{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}} ~~NOTOC~~ ====== Se Você é um Mestre de Primeira Viagem ====== Então, você foi o //escolhido//, ou //se propôs// a mestrar uma partida, mas não sabe exatamente o que significa fazer isso? Não se preocupe, você não precisa de anos de experiência nem de estudo aprofundado. A coisa é muito mais simples do que parece à primeira vista. Você precisa estar //familiarizado// com as regras, mas não precisa //decorá-las//. Se você ainda não leu, veja o [[..:Sistema Básico]], que tem regras bastante simplificadas -- excelentes para quem está começando! Dê uma olhada com especial atenção à resolução de [[:basico:Tarefas]]. Você não precisa criar suas as histórias, pode utilizar [[..:modulo:start|aventuras prontas]]. Neste site existe algumas que você pode usar com seu grupo de jogo, e é bastante fácil utilizar histórias publicadas para outros sistemas. Mas //criar// suas aventuras é divertido também. Mas, principalmente, //você pode cometer erros//. Você pode interromper brevemente o jogo para procurar uma regra, ou improvisar algo no calor do momento. Se mesmo assim você sentir que algo está //errado//, lembre-se que o poder é seu: você pode deixar o erro passar e direcionar a aventura para onde você desejar. ===== Mas o Que Faz o MJ Exatamente? ===== O MJ é o responsável por conduzir a aventura. Isso implica em descrever os locais e as situações, interpretar os personagens coadjuvantes, e decidir se o que os jogadores estão tentando fazer é possível ou não, e qual o resultado disso. O fluxo de jogo é o seguinte: - **Descreva a cena aos jogadores.** Descreva o ambiente, as outras pessoas que se encontram no mesmo local, o que elas estão fazendo, se há algum acontecimento surpreendente que chama a atenção de todos, ou se há algo em especial que chame a atenção dos personagens dos jogadores. - **Pergunte aos jogadores o que seus personagens fazem.** A sua descrição no passo anterior deve ter algo que provoque algum tipo de reação dos jogadores. Não se preocupe muito -- eles certamente vão pensar em alguma coisa para fazer. - **Determine o resultado das ações dos personagens.** Algumas das ações que os jogadores vão tentar não fazem sentido ou não podem ser realizadas -- nesse caso, você deve simplesmente dizer que o resultado não pode ser alcançado. Outras vezes, as ações são simples e são realizadas sem problemas. Muitas vezes, os jogadores tentarão //interagir// com outros personagens da história. Quando houver alguma dúvida, //peça um teste// e interprete os resultados. Veja os detalhes de como resolver [[:basico:Tarefas]]. - **Volte para o primeiro passo.** As ações dos personagens modificam a situação. Algumas vezes, eles percebem coisas esquisitas, outras vezes, eles conversam com personagens secundários, às vezes entram em combate, e assim por diante. Descreva isso e volte para o começo, evoluindo na história até atingir o final. Não se preocupe se você ficar um pouco confuso no começo! Em muito pouco tempo -- provavelmente, antes do fim do dia -- você já vai estar se sentindo confortável no cargo. Boa sorte e boa diversão!