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~~NOTOC~~
====== Como É Um Jogo de RPG? ======
Como em todo jogo, alguns amigos interessados se reúnem para jogar. Um deles deve ser escolhido como o //Mestre do Jogo// (MJ), e os outros serão //personagens//. Todos fazem parte do mesmo grupo, e todos têm o mesmo objetivo: viver uma aventura emocionante.
O MJ define as linhas básicas de como a história vai se desenrolar: decide em que //cenário// os personagens dos jogadores vivem: que mundo habitam, que perigos enfrentam, que poderes e recursos existem, como é a sociedade, quem são os heróis, quem são os vilões e muito mais.
Parece uma tarefa dura, mas existem dezenas de maneiras diferentes de se fazer isso. Alguns MJs preferem criar todo o mundo de maneira solitária e apresentá-lo aos poucos aos jogadores, que são como exploradores no desconhecido. Aos MJs iniciantes, recomenda-se iniciar com uma aventura pronta, que já tem todas as diretrizes, os cenários, personagens e acontecimentos definidos, reduzindo bastante o trabalho.
++++ Exemplo |
Alberto, Bia, Carlos, Daniele e Eduardo resolveram jogar uma partida em um mundo de fantasia medieval, no estilo //Senhor dos Anéis//. Alberto resolveu ser o Mestre do Jogo -- //mestrar// a partida: fica a seu encargo a criação do mundo, dos personagens coadjuvantes, das tramas e tudo mais. Como é sua primeira vez como Mestre do Jogo, Alberto resolveu utilizar uma aventura pronta.
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Em seguida, os outros jogadores devem criar os //Personagens dos Jogadores// (PJ). Essa parte é um pouco mais técnica, mas é simples: consiste em escolher suas características e habilidades, atribuindo-lhes níveis, e dar a ele (ou ela) uma história e uma personalidade, fazendo surgir um personagem único que possa viver no mundo fictício criado e narrado pelo MJ. O MJ também cria diversos //coadjuvantes//, que não fazem parte do enredo principal, mas com quem os jogadores vão interagir -- esses são os //personagens do Mestre//, ou //Personagem não Jogador// (PnJ).
++++ Exemplo |
Sabendo que jogariam em um cenário de fantasia medieval, os outros jogadores resolveram criar os seus personagens. Alberto passou algumas informações a respeito do cenário para seus companheiros. Bia imaginou sua personagem como uma feiticeira chamada Kaylee, com a paciência curta e preferência por magias de fogo. Carlos preferiu um bardo fanfarrão que gosta de beber e viver a vida festejando, ganhando a vida de taverna em taverna tocando seu alaúde e cantando, e lhe deu o nome de Lukah. Daniele criou uma espiã elfa ágil e bastante hábil com o arco chamada Meggan. Eduardo, por fim, escolheu um bárbaro com muitos músculos e pouca paciência a quem deu o nome de Nghar. Para refletir suas habilidades e personalidades, os jogadores escolheram as características adequadas.
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Durante uma //sessão de jogo//, segue-se uma dinâmica bastante simples: o MJ descreve o ambiente e a situação; os jogadores definem o que seus personagens farão, e o MJ diz quais são as consequências de suas ações, com a ajuda de algumas regras. A partir daí, volta-se ao começo, repetindo os passos. As regras, no entanto, são muito mais //diretrizes// que indicam como o jogo pode progredir do que restrições a um conjunto de resultados pré-definidos -- é um jogo //aberto//.
Às vezes, o MJ precisa decidir se um personagem é capaz de realizar alguma ação. Para isso, decide quais características são relevantes e devem ser testadas; dados são jogados, e o resultado indica o efeito: se a ação foi bem sucedida ou não, e quanto. Ações podem ser fáceis, difíceis ou triviais, depende do que está acontecendo. Ações mais complexas -- como combates -- geram conflitos, que podem ser resolvidos de maneira mais detalhada, se o MJ assim desejar. Características um pouco diferentes, como Poderes, são resolvidos através de mecânicas próprias. Algumas características existem para guiar a //interpretação// do personagem, a forma como ele se comporta e se mostra para o mundo.
++++ Exemplo |
Alberto descreve: //"Seus personagens entram em uma taverna que costuma ser movimentada, mas está bastante calma, dada a hora da noite. Alguns soldados que provavelmente acabaram de ser rendidos de seus postos estão comemorando o fim do dia bebendo, cantando e fazendo barulho. Outras pessoas estão comendo em paz. Vocês notam uma figura solitária fumando seu cachimbo em um canto quieto e pouco iluminado do salão. O taverneiro dá as boas-vindas de trás do balcão. O que vocês fazem?"//
//"Sem pensar muito, Lukah vai até os soldados e se oferece para cantar uma canção! Talvez ele consiga algumas moedas."// -- diz Carlos.
//"Ok, eles estão meio bêbados e dispostos a se divertir. Eles pedem para você cantar a canção do rei."//
//"Hm... Eu não sei se Lukah conhece essa canção..."//
//"Faça um teste da sua Habilidade Música, dificuldade normal, pois a canção é bem conhecida"//. Carlos joga alguns dados -- dependendo das características de seu personagem -- e contabiliza seu sucesso:
//"Acho que eu consegui. Eu começo a cantar a canção da maneira mais empolgada possível."//
//"Certo. Daniele, o que Meggan está fazendo?"//
//"Ela se senta em uma mesa contra a parede, e tenta olhar disfarçadamente para o sujeito no canto. Eu noto alguma coisa?"// -- Daniele responde.
//"Você tem boas características de percepção. Jogue os dados, mas é Muito Difícil perceber alguma coisa."//
//"Hm... o sujeito é cuidadoso."// -- Daniele junta alguns dados e faz sua jogada, mas o resultado não foi o suficiente. //"Diabos, não consegui. Ainda assim, não vejo nada de interessante?"//
//"Você percebe que o manto que ele usa é élfico, mas não consegue ver se ele mesmo é um elfo ou não. Alice, e quanto a Kaylee?"//
//"Ela olha com irritação para os soldados cantando, porque odeia aquela barulheira. Ela pede cerveja e refeição para três e senta-se junto à Meggan."//
//"Ok, não é necessário fazer nenhum teste para isso. Carlos, você continua cantando?"//
//"Sim!"//
//"Então jogue mais uma vez sua Habilidade de Música."//
Carlos joga os dados, mas não consegue sucesso. Pior que isso, os dados indicam uma uma falha completa. //"Hm... os soldados não estão contentes com sua performance. Um deles acha que você está insultando o rei e quer partir para a briga!"//
Alice interrompe: //"Kaylee imediatamente pula da mesa e vai até os soldados e se coloca ao lado de Lukah e diz: 'se quiserem se meter com ele, têm que se meter comigo!'"//
//"Não! Está tudo sob controle!"//, diz Carlos.
Beto responde: //"Tarde demais. Excelente representação, aliás, já que sua personagem tem o Pavio Curto. Você ganha um ponto de Energia por isso."// -- Alice marca triunfante o ponto obtido, e Alberto continua: //"Mas isso provavelmente vai trazer mais problemas que antes."//
... e por aí vai. É bem possível que uma briga muito feia tenha se iniciado na taverna -- como é normal -- e a cena continua se desenrolando, com cada jogador descrevendo as ações de seu personagem e o Mestre descrevendo o resto do mundo.
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Mas... [[o que é o Scop]]?