{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-basico-tarefas.jpg) metatag-description=(Scop RPG) metatag-og:description=(Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG) }} ~~NOTOC~~ {{ images:header-basico-tarefas.jpg }} {{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:wiki:icon-128.png)}} ~~NOTOC~~ ====== Resolvendo Tarefas ====== Vamos começar explicando como resolver as Tarefas que seu personagem vai encontrar pelo caminho. Ao encarar os desafios propostos pelo Mestre do Jogo (MJ), você decide como agir. Ações muito simples, como andar, subir uma escada ou comer, não exigem testes e são automaticamente bem-sucedidas; outras ações, como levantar um caminhão com as mãos nuas, derrubar um edifício ou voar são impossíveis (se você não é um super-herói). Nesses casos, o MJ simplesmente diz qual o resultado da sua tentativa e seguimos em frente. Se houver alguma dúvida a respeito do resultado de suas ações, o MJ solicitará que você faça um //Teste// de algum tipo específico. Quando isso acontecer, dê uma olhada na sua ficha e veja como sua descrição pode te auxiliar. Vamos supor que você esteja jogando com um personagem pronto (não se preocupe, depois vamos mostrar [[basico:personagens|como montar o seu próprio personagem]]). Ele (ou ela) tem algumas características que podem ou não ser relevantes para a situação: **Conceitos** (que descrevem traços genéricos a seu respeito) e **Habilidades** (que indicam coisas que você treinou). Para fazer o Teste, você vai jogar alguns dados de 10 faces: * Inicialmente, você tem **dois dados de dez faces** para fazer o seu Teste. * **Adicione um dado** para cada Conceito que o auxilia na Tarefa, mas **remova um dado** para cada Conceito que o atrapalha. Se nenhum Conceito se aplica, não modifique a quantidade de dados. * **Adicione a quantidade de dados indicada pelo nível da Habilidade.** Só uma Habilidade entra em ação ao mesmo tempo, e se o nível for negativo, você remove dados! Se nenhuma Habilidade se aplica, não modifique a quantidade de dados. * Se o MJ decidir que a Tarefa é **mais fácil ou mais difícil,** ele pode pedir para que você adicione ou remova alguns dados. ++++ Exemplo | Meggan é uma espiã, tentando encontrar os planos de ataque do exército inimigo. Ela entra em um escritório, e o MJ descreve um cofre reforçado que está trancado. Daniele (a jogadora que controla a personagem) declara que Meggan vai tentar manipular o mecanismo do cofre para tentar abri-lo. Como existe alguma dúvida se ela é capaz de realizar essa Tarefa ou não, o MJ solicita um Teste de Coordenação. Ela começa com dois dados de dez faces em sua mão. Entre os Conceitos de Meggan estão: ela é uma //Elfa//, sua profissão é //Espiã//, sua qualidade é o //Pacifismo// e seu defeito é a //Inocência//. O primeiro e o segundo Conceitos se aplicam à situação, então ela ganha dois dados adicionais. Ela tem a Habilidade de lidar com //Mecanismos// em nível +1, que é apropriada para Tarefas como essa, então ela ganha mais um dado. O MJ ressalta que ela tem pouco tempo para tentar abrir o cofre antes que os guardas retornem, então ele aplica uma penalidade de -1 dado. No total, Meggan joga 4 dados. ++++ ---- ===== Jogando os Dados ===== Para realizar o Teste, faça da seguinte forma: * **Jogue os dados**; * **Elimine** todos os dados com resultado acima de 4. Se todos os dados forem eliminados, o teste falhou. * Entre os dados que sobraram, **escolha o de maior valor**. * **Some +1** para cada outro dado restante. * Se a Tarefa for **mais fácil ou mais difícil**, o MJ pode aplicar bônus ou penalidades a esse resultado. ++++ Exemplo | Para tentar realizar sua Tarefa, Meggan joga 4 dados, obtendo 2, 3, 7 e 9. Os dados iguais a 7 e 9 são eliminados; entre os restantes, o dado igual a 3 é o mais alto, e ela ganha +1 para o dado que sobrou. O resultado da jogada é 4. ++++ ---- ===== O Dado do Drama ===== Quando separar os seus dados para lançar, escolha um deles — com uma cor diferente, ou algo que o distingua dos outros. Se esse dado for //igual a 4//, algo bom acontece; pelo contrário, quando for //igual a 10//, algo ruim acontece — //independente// da tarefa ter sido bem sucedida ou não. ++++ Exemplo | Nghar confronta uma grande fera que se aproximou do acampamento, iniciando um [[:basico:combates|Combate]]. Atacando com seu machado, ele é capaz de acertar o animal, causando grandes ferimentos. Infelizmente, seu dado do drama foi igual a 10 — o MJ decide que, apesar do ataque ser bem sucedido, sua arma ficou presa no corpo do animal, escapulindo de suas mãos. Nghar agora está desarmado. ++++ ---- ===== Buscando Forças ===== Não é incomum que um personagem queira — ou //precise// — fazer um esforço adicional para aumentar as suas chances de sucesso ou acabar com seu inimigo mais rapidamente, mesmo que isso o deixe esgotado. Declare que está //Buscando Suas Forças// ou //Fazendo um Esforço Adicional//: jogue novamente os dados //que foram eliminados//, e, como antes, descarte os resultados acima de 4. Cada dado restante é um bônus de +1 à jogada inicial. Você pode fazer isso //mesmo se todos os dados originalmente falharem// (considere, nesse caso, que o resultado inicial é 0)! Fazer isso, no entanto, tem um preço: sempre que desejar Buscar Suas Forças, você gasta um ponto de [[basico:personagens#energia|Energia]], que é uma medida de quanta disposição seu personagem ainda tem. Você só pode fazer isso uma vez por Tarefa e se, por qualquer motivo, a Energia não puder ser usada (ou você não tiver mais Energia), então rolar novamente os dados é impossível. ++++ Exemplo | No exemplo acima, Meggan pode gastar um ponto de Energia para jogar novamente os dados eliminados. Ela obtém 2 e 5. O dado igual a 5 é eliminado, e o dado restante dá um bônus de +1 à jogada inicial. Seu resultado agora é 5. ++++ ---- ===== Nível de Sucesso ===== O resultado dos dados é o //Nível de Sucesso// da Tarefa, e representa uma medida da //intensidade//, //eficiência// e //precisão// com que foi realizada. O nível típico para um trabalho bem-feito na escala humana é 3. Dentro do jogo, esse valor representa o peso que um humano médio consegue carregar, a altura que consegue pular, e a qualidade geral do resultado de suas tentativas. Então, você é bem-sucedido na Tarefa se o resultado dos dados for 3 ou mais, mas certas situações podem exigir resultados mais altos ou mais baixos -- levantar algo pesado pode exigir resultado igual a 4 ou até mais. ++++ Exemplo | Por exemplo, se um teste de força resulta em 5, significa que o personagem consegue levantar 5 unidades de peso no jogo. Da mesma forma, se ele obtiver um resultado de 5 em um teste de salto, ele será capaz de pular uma altura equivalente a 5 unidades dentro do ambiente do jogo. Se ele obtém resultado igual a 3 em uma investigação, ele encontra três pistas, e assim por diante. ++++ Na verdade, falha //mesmo// acontece apenas quando todos os dados são eliminados -- resultados mais baixos são //sucessos parciais//, ou //sucesso com algumas falhas//. Use a tabela abaixo para ajudar a interpretar: ^ Resultado dos Dados ^ Dificuldade ^ Efeito ^ | menos que 0 | N/A | Falha e algo mais deu errado. | | 0 | N/A | Falha completa. | | 1 | Banal | Uma falha quase completa, mas talvez algo se salve. | | 2 | Trivial | Sucesso parcial ou com algumas falhas. | | 3 | Simples | Você conseguiu -- //por pouco!// | | 4 | Média | Trabalho bem-feito -- para os padrões humanos. | | 5 | Difícil | Você obteve um resultado acima da média. | | 6 | Muito Difícil | Resultado notável, você se superou! | | 7 ou mais | Extremamente Difícil | Qualquer efeito espetacular. | ---- ===== Tarefas Resistidas ===== Em alguns casos, seu personagem encontrará algum tipo de Resistência às suas tentativas: por exemplo, caso a Tarefa envolva um [[basico:conflitos|Conflito]], ou quando há uma dificuldade mínima a ser atingida. Nesse caso, subtraia a resistência ou a dificuldade do resultado dos dados para obter o Nível de Sucesso da Tarefa. Se o MJ achar injusto um resultado 0 para uma Tarefa bem-sucedida, pode considerar o Nível de Sucesso igual a 1, nesses casos. Utilize a tabela abaixo para interpretar seu nível de sucesso: ^ Nível de Sucesso ^ Resultado ^ | 0 | Você atingiu algum resultado, mas com falhas. | | 1 | Trabalho bem-feito -- para os padrões humanos. | | 2 | Você obteve um resultado acima da média. | | 3 | Resultado notável, você se superou! | | 4 ou mais | Um resultado avassalador, parabéns! | ++++ Exemplo | Ace é um //hacker// tentando invadir a rede de uma empresa para obter segredos industriais. A dificuldade para invadir a rede é 3, e em sua jogada Ace obtém 5. A margem de sucesso foi igual a 2, o que significa que ele obtém duas informações que são relevantes para o seu propósito. ++++ ---- ===== Veja Mais ===== * Veja mais detalhes sobre como [[sistema:jogando_os_dados|jogar os dados]]. * Veja mais detalhes sobre como [[sistema:tarefas|resolver Tarefas]]. * Você pode resolver algumas Tarefas de formas bem diferentes. [[sistema:variacoes_de_tarefas|Veja como]]. * Quanto tempo demora uma Tarefa? Veja como [[sistema:gerenciando_o_tempo|gerenciar o Tempo]]. * O que significa exatamente o seu resultado? Veja mais detalhes na [[sistema:efeitos|Tabela de Efeitos]].