{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-modulo-virtudes-pecados.jpg) metatag-description=(Scop RPG) metatag-og:description=(Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG) }} ~~NOTOC~~ {{ images:header-modulo-virtudes-pecados.jpg }} ====== Virtudes e Pecados Capitais ====== Em campanhas com conotações religiosas, pode ser bastante interessante escolher Conceitos que reflitam essas tendências. Uma das muitas possibilidades é escolher, ao invés de //qualidades// e //defeitos//, uma das Virtudes e um dos Pecados Capitais -- especialmente se o cenário contém traços das religiões cristãs, como as histórias passadas na época medieval. São sete as Virtudes e os Pecados capitais. Suas descrições estão mais abaixo, e existe um contraponto entre elas -- para cada Virtude há um Pecado em oposição, e vice-versa. ^ Virtude ^ Pecado ^ | Humildade | Soberba | | Generosidade | Inveja | | Paciência | Ira | | Temperança | Gula | | Caridade | Avareza | | Diligência | Preguiça | | Castidade | Lúxuria | Isso significa que não faz muito sentido você escolher características opostas para seu personagem. Quando for escolher as características, tome cuidado para não causar contradições. ++++ Exemplo | Um personagem não pode escolher ser //Diligente// e //Preguiçoso// ao mesmo tempo. ++++ Virtudes e Pecados, como descritos, funcionam bem como características psicológicas que influenciam a forma como você representa o seu personagem. De forma geral, você recebe um bônus em suas Tarefas ou recupera um ponto de Energia a cada vez que agir em conformidade com a sua Virtude. Da mesma maneira, você deve gastar um ponto de Energia ou receber penalidades cada vez que precisar agir contra o seu Pecado. ---- ===== As Sete Virtudes Capitais ===== As virtudes capitais são em número de sete, e suas descrições e consequências estão abaixo. ++++ Humildade | A humildade é a qualidade de reconhecer suas próprias limitações e imperfeições. Em situações de jogo, sua humildade pode ser demonstrada quando seu personagem aceita ajuda dos outros, aprende com seus erros e evita a arrogância em face do sucesso. A humildade pode conceder bônus ou Energia quando seu personagem reconhece seus limites e busca ajuda ou orientação de outros jogadores ou NPCs. ++++ ++++ Generosidade | A generosidade é a disposição para compartilhar recursos, tempo e cuidados com os outros. Em jogo, seu personagem pode demonstrar generosidade ao ajudar aliados, doar recursos ou oferecer apoio desinteressado a quem precisa. A generosidade pode recompensar seu personagem com bônus ou Energia quando ele compartilha recursos, auxilia aliados ou age desinteressadamente em prol de um objetivo comum. ++++ ++++ Paciência | A paciência é a capacidade de tolerar atrasos, dificuldades e adversidades sem perder a calma. Em situações de jogo, sua paciência pode ser testada quando seu personagem enfrenta obstáculos demorados ou situações desafiadoras, e ele mantém a perseverança. A paciência pode conceder bônus ou Energia em situações onde a espera é necessária, permitindo que seu personagem mantenha a calma e a compostura. ++++ ++++ Temperança | A temperança é o equilíbrio e a moderação em todas as coisas. Em jogo, seu personagem pode exercitar a temperança ao fazer escolhas equilibradas, evitando excessos e agindo com autocontrole em situações tentadoras. A temperança pode oferecer bônus ou Energia quando seu personagem faz escolhas equilibradas e age com moderação. Isso pode resultar em maior autocontrole e resistência a tentações. ++++ ++++ Caridade | A caridade é a disposição para ajudar e dar aos necessitados. Em situações de jogo, seu personagem pode demonstrar caridade ao apoiar causas nobres, cuidar dos menos afortunados e compartilhar seus recursos com aqueles que precisam. A caridade pode recompensar seu personagem com bônus quando ele ajuda os necessitados, apoia causas nobres e compartilha recursos com generosidade. ++++ ++++ Diligência | A diligência é a disposição para trabalhar com dedicação e empenho em suas tarefas. Em jogo, seu personagem pode demonstrar diligência ao cumprir responsabilidades, perseguir metas com determinação e se esforçar para alcançar o sucesso. A diligência pode conceder bônus ou Energia quando seu personagem trabalha com dedicação e empenho em suas tarefas, o que pode resultar em maior eficácia e sucesso. ++++ ++++ Castidade | A castidade é a moderação e a pureza nas relações e desejos sexuais. Em situações de jogo, seu personagem pode demonstrar castidade ao agir com respeito e cuidado nas interações românticas, evitando comportamentos impulsivos ou exploração dos outros. A castidade pode oferecer bônus ou Energia quando seu personagem age com respeito, cuidado e moderação em interações românticas e sexuais. ++++ ---- ===== Os Sete Pecados Capitais ===== Assim como as Virtudes, são sete os Pecados capitais. Suas descrições e as situações em que entram em jogo estão descritas abaixo. ++++ Soberba | Você é vaidoso e arrogante, frequentemente superestimando suas habilidades e importância. Isso pode levá-lo a subestimar os outros e a recusar ajuda, prejudicando relações interpessoais. A soberba pode emergir quando seu personagem se depara com desafios ou adversários, levando-o a subestimar seus oponentes e a confiar demais em suas próprias habilidades. Isso pode resultar em decisões arriscadas e situações de jogo onde a falta de humildade pode levá-lo à derrota. ++++ ++++ Inveja | A inveja faz com que você sinta ressentimento em relação às conquistas e posses dos outros. Isso pode torná-lo competitivo de maneira negativa e impedir que desfrute verdadeiramente do sucesso alheio. A inveja pode se manifestar quando seu personagem se depara com a riqueza, habilidades ou conquistas de outros personagens jogadores ou NPCs. Isso pode levá-lo a competir de maneira prejudicial, buscando superar ou prejudicar aqueles que ele inveja. ++++ ++++ Ira | Sua tendência à ira pode resultar em explosões emocionais e conflitos frequentes. Controlar seu temperamento é um desafio constante, e sua raiva pode prejudicar relacionamentos e decisões. A ira pode entrar em ação durante conflitos, desafios ou situações de estresse em jogo. Seu personagem pode ter dificuldade em manter a calma e tomar decisões racionais quando confrontado com provocações ou obstáculos, tornando-o propenso a ações impulsivas. ++++ ++++ Gula | A gula faz com que você seja excessivamente indulgente em prazeres, como comida e bebida. Isso pode levar a problemas de saúde, falta de autocontrole e um foco excessivo no hedonismo. A gula pode ser relevante em situações envolvendo comida, bebida ou prazeres sensoriais. Seu personagem pode ser tentado a consumir excessivamente, mesmo quando isso não é apropriado, criando desafios relacionados à indulgência em jogo. ++++ ++++ Avareza | A avareza leva você a desejar poder e riqueza de forma insaciável. Isso pode levá-lo a tomar decisões egoístas, prejudicando os outros em busca de ganhos pessoais. A avareza pode entrar em jogo quando seu personagem é confrontado com oportunidades de acumular riqueza ou poder. Isso pode levá-lo a tomar decisões egoístas, como roubo ou exploração de outros, em busca de ganhos pessoais. ++++ ++++ Preguiça | Sua preguiça se manifesta como falta de motivação e disposição para o trabalho. Isso pode prejudicar sua produtividade e impedir que alcance seu potencial máximo. A preguiça pode afetar a motivação de seu personagem para cumprir tarefas ou se envolver em desafios. Isso pode resultar em situações em que seu personagem evita responsabilidades ou deixa de agir quando a ação é necessária. ++++ ++++ Luxúria | A luxúria faz com que você seja excessivamente indulgente em prazeres sexuais. Isso pode levar a comportamentos impulsivos e relacionamentos instáveis, prejudicando seu bem-estar emocional e social. Pode surgir em situações envolvendo interações sexuais ou românticas. Seu personagem pode ser impulsivo em busca de prazeres sensuais, o que pode levar a situações de jogo com consequências emocionais e sociais complexas, como relacionamentos instáveis ou envolvimentos impulsivos. ++++