{{htmlmetatags>metatag-media-og:image=(:images:header-basico-personagens.jpg)
metatag-description=(Scop RPG)
metatag-og:description=(Sistema Modular, Customizável e Aberto de RPG)
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~~NOTOC~~
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====== Criando um Personagem ======
Agora que você já sabe como resolver as Tarefas, vamos dar uma olhada em como criar o seu próprio personagem. Preencha a {{wiki:scop_-_ficha_editável.pdf|Ficha de Personagem}} conforme as instruções em seguida. Essa ficha é editável, mas você também pode imprimi-la e preencher à mão.
Converse com o Mestre do Jogo e os outros jogadores para saber que tipo de aventura vocês vão jogar, e use essas informações para visualizar e imaginar o que o seu personagem faz naquele mundo, qual é o seu papel, onde ele nasceu, como cresceu, como ele se relaciona com as pessoas, como ganha vida, e tudo o que você achar importante.
O que não está anotado na sua Ficha é interpretado como um humano médio padrão, que tem 6 pontos de Vitalidade e Energia, joga 2 dados para tentar realizar tarefas cotidianas e não possuem poderes. A sua Ficha indica como você se difere de um humano comum.
++++ Exemplo |
Alberto vai iniciar uma campanha que se passa em um mundo tradicional de fantasia medieval, com elfos, anões, bárbaros e muita exploração de ruínas e castelos. Daniele decidiu que sua personagem é uma espiã elfa, uma espécie de mistura de soldado com espiã, que se uniu ao grupo em busca de soluções pacíficas para os conflitos.
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===== Conceitos =====
A primeira seção da Ficha de Personagem contém algumas perguntas — escreva suas respostas na frente delas. Elas dão uma descrição geral do seu personagem e tem efeito no jogo:
* **Meu nome é _.**
* **Eu sou um _.**
* **Minha maior qualidade é _.**
* **Meu maior defeito é _.**
Dependendo do cenário, pode ser que seu MJ queira que você responda a algumas perguntas diferentes — use o espaço extra, nesse caso.
Cada resposta é um //Conceito//, que descreve brevemente o que //seu personagem é//, e o que consegue fazer de forma //intuitiva//, sem treinamento. Um Conceito não é necessariamente //bom// ou //ruim//: em certas situações, ele pode ser //benéfico//, e //prejudicial// em outras, e funciona também como //linha-guia// de como interpretar seu personagem:
* Você recebe um **bônus de +1 dado** nos Testes para cada Conceito **benéfico** à situação. Em compensação, você recebe uma **penalidade de -1 dado** para cada Conceito **prejudicial**.
* Se você é alvo de uma ação, cada Conceito **benéfico** para você reduz em um a quantidade de dados que o adversário joga. Por outro lado, se o Conceito é **prejudicial**, ele recebe um dado adicional.
* Você recebe **um ponto de Energia** cada vez que **interpretar bem o seu Conceito**. No entanto, você precisa **gastar um ponto de Energia** sempre que quiser **ignorar o efeito de um Conceito**. Isso inclui a interpretação, você gasta Energia para agir contra seus Conceitos.
* Seu MJ pode pensar em outras formas dos Conceitos influenciarem o jogo.
++++ Exemplo |
Daniele decide que sua personagem Meggan é uma espiã elfa. Meggan, no entanto, não vive pela guerra: tudo o que faz é buscando evitar conflitos que causem a morte das pessoas. Ela descreve sua personagem da seguinte forma:
* **Meu nome é //Meggan//.**
* **Eu sou uma //elfa//.**
* **Minha maior qualidade é //o pacifismo//.**
* **Meu maior defeito é //a ingenuidade//.**
* **Minha profissão é //espiã//.**
Veja que o MJ pediu uma pergunta adicional aqui, sobre a profissão do personagem. Um Conceito pode ser benéfico em algumas situações e prejudicial em outras! //Pacifismo// é certamente uma qualidade, mas que pode colocar Meggan em enrascadas se ela se recusar a lutar. Sua //Ingenuidade// indica que ela tem a tendência a acreditar nas pessoas, o que pode levar a muitas decepções; mas, em outras situações, pode agir em seu favor.
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==== Veja Mais ====
* Veja mais sobre [[sistema:Conceitos]].
* O Scop não tem uma lista pré-definida de Conceitos, mas você pode encontrar algumas inspirações na [[:modulo:universal:conceitos|Lista de Conceitos]].
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===== Habilidades =====
As //Habilidades// definem o que o seu personagem aprendeu ao longo da vida. O Scop não possui uma lista padrão, então você pode imaginar o que seu personagem sabe e descrevê-las da maneira que achar mais adequado. Uma Habilidade pode ser:
* Algo que pode ser treinado, como //Força// ou //Proezas Atléticas//.
* Algo que pode ser aprimorado, como //Estilo// ou //Aparência//.
* Um campo do conhecimento, como //Matemática// ou //Ciências//.
* Uma habilidade artesanal, como //Marcenaria// ou //Falsificação//.
* Uma habilidade artística, como //Música//, //Pintura// ou //Dança//.
A não ser que o MJ solicite algo diferente, você pode escolher qualquer combinação.
Escolha a Habilidade mais significativa do seu personagem: ela recebe nível +2. Escolha outras quatro que sejam importantes, mas que seu personagem treinou um pouco menos: elas recebem nível +1. Por fim, escolha outras duas Habilidades que seu personagem //deveria// saber, mas nas quais não é tão bom assim; elas terão nível -1. Habilidades que seu personagem não possua, mas estejam relacionadas ao seus Conceitos têm o nível predefinido em 0; Habilidades sem relação tem nível predefinido em -2.
As Habilidades são um //refinamento// do que seu personagem sabe ou conhece intuitivamente, e portanto afetam a sua //capacidade// de resolver uma Tarefa.
* Ao tentar realizar uma Tarefa, você vai testar **uma de suas Habilidades**.
* O nível da Habilidade modifica a **quantidade de dados** jogada em um Teste.
* Habilidades negativas **diminuem** o número de dados que você joga!
++++ Exemplo |
Várias Habilidades são úteis para um espião. Daniele escolhe //Ações Furtivas// como a Habilidade mais relevante de Meggan, colocando +2 como seu nível. //Mecanismos//, //Percepção//, //Mãos Leves// e //Lutar com Arco e Flecha// recebem o nível +1. Ela não é muito boa em contar mentiras ou enganar as pessoas, e também é fraquinha, então suas Habilidades de //Subterfúgios// e //Força// ficam em -1. Assim,
* **Ações Furtivas:** +2
* **Mecanismos:** +1
* **Percepção:** +1
* **Mãos Leves:** +1
* **Lutar com Arco e Flecha:** +1
* **Subterfúgios:** -1
* **Força:** -1
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==== Veja Mais ====
* Veja mais sobre [[sistema:Habilidades]].
* O Scop não tem uma lista oficial de Habilidades, mas você pode ver alguns exemplos na [[modulo:habilidades|Lista de Habilidades]].
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===== Energia =====
Energia é uma característica que mede a disposição geral de seu personagem. O valor inicial (e o limite máximo) é 6 pontos, que são gastos ou perdidos em diversas situações:
* Você pode gastar **um ponto de Energia** para **[[:basico:tarefas#buscando_forcas|Buscar suas Forças]].**
* Você pode gastar **um ponto de Energia** para **ignorar** o efeito de um de seus Conceitos que o esteja prejudicando naquele momento.
* Você pode gastar **um ponto de Energia** para aumentar o //Nível de Sucesso// de uma Tarefa.
* Situações de jogo podem determinar que você utilize ou perca alguns pontos de Energia (por exemplo, o uso de Poderes).
Você recupera Energia nas seguintes situações:
* Descansando, à taxa de **um ponto de Energia por hora**. Se seu personagem dormir por uma noite completa, acordará recuperado.
* Você recupera **um ponto de Energia** sempre que **agir** de maneira adequada aos seus Conceitos -- especialmente naquelas situações em que isso não é a melhor ideia.
* **Ao cumprir algum objetivo de sua aventura**, seu MJ pode premiá-lo com **alguns pontos de Energia**.
* **Se você tiver alguma ideia bacana**, conseguir resolver algum problema difícil, ou simplesmente tomar uma ação que divirta toda a mesa, o MJ pode conceder **um ou mais pontos de Energia**.
* Algumas situações especiais, como //kits// de saúde, poções, encantamentos ou outros podem te conceder alguns pontos de Energia.
Se seu personagem atingir 0 de Energia, ele desmaia de cansaço e está prostrado, não podendo realizar nenhuma tarefa até que recupere o suficiente para ter, pelo menos, um ponto. Marque apenas os 6 pontos iniciais em sua ficha. Você nunca recuperará pontos acima de seu valor inicial.
++++ Exemplo |
Como não há nenhuma condição que altere esse valor, Daniele marca os 6 pontos de Energia de Meggan na sua Ficha de Personagem.
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==== Veja Mais ====
* Veja mais sobre [[sistema:Energia]].
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===== Vitalidade =====
Violência é uma constante em jogos de RPG: seu personagem muitas vezes vai entrar em combate, e vai sofrer ferimentos. A quantidade de ferimentos que você pode receber é representada pela sua Vitalidade, cujo valor inicial e limite máximo é de 6 pontos. Quando perde sua Vitalidade, seu personagem está //Ferido//. Você pode se ferir:
* **Durante o combate**, para cada golpe bem sucedido, seu personagem recebe uma determinada quantidade de **Dano**, que será descontado de sua Vitalidade. Veja em [[Combates]] para maiores informações;
* A Vitalidade é perdida como resultado de **quedas, choques ou qualquer outro tipo de ação física brusca ou violenta**;
* Se o seu personagem estiver **Doente** ou sob a ação de algum **veneno**, ele pode perder Vitalidade.
Você recupera sua Vitalidade das seguintes formas:
* **Se o personagem puder descansar**, sem realizar tarefas extenuantes e nada que abra suas feridas, ele recupera **um ponto de Vitalidade por dia**;
* **Magias de cura e/ou cuidados médicos** (se existirem no cenário) podem recuperar **vários pontos de Vitalidade** do personagem em alguns minutos ou horas.
Ao atingir 0 pontos de Vitalidade, o personagem está fora de ação, e não pode realizar nenhuma Tarefa enquanto não for curado. Ele ainda não está morto, mas está à mercê de seus inimigos: se receber um ponto de Dano adicional, é o fim da linha para ele.
++++ Exemplo |
Assim como no caso da Energia, Daniele marca os 6 pontos de Vitalidade de Meggan.
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==== Veja Mais ====
* Veja mais sobre [[sistema:Vitalidade]].
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Seu personagem está pronto para iniciar a aventura! Se você tem alguma dúvida, veja os [[personagem:exemplos|Exemplos de Personagens]]!
++++ Exemplo |
No final, Meggan tem as seguintes características:
**Conceitos:**
* **Meu nome é //Meggan//.**
* **Eu sou uma //elfa//.**
* **Minha maior qualidade é //o pacifismo//.**
* **Meu maior defeito é //a inocência//.**
* **Minha profissão é //espiã//.**
**Habilidades:**
* **Ações Furtivas:** +2
* **Mecanismos:** +1
* **Percepção:** +1
* **Mãos Leves:** +1
* **Lutar com Arco e Flecha:** +1
* **Subterfúgios:** -1
* **Força:** -1
**Energia:** 6
**Vitalidade:** 6
Sua ficha completa está aí embaixo. Note que ela contém algumas informações de Recursos, Poderes e outras características que vamos ver mais tarde.
{{personagem:fantasia_medieval:char-meggan.jpg}}
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