{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-basico-tarefas.jpg) metatag-description=(Scop RPG) metatag-og:description=(Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG) }} ~~NOTOC~~ {{ images:header-basico-tarefas.jpg }} {{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}} ~~NOTOC~~ ====== Resolvendo Tarefas ====== Vamos começar explicando como resolver as Tarefas que seu personagem vai encontrar pelo caminho. Ao encarar os desafios propostos pelo Mestre do Jogo (MJ), você decide como agir. Ações muito simples, como andar, subir uma escada ou comer, não exigem testes e são automaticamente bem-sucedidas; outras ações, como levantar um caminhão com as mãos nuas, derrubar um edifício ou voar são impossíveis (se você não é um super-herói). Nesses casos, o MJ simplesmente diz qual o resultado da sua tentativa e seguimos em frente. Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um //Teste// de algum tipo específico. Quando isso acontecer, dê uma olhada na sua ficha e veja como sua descrição pode te auxiliar. Vamos supor que você esteja jogando com um personagem pronto (não se preocupe, depois vamos mostrar [[basico:personagens|como montar o seu próprio personagem]]). Ele (ou ela) tem algumas características que podem ou não ser relevantes para a situação: **Conceitos** (que descrevem traços genéricos a seu respeito) e **Habilidades** (que indicam coisas que você treinou). Para fazer o Teste, você vai jogar alguns dados de 6 faces. Para decidir quantos dados você vai jogar, faça o seguinte: * **Comece com o Dado de Base.** Esse dado é usado em todos os testes. Lembre-se de usar um dado com uma cor ou marca distinta. * **Adicione um Dado de Apoio** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas **remova um Dado de Apoio** para cada Conceito que o atrapalha. * **Adicione a quantidade de Dados de Apoio indicada pelo nível da Habilidade.** Se o nível for negativo, você remove dados! * **Se nenhum Conceito ou Habilidade se aplicam,** jogue apenas o Dado de Base. ++++ Exemplo | Meggan é uma espiã, tentando encontrar os planos de ataque do exército inimigo. Ela entra em um escritório, e o MJ descreve um cofre reforçado que está trancado. Daniele (a jogadora que controla a personagem) declara que Meggan vai tentar manipular o mecanismo do cofre para tentar abri-lo. Como existe alguma dúvida se ela é capaz de realizar essa Tarefa ou não, o MJ solicita um teste. * Meggan começa com o Dado de Base em sua mão. * Entre seus Conceitos estão: ela é uma //Elfa//, sua profissão é //Espiã//, sua qualidade é o //Pacifismo// e seu defeito é a //Inocência//. O primeiro e o segundo Conceitos se aplicam à situação, então ela ganha dois Dados de Apoio. * Ela tem a Habilidade de lidar com //Mecanismos// em nível +1, que é apropriada para Tarefas como essa, então ela ganha mais um Dado de Apoio. * O MJ ressalta que ela tem pouco tempo para tentar abrir o cofre antes que os guardas retornem, então ele aplica uma penalidade de -1 Dado de Apoio. No total, Meggan joga 3 dados: o Dado de Base e dois Dados de Apoio. ++++ ---- ===== Bônus e Penalidades ===== Se houver situações ou circunstâncias que tornam a Tarefa mais fácil ou mais difícil, o MJ pode atribuir alguns bônus ou penalidades para representá-las. Bônus e penalidades são //sempre// acumulativos, então, se existem dois ou três modificadores, use-os todos. Os modificadores aplicados //antes// da jogada de dados //sempre// se referem à **quantidade de dados jogados**. ++++ Exemplo | Meggan tenta abrir o cofre utilizando boas ferramentas, que a permitem maior controle sobre o movimento das engrenagens. Isso facilita a sua vida, tornando a Tarefa //potencialmente// mais fácil, então ela recebe um dado adicional em sua tentativa. ++++ ^ Dificuldade ^ Modificador ^ | Extremamente Fácil | +3 | | Muito Fácil | +2 | | Fácil | +1 | | Normal | 0 | | Difícil | -1 | | Muito Difícil | -2 | | Extremamente Difícil | -3 | | Além da Capacidade Humana | -4 ou mais | ---- ===== Jogando os Dados ===== Para realizar o Teste, faça da seguinte forma: * **Jogue os dados**, e descarte todos os dados cujo resultado seja 4 ou mais. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. * **O valor de base** é o resultado do Dado de Base, se ele não foi eliminado; se foi, o valor de base é zero. * **Some +1** para cada Dado de Apoio que não foi eliminado. ++++ Exemplo | Para tentar realizar sua Tarefa, Meggan joga 3 dados, obtendo 2 no Dado de Base, e 3 e 5 nos Dados de Apoio. O dado igual a 5 é eliminado; o resultado da jogada é 2 (do Dado de Base) + 1 (do Dado de Apoio que restou). O valor final da jogada é 3. ++++ Se o personagem não tiver Dados de Apoio em um teste e ainda assim estiver sujeito a penalidades, adicione um **Dado de Penalidade** para cada nível de penalidade. Esses dados seguem as mesmas regras dos Dados de Apoio, mas cada dado que permanecer na rolagem //subtrai 1// do valor base. ++++ Exemplo | Jut, um anão-cinzento, tenta escalar uma árvore para escapar de uma fera. Infelizmente, ele não tem nenhuma Habilidade que possa ajudá-lo, e sua baixa estatura impõe uma penalidade de -1 no teste. Ele rola apenas o Dado de Base e um Dado de Penalidade. O Dado de Base mostra um 5, e é eliminado, deixando o valor base em zero. O Dado de Penalidade mostra um 2, o que aplica uma penalidade de -1. O resultado final da jogada é -1, e Jut está em maus lençóis. ++++ ---- ===== Buscando Forças ===== Não é incomum que um personagem queira — ou //precise// — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, mesmo que isso o deixe esgotado. * Declare que está **Buscando Suas Forças**. * **Jogue novamente os dados //que foram eliminados//**. * Como antes, **descarte os resultados iguais a 4 ou mais**. * **Cada dado restante concede +1 à jogada inicial.** Você //pode// jogar novamente o Dado de Base, mas ele será considerado um Dado de Apoio neste caso Você pode fazer isso //mesmo se todos os dados originalmente falharem// -- nesse caso, considere que o resultado inicial é 0, e os bônus vêm exclusivamente da jogada extra. Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de [[basico:personagens#energia|Energia]], que é uma medida de quanta disposição seu personagem ainda tem. Você só pode fazer isso uma vez por Tarefa e se, por qualquer motivo, a Energia não puder ser usada (ou você não tiver mais Energia), então rolar novamente os dados é impossível. ++++ Exemplo | No exemplo acima, Meggan pode gastar um ponto de Energia para jogar novamente o dado eliminado. Ela obtém 2, o que dá um bônus de +1 à jogada inicial. Seu resultado agora é 4. ++++ ---- ===== Nível de Sucesso ===== O resultado da jogada é o Nível de Sucesso do teste. Ele indica não apenas se uma Tarefa foi bem-sucedida, mas também o quanto ela foi realizada com precisão, força ou eficácia. Se algo torna o //efeito// da Tarefa mais (ou menos) pronunciado, o Mestre do Jogo pode aplicar modificadores diretamente ao Nivel de Sucesso, mas o bônus (ou penalidade) é aplicado apenas se o Teste foi bem sucedido. Um valor 2 representa um feito típico para um ser humano comum -- levantar um peso moderado, resolver um problema simples, ou convencer alguém sem grande resistência. Certas Tarefas podem ter dificuldades diferentes: ações mais fáceis exigem um Nível menor, enquanto desafios maiores pedem um valor mais alto para funcionar plenamente. ++++ Exemplo | Por exemplo, se um teste de força resulta em 3, significa que o personagem consegue levantar 3 unidades de peso no jogo. Da mesma forma, se ele obtiver um resultado de 3 em um teste de salto, ele será capaz de pular uma altura equivalente a 3 unidades dentro do ambiente do jogo. Se ele obtém resultado igual a 3 em uma investigação, ele encontra três pistas, e assim por diante. ++++ Na verdade, falha //mesmo// acontece apenas quando todos os dados são eliminados -- resultados mais baixos são //sucessos parciais//, ou //sucesso com algumas falhas//. Use a tabela abaixo para ajudar a interpretar: ^ Resultado dos Dados ^ Dificuldade ^ Efeito ^ | menos que 0 | -- | Falha crítica -- além de falhar, algo mais deu errado. | | 0 | -- | Falha total, nada foi alcançado | | 1 | Trivial | Sucesso parcial ou com algumas falhas. | | 2 | Simples | Sucesso completo, ainda que básico. | | 3 | Média | Bom resultado -- eficiente e confiável. | | 4 | Difícil | Acima da média -- você se destacou. | | 5 | Muito Difícil | Resultado notável -- você impressionou! | | 6 ou mais | Extremamente Difícil | Sucesso espetacular -- você fez algo quase impossível. | ---- ===== Tarefas Resistidas ===== Em alguns casos, seu personagem encontrará algum tipo de Resistência às suas tentativas: por exemplo, caso a Tarefa envolva um [[basico:conflitos|Conflito]], ou quando há uma dificuldade mínima a ser atingida. Nesse caso, subtraia a resistência ou a dificuldade do resultado dos dados para obter o Nível de Sucesso da Tarefa. Se o MJ achar injusto um resultado 0 para uma Tarefa bem-sucedida, pode considerar o Nível de Sucesso igual a 1, nesses casos. Utilize a tabela abaixo para interpretar seu nível de sucesso: ^ Nível de Sucesso ^ Resultado ^ | 0 | Você atingiu algum resultado, mas com falhas. | | 1 | Trabalho bem-feito -- para os padrões humanos. | | 2 | Você obteve um resultado acima da média. | | 3 | Resultado notável, você se superou! | | 4 ou mais | Um resultado avassalador, parabéns! | ++++ Exemplo | Ace é um //hacker// tentando invadir a rede de uma empresa para obter segredos industriais. A dificuldade para invadir a rede é 3, e em sua jogada Ace obtém 5. A margem de sucesso foi igual a 2, o que significa que ele obtém duas informações que são relevantes para o seu propósito. ++++ ---- ===== Veja Mais ===== * Veja mais detalhes sobre como [[sistema:jogando_os_dados|jogar os dados]]. * Veja mais detalhes sobre como [[sistema:tarefas|resolver Tarefas]]. * Você pode resolver algumas Tarefas de formas bem diferentes. [[sistema:variacoes_de_tarefas|Veja como]]. * Quanto tempo demora uma Tarefa? Veja como [[sistema:gerenciando_o_tempo|gerenciar o Tempo]]. * O que significa exatamente o seu resultado? Veja mais detalhes na [[sistema:efeitos|Tabela de Efeitos]].