{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-modulo-habilidades-antigas.jpg) metatag-description=(Scop RPG) metatag-og:description=(Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG) }} ~~NOTOC~~ {{ images:header-modulo-habilidades-antigas.jpg }} ====== Habilidades Antigas ====== Essa é uma relação de Habilidades que são mais comuns em cenários medievais ou antigos de maneira geral. Como em todo caso, as descrições são genéricas, para que você possa adaptar o uso à situação conforme for o mais conveniente. E, como antes, você pode se sentir à vontade para alterar os nomes ou as descrições ao montar seu personagem. Obviamente, nada impede que Habilidades como essas sejam usadas em cenários modernos ou futuristas, depende apenas de como você enxerga o seu personagem. Mas converse com o MJ para que todos estejam de acordo a respeito da aplicação de cada uma delas. ---- ++++ Conhecimento (Especificar) | Mecanicamente, não há diferença entre a forma como os Conhecimentos funcionam em épocas antigas e suas equivalentes atuais. No entanto, o //status// atribuído aos conhecedores dessas Habilidades era diferente. Isso varia de cenário para cenário, então combine com o MJ como seu Conhecimento pode afetar seu personagem e sua relação com outros personagens da história. Abaixo há algumas sugestões de Conhecimentos que seu personagem pode ter, mas lembre-se que cada um deles é uma Habilidade diferente: * Alquimia * Astrologia * Estratégia * Heráldica * Religião * Senescal ++++ ++++ Criatividade (Especificar) | Mecanicamente, não há diferença entre a forma como atividades criativas funcionam na época antiga e na moderna, mas é importante notar que em épocas antigas, o papel dos artesões, artistas e outros criativos era um pouco diferente: como não haviam processos industriais que permitiam reproduzir indefinidamente objetos de decoração ou peças artísticas, as criações costumavam ser muito bem remuneradas, e não eram poucos os artistas que recebiam renda fixa da nobreza para exercer sua arte. Algumas das artes praticadas estão na lista abaixo, mas lembre-se que cada uma delas é uma Habilidade diferente: * Caligrafia * Carpintaria * Culinária * Iluminuras * Oratória * Ourivesaria * Tapeçaria * Tecelagem * Trabalhos em Couro ++++ ++++ Forja | A habilidade de Forja representa o domínio sobre as técnicas de trabalhar metais, desde a extração do minério até a criação de objetos complexos e funcionais. Um personagem com essa habilidade é capaz de forjar armas, armaduras, ferramentas e outros objetos de metal, além de avaliar a qualidade de peças já existentes. Também é útil na manutenção desses objetos. ++++ ++++ Lidar Com Animais (Especificar) | Ao escolher esta Habilidade, especifique o tipo de animal com o qual seu personagem tem familiaridade. Ele se torna capz de domar, treinar, montar, usar em eventos esportivos ou para caçadas, tratar ferimentos, ensinar truques específicos e tudo mais. Além disso, você sabe avaliar se um animal está bem de saúde, se foi bem tratado, se é capaz de aguentar uma vida de aventuras e tudo mais. Cada animal é uma Habilidade diferente. ++++ ++++ Lutar (Especificar) | A Habilidade de Lutar funciona da mesma forma: escolha o tipo de arma com a qual seu personagem tem familiaridade (por exemplo, Espadas, ou Machados). Lembre-se que isso também permite que ele saiba identificar boas armas, reconhecer estilos de luta e tudo mais. A maior diferença está na abrangência: os antigos conheciam uma variedade bem grande de formas de causar ferimentos. ++++ ++++ Herbalismo | A Habilidade de Herbalismo dá ao seu personagem conhecimento sobre plantas medicinais e suas propriedades curativas. Ele é capaz de identificar diversas espécies de ervas, flores e raízes, sabendo como coletá-las de forma adequada e utilizá-las na preparação de poções, ungüentos e chás medicinais. Além disso, o personagem é capaz de reconhecer os efeitos colaterais e contraindicações de cada planta, podendo tratar uma variedade de enfermidades e venenos. No entanto, o Herbalismo requer paciência, habilidades de observação e um vasto conhecimento botânico. Em algumas ocasiões, a busca por plantas raras ou o preparo de remédios complexos pode exigir tempo e recursos adicionais. ++++ ++++ Navegação | Com a Habilidade de Navegação, seu personagem possui conhecimentos em orientação e navegação marítima. Ele é capaz de interpretar mapas, cartas náuticas e utilizar instrumentos de navegação, como bússolas e astrolábios. Além disso, o personagem é capaz de estimar a posição do navio em relação às estrelas, ao sol e outros pontos de referência. Essa Habilidade é essencial para se manter no curso desejado, evitar naufrágios e encontrar rotas marítimas seguras. ++++ ++++ Subsistência | Representa a capacidade do personagem de prover para si mesmo e para sua comunidade, através da interação com o meio ambiente. Inclui o conhecimento de plantas comestíveis, a criação de animais domésticos, a construção de abrigos, a fabricação de ferramentas e a adaptação a diferentes ambientes. A habilidade de Subsistência engloba tanto a coleta de alimentos e recursos naturais quanto a agricultura, permitindo que o personagem sobreviva e prospere em diversos cenários. ++++