{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}} ~~NOTOC~~ ====== Combates Rápidos ====== Quando você desejar que um combate seja resolvido rapidamente, mas deseja adicionar um pouco mais de emoção, permitindo que os personagens mudem de estratégia (por exemplo, fugir), você pode utilizar as regras de [[sistema:variacoes_de_conflitos|Variações de Conflitos]] para resolvê-los. Um combate como esse tem a resolução rápida e simples, mas traz suspense à cena. Você pode utilizar as regras abaixo para determinar o lado vencedor: * Cada lado do combate **determina seu objetivo**. * O MJ determina **a condição de vitória**. * Resolva como um **[[sistema:variacoes_de_conflitos#duelos|Duelo]]**. * O vencedor **concretiza seu objetivo**. Aqui, há um pouco mais de flexibilidade ao determinar seus objetivos: //é possível// que o vilão deseje a morte do personagem, mas o MJ deve tomar cuidado para que os jogadores tenham oportunidade de mudar suas estratégias — nem que seja virar as costas e fugir. Deve-se tomar cuidado para não transformar esse tipo de combate em uma sequência de testes: MJ e jogadores devem se esforçar em descrever bem o que fazem em cada etapa, para transformar o duelo em algo memorável. ---- ===== Seção do Mestre ===== ++++ Combates Rápidos entre Grupos | Duelos, em geral, são mais adequados para lidar com lutas entre duas pessoas. Se, por algum motivo, mais personagens estiverem se enfrentando, existem algumas opções. A mais simples delas é //"parear"// os adversários, de tal forma que todo o combate seja um agregado de pequenas escaramuças entre diversos personagens. Lutar simultaneamente contra mais de um adversário é algo extremamente perigoso e letal, e a forma como você resolve isso deve refletir a ameaça. Uma maneira simples de resolver isso é permitindo que os inimigos [[:sistema:variacoes_de_tarefas#cooperacao|cooperem]] entre si, e a força de seu ataque é a soma de seus resultados individuais. O resto não sofre modificações. > **Exemplo**\\ Lukah enfrenta dois adversários que não gostaram muito de sua performance em uma taverna (//"não tem nada a ver com as bolsas que sumiram"//, disse Lukah). Lukah tem Espadas +1, então ele joga 3 dados. Seus adversários são pessoas comuns e estão um pouco ébrias, então jogam apenas 1 dado cada uma. > > Lukah faz seu teste e obtém 4. Seus adversários obtém 1 e 2, totalizando 3, então Lukah consegue se safar de seus golpes, e ganhar a vantagem nesse turno. A briga, no entanto, ainda está longe de acabar. ++++