{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-bestiario.jpg)
metatag-description=(Scop RPG)
metatag-og:description=(Sistema Genérico, Modular, Customizável e Aberto de RPG)
}}
~~NOTOC~~
{{ modulo:bestiario:header-bestiario.jpg }}
====== Animais, Criaturas e Coadjuvantes ======
Normalmente, criaturas são obstáculos passageiros em aventuras, e por isso suas características são dadas de maneira simplificada. Assim, não é necessário ter o trabalho de criar personagens inteiros que estarão presentes em pequenas partes da história. A despeito disso, se alguma criatura se destacar na sua história e você quiser dar características adicionais a ela, trate-a como um personagem comum.
===== Características de uma Criatura ======
Independente de ser um animal, monstro ou um ser humano, criaturas são descritas através de algumas características básicas, listadas abaixo. Se você procurar alguma característica básica e não encontrar, considere o normal para um ser humano.
==== Conceitos ====
Uma criatura, na verdade, funciona como um Conceito: sua descrição diz seu nome, seu tipo, fatos relevantes a seu respeito, bem como suas forças e fraquezas. Nos momentos em que for relevante, utilize os bônus e penalidades descritos. Entre os Conceitos mais comuns estão:
* **Força Física:** algumas criaturas recebem bônus ou penalidades às Tarefas que exigem a sua força física, como levantar ou puxar pesos. Como muitas criaturas podem ser //Muito// ou //Extremamente// fortes -- especialmente criaturas lendárias -- essa característica é dada como um bônus ou penalidade a ser adicionado ao resultado dos dados em um teste. Se você está montando sua própria criatura e deseja saber qual deveria ser esse valor, verifique esse valor nos [[:sistema:efeitos#peso_massa_ou_volume|Efeitos]].
* **Bônus de Dano:** algumas criaturas, apesar de não serem particularmente fortes, tem garras afiadas ou dentes poderosos, que podem causar dano adicional em ataques bem-sucedidos. É importante notar que a capacidade de causar dano adicional **não é** a mesma coisa que a força da criatura! Note que, como tanto o Bônus de Dano quanto a Força Física fazem parte do mesmo Conceito, apenas um deles deve ser levado em consideração em cada momento (ou, em outras palavras, //não// use as duas características ao mesmo tempo!)
* **Resistência:** certas criaturas são resistentes a certos tipos de ataque ou ações. O valor entre parêntesis indica a penalidade aplicada ao efeito recebido pela criatura, especialmente o dano, aplicado nas situações adequadas. Uma criatura pode ser também //Vulnerável// a certos tipos de ataques, e nesse caso o dano é aumentado.
++++ Exemplo |
Ursos negros têm os seguintes Conceitos: são Grandes e Muito Fortes (+2), tem Bônus de Dano +2, e sua pele dura provê Resistência ao Dano Físico. Além disso, ursos negros são excelentes pescadores, e sabem subir em árvores. Isso significa que, para todos os efeitos, quando o tamanho da criatura for relevate, ele recebe um bônus de +1. Quando um ataque for bem-sucedido, ele aplica +2 pontos de dano, e absorve 1 ponto de dano recebido devido à sua resistência.
Você provavelmente não vai precisar realizar testes das Tarefas de pescar ou subir em árvores para o urso -- apenas narre a consequência adequada. Mas, se for necessário, faça como um Conceito comum: cada característica benéfica adiciona um dado, e prejudiciais removem um dado. Quantificadores entram em ação como sempre.
++++
++++ Exemplo |
Lukah luta contra um lobo que prende sua perna em uma dolorosa mordida. O bardo não tem qualquer Conceito que o auxilie em Tarefas de força, então ele joga dois dados. O lobo, por sua vez, tem Força Física +1, o que significa que ele joga um dado adicional, três dados no total. Lukah joga seus dados e obtém 2; o lobo joga os seus e obtém 5. Lukah continua preso na mordida, e as coisas não parecem boas para ele...
++++
==== Habilidades ====
A Habilidade de Combate indica quantos dados a criatura deve jogar em um turno de combate. Esse valor //já// leva em consideração todos os Conceitos e características aplicáveis em batalhas, então //não é necessário// adicionar modificadores de Conceitos, exceto se alguma condição extraordinária se apresentar.
De forma geral, uma criatura não tem outras Habilidades em suas descrições -- suas capacidades são dadas como características de seu Conceito. Nas situações em que uma criatura precisar realizar uma Tarefa diferente de lutar, utilize os dois dados de base normais, e modifique a quantidade conforme os Conceitos que se apliquem à situação.
++++ Exemplo |
Um urso negro tem Habilidade de Combate igual a +3. Isso significa que ele joga 5 dados em seus turnos de combate.
Ursos negros sabem muito bem como subir em árvores -- escalar uma, portanto, não é a melhor coisa a fazer se você está tentando fugir de um. Se um urso tenta perseguir um personagem que subiu em uma árvore, some mais dois dados ao teste realizado pela criatura. Essa é uma característica do //Conceito Urso Negro//.
E, caso você realmente precise saber, ursos negros também sabem muito bem como lutar em cima de uma árvore.
++++
==== Habilidades Especiais =====
Certas criaturas têm Habilidades Especiais, como Voar, Respirar sob a Água e outras semelhantes. Outras podem até mesmo ter Poderes! As Habilidades Especiais de uma criatura funcionam exatamente como as de um personagem comum, mas quando a Habilidade fizer parte da natureza da criatura, considere que ela //não// precisa gastar Energia para usá-la.
Criaturas têm Energia e Vitalidade, mas algums delas têm mais (ou menos) que um humano comum. Em todos esses casos, as informações estarão presentes na descrição da criatura.
++++ Exemplo |
Um urso negro não tem Habilidades Especiais. Mas um tubarão pode respirar sob a água, e uma águia pode voar. Como são naturais a essas criaturas, elas podem usá-la livremente.
Por outro lado, um dragão tem a Habilidade Especial de Cuspir Fogo. Ainda que faça parte da sua natureza, é uma Tarefa cansativa, e que drena suas Energias, então é necessário que o dragão gaste suas forças para usar a Habilidade. Mas esteja avisado que um dragão tem muito mais Energia que um ser humano!
++++
==== Trunfos e Equipamentos ====
Monstros e animais dificilmente terão Trunfos e Equipamentos -- embora, talvez, o Mestre do Jogo permita que alguns deles tenham tesouros a serem recolhidos. Por outro lado, coadjuvantes quase sempre terão -- o guarda da cidade sempre carrega a sua lança, e está sempre usando um colete de couro curtido como proteção. Esses equipamentos estão listados nas descrições, bem como seus efeitos -- caso não haja uma descrição específica, assuma o comportamento para um personagem normal.
----
===== Animais =====
[[:modulo:bestiario:animais_terrestres|{{:covers:cover-modulos-animais.jpg?128x192 }}]]
As páginas abaixo mostram animais comuns encontrados na fauna terrestre, divididos (aproximadamente) pelo //habitat// em que se encontram. A lista é (obviamente) incompleta, mas você pode utilizar os animais descritos aqui como modelos para fazer as suas próprias adaptações.
**[[modulo:bestiario:animais_terrestres|Animais Terrestres]]**: Animais comuns encontrados nas diversas regiões da Terra, incluindo animais selvagens e domesticados.
----
===== Monstros e Outras Criaturas =====
[[:modulo:bestiario:fantasia_medieval|{{:covers:cover-modulos-monstros.jpg?128x192 }}]]
Em mundos fantásticos, você encontra criaturas fantásticas. Em cenários medievais, existem dragões; em locais desconhecidos, há monstros aterrorizantes que seres humanos não deveriam conhecer. Os links abaixo contém descrições dessas criaturas.
**[[modulo:bestiario:fantasia_medieval|Monstros Medievais]]**: Monstros comuns na Fantasia Medieval.
----
===== Seção do Criador =====
++++ Criaturas como Conceitos |
Você já sabe que pode criar Conceitos como quiser, e que isso dá flexibilidade para você desenvolver o seu cenário como achar adequado. Se você acha um pouco difícil, talvez, determinar algumas características, pode usar qualquer criatura como um Conceito e criar personagens a partir dela! Isso significa que o seu cenário não está limitado a ter apenas humanos com pequenas variações -- você pode //realmente// criar algo completamente fora da caixa sem fazer esforço.
Por exemplo, digamos que você queira criar um cenário de fantasia brutal, em que criaturas tipicamente vista como monstros, como goblins, ogres ou trolls, possam ser personagens de jogador. Para isso, veja a descrição da criatura e:
* **Ignore a Habilidade de Combate e o Bônus de Dano.** Essas características são simplificações do que uma criatura realmente pode fazer.
* **Transforme as outras características em parte do Conceito.** Mas, ao fazer isso, ignore a magnitude do modificador, e considere-os sempre como sendo 1 -- //especialmente// se você deseja criar um humanoide baseado na criatura. No entanto, dependendo da criatura, você //pode// considerar o modificador mais alto, se assim desejar.
* **Se sua criatura é humanoide**, considere Vitalidade e Energia iguais a 6.
> **Exemplo:**\\ Suponha que você deseja uma raça humanoide baseada em Dragões de Komodo (um //dragonoide de Komodo//). Um Dragão de Komodo tem as seguintes características: Habilidade de Combate: +2, Bônus de Dano: +1, Bônus de Dano da mordida: +2, Resistência ao Dano: +2, Força: +5 e Vitalidade: 6 pontos. Além disso, são excelentes nadadores.
>
> Para criar um humanoide a partir dele, ignore a Habilidade de Combate e os Bônus de Dano, reduza as outras características a +1 e a Vitalidade a 6 pontos. No entanto, como você imagina as coisas, um dragonoide é //Muito// forte em relação aos humanos, e sua mordida também é perigosa, então você mantém essas características. O resultado final é: um dragonoide é uma raça humanoide com os seguintes modificadores: dano causado pela mordida +1, força +2 e resistência ao dano +1, nadar +1.
>
> Mas não se esqueça que a //descrição// da criatura é o mais importante, então você pode escrever algo assim: //dragonoides// são criaturas reptilianas, descendentes dos grandes dragões de Komodo. Sua ancestralidade faz com que prefiram ambientes úmidos, perto de lagos ou rios, o que os torna excelentes nadadores. Pelo mesmo motivo, sua pele é coberta por uma camada de escamas que os protege de ferimentos, e sua força física seja //Muito// grande quando comparada à dos humanos. Além disso, seus dentes afiados tornam sua mordida uma arma perigosa.
>
> É claro, não se restrinja a listar bônus e penalidades do Conceito. Ele faz parte do seu mundo, então descreva sua origem, que regiões habitam, como se relacionam com outros habitantes e tudo mais.
++++