.\\
**Força:** +3.\\
**Bônus de Dano:** +3 (bico e impacto).\\
**Resistência:** +2.\\
**Proezas Atléticas:** +2.\\
**Vitalidade:** 11 pontos.\\
++++
++++ Raia-Voadora |
Espécie que evoluiu para usar membranas laterais para planar entre falésias ou pelas correntes de ar geradas pelas Linhas de Mana. É um animal gracioso, inofensivo e ocasionalmente domesticado como pet exótico em áreas costeiras.
**Habilidade de Combate:** -2.\\
**Força:** -2.\\
**Bônus de Dano:** -2.\\
**Resistência:** 0.\\
**Empatia:** +1.\\
**Vitalidade:** 3 pontos.\\
++++
++++ Urubu |
Necrófago dos céus. Apesar da aparência sombria, é essencial para o equilíbrio ecológico. Tem um olfato aguçado, e pode detectar cadáveres a quilômetros de distância.
**Habilidade de Combate:** -1.\\
**Força:** -1.\\
**Bônus de Dano:** -1.\\
**Resistência:** 0.\\
**Percepção (olfato):** +2.\\
**Proezas Atléticas:** +1.\\
**Vitalidade:** 3 pontos.\\
++++
++++ Vespa-Gigante |
Inseto perigoso, do tamanho de uma mão humana. Extremamente territorial e agressiva, capaz de ferir até animais grandes. Seu veneno pode causar efeitos narrativos graves (paralisia leve, dor intensa, etc.), se o Mestre desejar.
**Habilidade de Combate:** +2.\\
**Força:** -1.\\
**Bônus de Dano:** +1 (ferrão perfurante).\\
**Resistência:** 0.\\
**Habilidade Especial:**
* Veneno
**Vitalidade:** 3 pontos.\\
++++